PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 12 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre a Primeira Guerra Mundial - com gabarito

Questão 01 - Exército - 2013 - EsPCEx - Cadete do Exército - Leia os dois textos abaixo:
TEXTO I
“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”
(VICENTINO, 2007, modificado)
TEXTO II
“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”.
(VICENTINO, 2007, modificado)
Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da
[A] Entente Cordiale e da Tríplice Entente.
[B] Tríplice Aliança e da Tríplice Entente.
[C] Tríplice Entente e da Entente Cordiale.
[D] Entente Cordiale e da Tríplice Aliança.
[E] Tríplice Aliança e da Entente Cordiale.

Questão 02 - UNIFOR  - 2001.1 -  "Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de esterlinas?(...) A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constituiu ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade. Germanian esse delendam."
(Saturday Review de Londres - In Leonel Itaussu A. Mello e Luís C. A. Costa. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999)
O texto indica um dos aspectos do contexto histórico que contribuiu para que ocorresse a
(A) Unificação Alemã.
(B) Primeira Guerra Mundial.
(C) Segunda Guerra Mundial.
(D) Segunda Revolução Industrial.
(E) Consolidação do Nazifascismo.

Questão 03 - UVA 2006.2 - A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada fator de aceleração do processo econômico brasileiro porque:
A. desenvolveu no Brasil uma indústria bélica para abastecer os aliados.
B. dificultou as importâncias, originando a "indústria de substituição."
C. aumentou as relações comerciais com os países do eixo.
D. provocou o desenvolvimento agropecuário do Nordeste para abastecer os aliados.

Questão 04 - UNEC 2015 - [...] A Primeira Guerra Mundial foi, sem dúvida, produto da combinação de competição econômica, chauvinismo nacionais, rivalidades imperialistas e dos sonhos expansionistas das nações poderosas[...] O grande conflito foi provocado pelo desejo, evidente em cada uma das grandes nações das época, de refazer os espaços econômicos-políticos europeus de acordo com suas respectivas ambições nacionais e imperialistas [...]
RODRIGUES,Luiz César B. A Primeira Guerra Mundial. 3. Ed. São Paulo: Atual; Unicamp, 1986.p.30. 
A causa imediata da Primeira Guerra Mundial foi:
a) O choque fronteiriço entre a França e a Alemanha.
b) A construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá.
c) A invasão da Servia pela Áustria.
d) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.

Questão 05 - UTFPR 2007 - Verão -  “Enquanto se organizavam em blocos rivais, as principais potências europeias lançaram-se numa desenfreada corrida armamentista: adotaram o serviço militar obrigatório, criaram novas armas e passaram a produzir armamento e munição em quantidades cada vez maiores. Era a “paz armada”. Faltava um incidente para a guerra começar. O estopim ocorreu num domingo, 28 de junho de 1914, em Sarajevo, capital da Bósnia. Nesse dia, o herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, e sua esposa foram assassinados a tiros por um estudante da Bósnia. Em 28 de julho de 1914, a Áustria declarou guerra à Sérvia”.
(Retirado do site: http://www.brasilescola.com/historiag/aliancas.htm. Acesso em 26/07/2006).
O texto acima refere-se à:
A) Guerra dos Bôeres.
B) Primeira Guerra Mundial.
C) Guerra Fria.
D) Segunda Guerra Mundial.
E) Guerra da Reconquista.

Questão 06 - PUCRS 2000.2 - Dentre os fatores desencadeadores da Primeira Guerra Mundial, NÃO se pode citar
A) o colapso da diplomacia de Bismarck, baseada em acordos internacionais que visavam à manutenção do equilíbrio europeu, e sua substituição por uma política de poder mundial, adotada pela Alemanha guilhermina.
B) a competição industrial, comercial e naval entre a Alemanha, país então recém chegado à corrida neocolonialista, e a Inglaterra, então a maior potência econômica mundial.
C) o desejo da monarquia dual Austro-Húngara de reunir os eslavos da Península Balcânica numa monarquia triádica, visando à estabilidade de uma área ameaçada pelo expansionismo russo e pelo nacionalismo sérvio.
D) os sistemas de alianças antagônicos e potencialmente conflitantes: de um lado, a Tríplice Entente e, de outro, os Impérios Centrais.
E) a desestabilização do status quo europeu provocada pelos Estados Unidos e França, visando a despertar os sentimentos nacionalistas das inúmeras nacionalidades submetidas ao jugo dos velhos impérios.

Questão 07 - UFPR 2012 - Com base nos estudos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial para a Europa, é correto afirmar: 
a) Apesar de grande parte do território europeu ter sido devastado com a Guerra, o mapa geopolítico do continente permaneceu o mesmo, demonstrando a força das monarquias nacionais. 
b) A Primeira Guerra Mundial levou ao fim o Império Austro-Húngaro e Otomano, que se dividiram em diversos países independentes e adotaram o socialismo soviético, conforme acordado no Tratado de Brest-Litovski. 
c) Essa Guerra marcou o final dos Impérios Austro-Húngaro e Otomano, a implantação do modelo democrático-liberal em vários países europeus, a afirmação do princípio de autodeterminação dos povos em bases étnicas e culturais e a grande penalização da Alemanha pelo Tratado de Versalhes. 
d) A Alemanha e a Itália foram as grandes derrotadas nessa guerra, perdendo parte de seus territórios, que se declararam independentes pelo princípio de autodeterminação do presidente Woodrow Wilson. 
e) Além do final do Império Otomano, essa guerra trouxe o fim dos impérios coloniais de França e Alemanha, sem contar o fim do recém-implantado socialismo soviético, por conta do Tratado de Versalhes.

Questão 08 - UFRGS 2015 -  Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo.
I - Caracterizou-se pela chamada “guerra de trincheiras”, que resultou em um nível de mortandade sem precedentes na história europeia, como demonstrado na Batalha do Somme, ocorrida na França.
II - Valeu-se da chamada “guerra química”, com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio, amplamente empregada tanto pela Tríplice Aliança como pela Tríplice Entente.
III- Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas I e II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Questão 09 - IFS 2014.1 - Graduação - Sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial, não é correto afirmar:
a) Trouxe amplas consequências para a Europa, determinando o seu declínio no cenário mundial;
b) A Inglaterra perdeu a hegemonia no cenário mundial;
c) Em termos políticos, a descrença em relação ao modelo neoliberal influenciou o aparecimento de regimes e partidos de tendência autoritária;
d) A guerra estimulou o desenvolvimento da ciência e foi responsável por grandes avanços tecnológicos;
e) É possível afirmar que não houve nenhuma influência econômica e social no Brasil durante a guerra. Nas áreas citadas o Brasil tinha grande equilíbrio.

Questão 10 - IFS 2014.1 - Graduação - As consequências da Primeira Guerra Mundial foram bem diversificadas para a sociedade internacional. Sobre tais consequências é verdadeiro afirmar, exceto:
a) Os Estados Unidos foram os grandes beneficiados : entre 1914 e meados da década de 1920, o país foi o maior exportador mundial de armas, equipamentos militares, remédios, alimentos e etc;
b) No final dos anos 20, os Estados Unidos estavam em plena euforia econômica. A agricultura, tida como a mais mecanizada do mundo, inundava de alimentos os mercado interno e externo, e as indústrias funcionavam a todo vapor;
c) A busca de uma política econômica que amenizasse os efeitos causados pela Grande Depressão de 1929 levou muitos países a adotarem diferentes programas de ação, possibilitando uma grande expansão do modelo liberal em todo o globo;
d) O New Deal foi um programa de recuperação econômica proposto pelo governo de presidente Franklin Delano Roosevelt;
e) Com o fim da guerra, seguido pelo crash da Bolsa de Nova York, grupos nacionalistas mais radicais, especialmente os de extrema-direita, passaram a utilizar a crise econômica como justificativa para criticar o sistema liberal-capitalista, responsabilizado pela crise.

Questão 11 - VUNESP - 2011 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar -
Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destaca-se
(A) o início do domínio europeu no continente africano.
(B) a emergência da China como potência econômica mundial.
(C) o surgimento de novos países na Europa.
(D) a bipolarização do mundo entre o bloco liberal e o comunista.
(E) o auge do processo de globalização da economia.

FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase - TEXTO PARA AS QUESTÕES 12 E 13
Silenciados os canhões da Primeira Guerra Mundial, o mundo tomaria conhecimento da sinistra contabilidade dos quatro trágicos anos que vivera: 9 milhões de mortos e 40 milhões de inválidos. Além das vidas ceifadas, dos corpos mutilados e das alterações territoriais juridicamente instituídas pelos Tratados impostos às nações vencidas, a terrível conflagração causou inúmeras transformações no modo de vida da maior parte da humanidade.
Luiz Cesar B. Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1986, p. 64.
Questão 12 - Entre os vários motivos que contribuíram para a ocorrência da Primeira Guerra Mundial, é correto citar
(A) as anexações de territórios franceses pela Alemanha e a influência norte-americana sobre a América Latina.
(B) os conflitos entre a Rússia e os países do Ocidente europeu pelo controle de colônias no Norte da África e no Oriente Próximo.
(C) as disputas navais e comerciais entre Alemanha e Inglaterra e os esforços do Império Austro-Húngaro de expandir sua influência no Leste europeu.
(D) o confronto entre as ações imperialistas de Japão e China na Ásia e nas ilhas do Oceano Pacífico.
(E) a ascensão do nacionalismo no Centro e no Oeste da Europa, provocando a chamada Primavera dos Povos

Questão 13 - O final da Primeira Guerra Mundial e os tratados de paz mencionados no texto
(A) basearam-se no princípio de uma paz sem vencedores e promoveram a criação de organismos internacionais de mediação diplomática.
(B) contribuíram para a dissolução dos grandes impérios do Centro e Leste da Europa e geraram breves governos democráticos na região, logo substituídos por regimes autoritários.
(C) representaram a derrota do expansionismo alemão e provocaram o surgimento de amplo bloco militar, que reuniu os países do Ocidente e do Centro da Europa.
(D) reduziram a influência franco-britânica sobre o continente europeu e asseguraram a consolidação do regime socialista na União Soviética, depois seguida pela guinada à esquerda do Leste europeu.
(E) estimularam a industrialização da Alemanha e da Áustria, acelerando a expansão econômica da região central do continente europeu.

Questão 14 - UERJ 2019.2 - Tratado de Versalhes (1919)
PARTE VII Sanções
Artigo 227
As Potências aliadas ou associadas acusam publicamente a Guilherme II de Hohenzollern, ex-Imperador da Alemanha, por ofensa suprema contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos Tratados.

PARTE VIII
Reparações
Artigo 231
Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados são responsáveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuízos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidadãos, como consequência da guerra que foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados.

O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociações de paz após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir do texto, observa-se que no tratado foram instituídas cláusulas para o governo alemão com base no seguinte princípio:
(A) belicismo
(B) revanchismo
(C) integracionismo
(D) colaboracionismo

Questão 15  -UFPR LITORAL 2012 - Ao mesmo tempo em que as tensões se desenvolviam entre as nações neste mundo da virada do século, conflitos fundamentais vinham à tona em quase todas as áreas da atividade e do comportamento humano: nas artes, na moda, nos costumes sexuais, nas relações entre as gerações, na política. (EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a História Contemporânea, assinale a alternativa que indica o acontecimento histórico considerado um abalo na hegemonia europeia e que acabou elevando os Estados Unidos da América à condição de primeira potência mundial.
a) A Guerra de Secessão dos Estados Unidos.
b) A Comuna de Paris.
c) A Primeira Guerra Mundial.
d) A Revolução Russa.
e) A Segunda Guerra Mundial.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - B
04 - D
05 - B
06 - E
07 - C
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - C
13 - B
14 - B
15  - C

Nenhum comentário: