quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre o agronegócio - com gabarito

Questão 01 - UFPR LITORAL 2011 - Leia o texto a seguir.
O agronegócio está interessado em produzir o que dá dinheiro. “O fato é que o agronegócio não produz comida para os brasileiros", define Ariovaldo Umbelino. Segundo ele, a contradição do que prega o agronegócio e o que ele faz é que a produção de alimentos como feijão, arroz e mandioca não cresce desde 1992. Os itens citados por ele são alguns dos mais presentes na mesa do brasileiro. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE de 2006, 40% do PIB agrícola do país são produzidos pela agricultura familiar. "Mas, dos alimentos consumidos no Brasil, 70% são produzidos pela agricultura camponesa e familiar", destaca Krauser [coordenador da Via Campesina e membro do Movimento dos Pequenos Agricultores]. Para ele, o agronegócio só quer expandir ainda mais as suas áreas agrícolas sem mexer em áreas de pastagens improdutivas ou com produção baixíssima. Na prática, segundo Krauser, isso significaria avançar sobre biomas como o cerrado e a Amazônia.
(Fonte: . Acesso em 12 abr. 2011.) 
Com base no texto e nos conhecimentos sobre produção de alimentos no Brasil, é correto afirmar:
a) O avanço das áreas agrícolas do agronegócio se justifica socialmente, pois trata-se de um setor chave na produção de alimentos no país.
b) A expansão das áreas do agronegócio avançando nos biomas do cerrado e da Amazônia é a condição para o aumento da produção de alimentos no país.
c) A produção recorde de soja no ano de 2010 e a tendência de sua superação no ano de 2011 indicam forte tendência de baixa no preço dos alimentos no país.
d) A manutenção da produção dos alimentos para os brasileiros no mesmo patamar desde os anos 1990 expressa a valorização do agronegócio pelas políticas agrícolas. 
e) A produção de arroz, feijão e mandioca manteve-se no mesmo patamar desde 1992 apesar de essas culturas terem sido historicamente privilegiadas pelas políticas agrícolas.

Questão 02 - CEDAF – UFV 2011 - "A agricultura morreu. Viva o agronegócio!" Esse é o conceito mais utilizado quando hoje se fala da atividade agrícola. Essa atividade é caracterizada, principalmente:
a) pela policultura, o cultivo de vários produtos alimentícios, para o próprio consumo dos produtores.
b) pelo cultivo de um ou vários produtos, destinados à venda e à maximização do lucro. 
c) pela monocultura, cultivo de um único produto agrícola, para atender às necessidades da população.
d) pelo cultivo de vários produtos alimentícios, para troca, sem lucro.

Questão 03 - UEL 2014 - Leia o texto a seguir.
É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”. (Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)
Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.
a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local. 
b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.
c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.
d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.
e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.

Questão 04 - FGV - 2017 - Prefeitura de Salvador - BA - Técnico de Nível Superior II - 
O IBGE divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1% no primeiro trimestre de 2016, em relação ao quarto trimestre do mesmo ano, já retirados os efeitos sazonais. É o primeiro número positivo desde o final de 2014, e o principal fator para este resultado foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período. Os serviços, que respondem por mais de 70% do PIB, ficaram estáveis. A indústria também teve resultado positivo, com alta de 0,9%. (Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/mercado/)
Com relação ao desempenho positivo do agronegócio brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I. O agronegócio é responsável por uma grande parte da produção nacional brasileira, impulsionando também a demanda em outros segmentos, como, por exemplo, o de insumos e o de transporte de cargas.
II. O agronegócio tem papel relevante no incremento das exportações brasileiras para países orientais, sobretudo a China, que concentram a demanda em produtos do complexo da soja.
III. O agronegócio expandiu suas cadeias produtivas graças à ampliação de áreas de cultivo e ao desenvolvimento de novas tecnologias, sendo responsável pela geração de empregos no campo. Está correto o que se afirma em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I, II e III.

Questão 05 - UNESP - 2002 - A importância do agronegócio na economia paulista e brasileira é uma realidade, pois, “... ainda que tenha se industrializado, o Brasil tem sua presença comercial internacional associada à multiplicação de produtos com origem no rural, que respondem por 41,2% das vendas externas. E há ainda uma imensa possibilidade de agregação de valor ao produto. A ruptura histórica da presença brasileira no mercado mundial não está em deixar de ser exportador de café para ser um exportador industrial. O desafio é transformar-se de primário exportador de café em grão em agroexportador de café processado, agregando valor ao vender bens finais.” (Apta 2000-2003, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP.) A melhor definição para agronegócio é:
a) combinação de cadeias produtivas de um produto rural, desde a germinação até a colheita.
b) agregação de valor ao produto rural, por sua industrialização.
c) denominação moderna para o termo agropecuária.
d) agregação de valor ao produto rural, pela modernização dos meios de produção.
e) exportação do produto rural, com negociação por meio de bolsas de mercadorias.

Questão 56 - UNIFOR 2010.1 - O Brasil é um país com vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O aumento da demografia mundial e sua consequente demanda por alimentos nos leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento.
Disponível em : http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/rambp.htm. Acesso em 11/11/2009 (adaptado) Em relação ao agronegócio brasileiro, é CORRETO afirmar: 

(A) O Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo, sendo responsável por parte substancial do abastecimento mundial de alimentos, como soja, carne bovina, suína e frangos, além de açúcar e outros produtos importantes.
(B) O aumento populacional do mundial tem sido compatível com a produção alimentar, principalmente na África que possui vastas extensões de terra que são aproveitadas para produção alimentar.
(C) O clima da região Centro Oeste brasileiro não é adequado à produção alimentar e por isso somente é aproveitado para produção de etanol.
(D) Por ter uma vasta região agricultável que exige muita terra, o Brasil não tem programa para a agricultura familiar para pequena produção de subsistência.
(E) O agronegócio depende de modernização tecnológica que utiliza vasta quantidade de trabalhadores, o que elimina os movimentos sociais do campo.

Questão 07 - IFTO- Palmas - 2015/1 - A modernização das técnicas agrícolas aumenta a produtividade, altera a organização do trabalho e amplia a relação das atividades primárias com a indústria e os serviços, sendo também denominada de
a) agronegócio.
b) plantation.
c) cultura de subsistência.
d) metropolização.
e) globalização.

Questão 08 - FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Ervália - MG -
A respeito do agronegócio no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
A) Atende à demanda do mercado internacional e mostra uma crescente articulação com o capital externo em diferentes etapas do processo produtivo.
B) Contribui, com certa frequência, para a geração de superávit primário na economia brasileira.
C) Constitui o setor da economia nacional com menor capacidade de geração de postos de trabalho.
D) Exerce na estrutura fundiária do país uma influência que se contrapõe à agricultura familiar.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - E
05 - B
06 - A
07 - A
08 - C

Nenhum comentário: