PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 12 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Guerra Fria - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase - A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. 
Eric Hobsbawm. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224. 
O que o texto chama de “Terceira Guerra Mundial” pode também ser chamado de Guerra
A) Termonuclear.
B) contra o Terrorismo.
C) dos Mundos.
D) Fria. 
E) entre Civilizações

Questão 02 - FUVEST 2003 - Transferência – Identifique a alternativa historicamente INCORRETA a respeito do processo denominado Guerra Fria:
a) em 1947, o presidente norte-americano enunciou a Doutrina Truman, por meio da qual a expansão comunista deveria ser contida;
b) com o Plano Monroe, de ajuda aos países em reconstrução, a Inglaterra visava à independência da Europa em relação aos EUA; 
c) a URSS e as chamadas “democracias populares” criaram o COMECON como uma resposta ao Plano Marshall;
d) a Organização do Tratado do Atlântico Norte reuniu os países ocidentais em uma aliança militar;
e) a Alemanha foi dividida em dois Estados: a República Federal Alemã, sob influência do bloco capitalista, e a República Democrática Alemã, comunista.

Questão 03 - UTFPR 2018-1 - Na década de 1950, nos Estados Unidos, eram comuns livros, panfletos, informativos no cinema, palestras em escolas, entrevistas com cientistas em meios de comunicação de massa, com o objetivo de ensinar a população como se proteger de um ataque atômico vindo da União Soviética. O temor de uma guerra nuclear assolou o mundo durante 45 anos. Assinale a alternativa que apresenta o termo como ficaram conhecidas as tensões nas relações internacionais entre as duas potências políticas e militares. 
A) Guerra do Vietnã. 
B) Guerra das Duas Rosas. 
C) Guerra Fria. 
D) Guerra das Coreias. 
E) Guerra dos Dois Mundos.

Questão 04 - FUVEST 2019 - 1ª Fase - A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais do que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. 
Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.224. 
Neste trecho, o autor afirma que
a) a Guerra Fria se caracterizou por um equilíbrio entre duas grandes potências que, na prática, implicava que ambas não se interessariam, verdadeiramente, por uma guerra aberta. 
b) a despeito dos discursos oficiais veiculados por governos da época, nunca houve, de fato, uma Guerra Fria, já que o século XX não foi propício à emergência de conflitos mundiais.
c) pelo fato da Guerra Fria ter ocorrido antes da Segunda Guerra Mundial, e pelo fato de que ambas envolveram conflitos em escala global, pode-se dizer que uma preparou a outra.
d) o fim da Segunda Guerra Mundial mostrou às potências da época a inadequação de um novo conflito global, o que tornou o ambiente político da época ausente de rivalidades militares.
e) a Guerra Fria foi a primeira guerra verdadeiramente mundial, já que envolvia não apenas conflitos militares, mas também uma “guerra” de interesses e discursos governamentais. 

Questão 05 - FUVEST 2004 - Transferência – Durante a Guerra Fria, as superpotências definiam seus parceiros de acordo com a
a) localização, que deveria permitir vigiar o inimigo, resultando na política de contenção.
b) oferta de incentivos fiscais e a permissão para enviar lucros para os nações hegemônicas, gerando uma guerra fiscal entre países periféricos.
c) presença de mão-de-obra qualificada para tarefas de excelência, resultando em acordos de cooperação técnica entre países.
d) ocorrência de recursos naturais estratégicos, como o urânio, resultando em acordos de desarmamento no final do século XX.
e) presença de ilhas, usadas para testes de armas nucleares, gerando um pacto de não-agressão mútuo entre aliados.

Questão 06 - UNIFOR 2002/2 - O fim da década de 1980 foi marcado pela crise do socialismo real e pelo fim da Guerra Fria.
A) A relação entre esses dois fatos históricos está associada ao programa de reformas econômicas e políticas realizadas na União Soviética, conhecidas por perestroika e glasnost. 
B) às medidas de ajuda econômica, votadas pelo Congresso dos Estados Unidos, aos países do Leste Europeu.
C) à abertura da Comunidade Europeia aos imigrantes dos países socialistas do Leste Europeu.
D) ao crescimento econômico dos países socialistas que necessitavam de mercado externo para seus produtos.
E) à Revolução Cultural desencadeada na China Comunista que provocou desorganização na economia socialista.

Questão 07 - UNEC 2015 - A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstâncias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força. 
(KISSINGER, Henry. Política externa americana Rio de Janeiro, Expressão e Cultura, 1969.) 
A bipolaridade política mundial que se segue à Segunda Guerra é nitidamente observada quando Rússia e Estados Unidos discutem seus interesses fora de seus territórios nacionais. Tais discussões quase sempre violentas, ficaram conhecidas pela expressão:
a) Guerra Fria. 
b) Guerras de guerrilhas.
c) Luta pela descompreensão mundial.
d) Conferência pelo desarmamento nuclear.

Questão 08 - UFPR 2005 - “Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização internacional comunista pretendem fazer no futuro imediato e quais os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas e proselitistas.”
(Trecho de um discurso proferido por Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, em visita aos Estados Unidos”, em 1946.)

“O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria mostra-se altamente funcional para as superpotências. E por isso esse sistema persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação, no caso de uma falha acidental.”
(Noam Chomsky, cientista político norte-americano, em 1992.)
Essas duas afirmativas apresentam posições sobre a Guerra Fria, a qual se define como a divisão do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, em dois blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista, liderado pela União Soviética.
Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) Embora no Ocidente tenha se difundido o conceito de Guerra Fria em nome da defesa da democracia, o fato é que ambos os blocos dele se valeram para justificar o armamentismo. 
b) O discurso de Churchill, proferido após a derrota da Alemanha nazista, é uma resposta à invasão russa em países europeus fragilizados pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial.
c) As palavras de Chomsky reafirmam, décadas mais tarde, o receio de Churchill em face da ameaça soviética e revelam que, nos países de língua inglesa, havia consenso sobre a necessidade de uma atitude defensiva diante do bloco comunista.
d) Embora um dos principais desdobramentos da Guerra Fria tenha sido a corrida armamentista, não se experimentou conflito militar algum nesse período.
e) O Brasil, de 1946 a 1964, adotou uma posição de neutralidade em relação às duas superpotências, alinhando-se aos Estados Unidos somente com o advento das ditaduras civil-militares.

Questão 09 - FMABC 2021 - A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”. A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do Breve Século XX, foi sem dúvida um desses períodos. 
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991), 1995.) 

Durante a Guerra Fria, essa “vontade de disputar pela batalha” traduziu-se, entre outras formas, 
a) no acirramento das rivalidades entre os blocos capitalista e socialista em função das ambições de ambos os lados na península balcânica. 
b) na insensata distribuição de áreas de influência na Europa feita ao fim da Segunda Guerra Mundial pelas duas superpotências. 
c) em conflitos regionais, que opuseram de forma direta soviéticos e norte-americanos em territórios asiáticos. 
d) em uma guerra diplomática, que levou os Estados Unidos a deportar estrangeiros suspeitos de serem comunistas. 
e) na escalada atômica, que fez a humanidade viver sob a ameaça constante de uma destruição total do planeta.

Questão 10 - FATEC 2020 - Costuma-se definir a Guerra Fria como um período histórico de disputas estratégicas e conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, os quais, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e o fim da União Soviética (1991), disputaram a hegemonia política, militar, tecnológica, econômica e social. É chamada de “fria” porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionais, tais como: 
a) Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e independências de países africanos. 
b) Revolução Francesa, independência do Haiti e Guerra da Crimeia. 
c) Guerra da Síria, Guerra do Golfo e Guerra Irã-Iraque. 
d) Revolução Mexicana, independência de Cuba e Guerra do Paraguai. 
e) Guerra dos Cem Anos, Guerra de Secessão e independência da Venezuela.

Questão 11 - FGV-SP 2004 - Durante o período da Guerra Fria, o cenário internacional foi marcado:
a) Pela expansão de regimes comunistas no interior da América Latina e pela Europa Ocidental.
b) Pela bipolarização do poder mundial envolvendo as duas superpotências, União Soviética e Estados Unidos da América.
c) Pela militarização da Alemanha, a despeito das de cisões das conferências de Yalta e Potsdam.
d) Pela polarização do mundo em dois blocos compostos por URSS, Inglaterra, EUA e França, contra Alemanha, Itália e Japão.
e) Pelo equilíbrio de forças entre os países desenvolvidos e os países do chamado Terceiro Mundo.

Questão 12 - IBADE - 2019 - O fim da Segunda Grande Guerra, em meados da década de 40 do século XX, reconfigurou a geopolítica mundial e inaugurou o período denominado de Guerra Fria. Entre as características da Guerra Fria pode ser destacada a:
A) aliança entre Alemanha, Itália e Japão a partir de governos autoritários.
B) influência político-militar dos Estados Unidos no Leste Europeu e na China.
C) implementação pela União Soviética do Plano Marshall na América Central.
D) expansão da colonização europeia na África com a Conferência de Berlim.
E) corrida armamentista realizada entre as potências da época: EUA e URSS.

Questão 13 - UVA 2022 - Em 1969, a missão enviada pelos Estados Unidos da América, Apolo 11, chegava à Lua. Essa empreitada aconteceu no contexto da Guerra Fria. Podemos dizer que não foram características dessa guerra 
a) Serviços de inteligência e prática de espionagem. 
b) Tensões e disputas entre blocos políticos e econômicos. 
c) Busca por expansão de poder e de influência na geopolítica. 
d) Ausência de rivalidade entre países no campo da tecnologia e da ciência.

Questão 14 - UVA 2018/2 - A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi um acontecimento simbólico para a Europa contemporânea, com forte repercussão sobre o resto do mundo, que teve como resultado: 
a) o fim da Guerra Fria. 
b) a ascensão do comunismo. 
c) O fim do nazismo. 
d) a crise da globalização.

Questão 15 - UECE 2007/2 - A expressão Guerra Fria, utilizada para designar a oposição entre o mundo comunista e o mundo capitalista que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, indicou, naquela época, a oposição entre duas superpotências sem um combate em grande escala ou o confronto direto. Assinale a alternativa que contém o nome das duas superpotências. 
A) União Soviética e Estados Unidos 
B) Alemanha e Inglaterra 
C) França e União Soviética 
D) Estados Unidos e Rússia

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - A
05 - A
06 - A
07 - A
08 - A
09 - E (Link: Ver Resposta Comentada)
10 - A (Link: Ver Resposta Comentada)
11 - B
12 - E
13 - D
14 - A
15 - A

Nenhum comentário: