PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 12 de janeiro de 2019

Exercícios sobre as Guerras Médicas - com gabarito

Questão 01  - PUCRS 2008/1 - No século V AC., com o final das Guerras Médicas, estabeleceu-se um período de hegemonia de Atenas sobre o mundo grego, em contraposição a Esparta. Entre os fatores condicionantes dessa hegemonia, NÃO se pode apontar
A) o incremento do poderio das forças navais atenienses.
B) a formação da Confederação de Delos.
C) a permanência das forças terrestres espartanas no Peloponeso.
D) a instituição, por Péricles, de uma tirania aristocrática imperialista em Atenas. 
E) a concentração do comércio do mar Egeu em Atenas.

Questão 02 - UVA 2007/2 - As disputas entre duas grandes potências, Grécia e Pérsia, pela hegemonia do mundo antigo ficaram conhecidas como as Guerras:
A) Púnicas
B) Médicas 
C) Peloponésias
D) Coríntias

Questão 03 - PUC - RS - 2015 - No contexto das chamadas Guerras Médicas, no século V a. C., configurou-se um período de hegemonia de Atenas sobre o mundo grego, em substituição a Esparta. Um dos fatores condicionantes dessa hegemonia foi 
A) o protagonismo ateniense nas principais vitórias contra os persas, obtidas, em terra, na Lacônia e na Ásia Menor.
B) a formação da Liga do Peloponeso, liderada por Atenas e composta pelas principais cidades agrícolas fornecedoras de escravos. 
C) a diminuição drástica do número de metecos e escravos em Atenas devido à guerra, o que obrigou parte da elite a aplicar recursos no comércio e na manufatura. 
D) a permanência, após a guerra, do exército espartano na própria cidade, para defender a aristocracia das sublevações dos hilotas e periecos. 
E) a queda da ditadura de Péricles em virtude do final da guerra, o que consolidou a democracia e ampliou a influência política de Atenas.

Questão 04 - PUC - RS - 1999 - As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar 
a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso. 
b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu. 
c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta. 
d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas. 
e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.

Questão 05 - UFTM 2007 -  Inspirado nos quadrinhos de Frank Miller, o filme norte-americano “300”, no qual um ator brasileiro interpreta Xerxes, rei persa, trata da batalha de Termópilas, parte das Guerras Médicas. Essas guerras 
a) contribuíram para a unificação e o fortalecimento das cidades-Estado gregas, que venceram e passaram a dominar a Ásia Menor. 
b) representaram um choque de imperialismos entre a nascente república de Roma e Cartago, colônia persa no norte da África. 
c) resultaram do expansionismo do Império Persa, que conquistou colônias gregas na Ásia e ameaçou as próprias cidades-Estado. 
d) foram motivadas pela conquista macedônica sobre o território helênico, o que levou à criação do Império Helenístico. 
e) tiveram, como conseqüência, a hegemonia de Esparta na Liga de Delos, que financiou o combate contra os persas.

Questão 06 - ESPM 2013 - (...) A batalha de Maratona foi longa e cheia de peripécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota irreparável. Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos encontraram pela frente, até a beira mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos.
(Heródoto. História) 
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem como os bárbaros, mencionados no texto: 
a) Guerra do Peloponeso – troianos;
b) Guerras Médicas – troianos;
c) Guerra do Peloponeso – persas;
d) Guerras Médicas – persas;
e) Guerras Púnicas – cartagineses..

Questão 07 - UPE 2013 - Sobre as Guerras Médicas, travadas entre gregos e persas no início do século V a. C., assinale a alternativa CORRETA.
a) A vitória grega deveu-se à forte liderança espartana, uma vez que Atenas se submeteu a os persas desde o início dos conflitos.
b) As batalhas de Maratona, Salamina e Termópilas foram travadas em campo aberto.
c) Os gregos se destacaram na guerra por causa do uso da poderosa cavalaria ateniense.
d) Os principais instrumentos de um soldado grego eram: a lança, o escudo e a espada.
e) Temístocles, principal general do exército persa, conseguiu grandes vitórias graças à ação de mercenários financiados pelo rei Dario.

Questão 08 - Mackenzie 2010 - Tarde -
Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snyder, com o título “300”.
A respeito do contexto das Guerras Médicas (500-479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta.
a) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, o que ocasionou a formação de uma aliança defensiva grega.
b) Desenvolvendo uma política imperialista, Atenas entrou em conflito com Esparta que, agrária e oligárquica, permaneceu fechada à expansão territorial.
c) O expansionismo persa, que já havia dominado cidades gregas da Ásia Menor e estabelecido o controle persa sobre rotas comerciais do Oriente, ameaçava a soberania da Grécia, tornando inevitável o conflito grego-pérsico.
d) Esparta, por priorizar a formação física e militar, cultivando no indivíduo o patriotismo incondicional ao Estado, liderou a ofensiva grega contra os assírios, que ameaçavam as instituições democráticas gregas.
e) O forte espírito militarista presente na cultura helenística e difundido em todas as pólis gregas permitiu que, no conflito contra os medos, a Grécia obtivesse a supremacia militar e se sagrasse vencedora.

Questão 09 - UNIP - Sobre as Guerras Médicas, ocorridas durante o Período Clássico da Antiguidade Grega, podemos afirmar que:
a) foram provocadas pelo imperialismo ateniense na Época de Péricles
b) caracterizaram-se pela disputa militar entre gregos e macedônios
c) inserem-se no quadro do imperialismo persa
d) envolveram os partidários da Confederação de Delos e as cidades-Estado da Liga do Peloponeso
e) deram a vitória aos espartanos, que iniciaram um política imperialista.

Questão 10 - UFRGS 2014 - Esta a exposição de Heródoto de Túrio, para que bem os acontecimentos provocados pelos homens, com o tempo, sejam apagados, nem as obras grandes e admiráveis, trazidas à luz tanto pelos gregos quanto pelos bárbaros, se tornem sem fama - e, no mais, investigação também da causa pela qual fizeram guerra uns contra os outros.
Heródoto, Histórias, 1, 1-5. 
A narração de Heródoto (480-420 a.C.), considerado o pai da História Ocidental, refere-se 
A) às guerras médicas - e aos persas.
B) à guerra do Peloponeso - e aos espartanos.
C) às conquistas de Alexandre, o Grande - e aos egípcios.
D) às guerras púnicas - e aos cartagineses.
E) à guerra de Troia - e aos troianos

Questão 11 - CONSESP 2018 - As Guerras Médicas, também conhecidas como Guerras Greco-persas, foram 
A) conflitos militares entre as cidades-Estado de Atenas e Esparta. 
B) duas guerras ocorridas na Antiguidade, entre as cidades-Estados gregas e os persas do Império Arquemênida (Primeiro Império Persa). 
C) episódios isolados de conflitos ocorridos entre os anos de 431 e 404 a.C. Esta guerra foi relatada detalhadamente por dois historiadores da Grécia Antiga, Xenofonte e Tucídides. 
D) conflitos sangrentos que se arrastaram por mais de 200 anos e só terminou em abril de 404 a.C., após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto.

Questão 12 - AMEOSC 2020 - O conflito que reuniu as cidades-estados gregas de Atenas, Esparta e Tebas em uma aliança contra o poderoso Império Persa foi chamado de: 
A) Guerras Médicas. 
B) Guerra do Peloponeso. 
C) Guerras Púnicas. 
D) Guerra dos deuses.

Questão 13 - FUNDATEC 2019 - Os cidadãos gregos da Ásia menor rebelaram-se contra o domínio persa, conflito que teve como uma das principais causas a disputa por territórios, objetivando uma supremacia econômica. Nessa disputa territorial, os soldados persas desembarcaram na planície de “maratona”, onde foram derrotados pelos soldados atenienses, comandados por Milcíades. A historiografia determinou duas nomenclaturas para esse conflito, assinale a alternativa que representa uma delas. 
A) Guerra do Marueco. 
B) Guerra do Xenofonte. 
C) Guerras Médicas. 
D) Guerras de Salamina. 
E) Batalhas de Termópilas.

Questão 14 - UNICENTRO 2019 - Nos conflitos ocorridos na Grécia antiga, pode-se destacar a guerra entre Gregos e Persas. Esse conflito ficou conhecido como 
A) Guerra do Peloponeso. 
B) Guerra do Mediterrâneo. 
C) Guerras Médicas. 
D) Guerra Justa.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - D
04 - D
05 - C
06 - D
07 - D
08 - C
09 - C
10 - A
11 - B
12 - A
13 - C
14 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...