PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre o Feudalismo - com gabarito

Questão 01 - O feudalismo pode ser considerado um conjunto de leis e costumes que orientaram a ordem sociopolítica e econômica, numa parte da Europa, durante um período da Idade Média. O sistema feudal caracterizou-se principalmente: 
a) pelo modo de produção escravista, baseado nas relações servis de produção. 
b) por uma economia amonetária, na qual prevaleciam as trocas naturais. 
c) por uma sociedade com grande mobilidade social. 
d) por um poder político centralizado, sendo o rei o centro em torno do qual se agrupavam os Estados feudais.

Questão 02 - FUVEST 2010 - 1ª Fase - “A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”
Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952.
Esta frase sobre o feudalismo trata
a) da vassalagem.
b) do colonato.
c) do comitatus.
d) da servidão. 
e) da guilda.

Questão 03 - FUVEST 2012 - 1ª Fase - A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a
a) sociedades marcadas por dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos. 
b) relações de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
c) regimes inteiramente dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
d) altas concentrações fundiárias e capitalistas.
e) formas de economias de subsistência pré-agrícolas.

Questão 04 - UFES  - O século XIV, na Idade Média, corresponde a uma fase em que o feudalismo já estava enfrentando sérios problemas, que impunham mudanças. Não fez parte dessa fase de crise do feudalismo o(a): 
a) escassez da mão-de-obra servil, devido a epidemias como a “peste negra”, doença que dizimou grande parcela da população. 
b) desorganização da produção causada pela incidência de guerras, como a Guerra dos Cem Anos. 
c) aumento da mortalidade provocada pela grande fome, que produziu a miséria no campo. 
d) eclosão de revoltas camponesas desencadeadas pela situação de empobrecimento do homem do campo. 
e) política oficial explícita de contenção da produção agrícola e do crescimento demográfico.

Questão 05 -  Vestibular de Verão 2019 – UPF -“Desde as últimas décadas do século XIII, assistia-se a uma perda da vitalidade que caracterizara o Feudalismo... vinham ocorrendo profundas transformações, que se revelaram com toda a força a partir de princípios do século XIV. Esta crise foi global, com todas as estruturas feudais sendo fortemente atingidas.” (FRANCO JR, Hilário. O Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 78)
Das alternativas a seguir, apenas uma não explica as razões fundamentais da crise apontada no texto. Qual?
a) A exagerada exploração pelos nobres da mão de obra dos servos, exigindo destes cada vez mais um maior tempo de trabalho.
b) O descobrimento de novas minas de ouro e prata em territórios poloneses, o que gerou uma violenta disputa entre várias nações pela sua exploração.
c) As revoltas camponesas e urbanas decorrentes da miséria que passou a caracterizar a vida dessa parcela da população.
d) O esgotamento das forças de produção acentuado pela crise demográfica, resultado da Peste Negra
e) A falência do modelo de produção baseado no campo e nas grandes áreas de terras controladas por senhores feudais.

Questão 06 - UNIOESTE 2009 - 2ª Etapa - A respeito do feudalismo, sistema de organização econômico, social e político em vigor na Europa Medieval, é correto afirmar que
A) o romantismo atribuiu um caráter negativo ao período medieval, associando-o ao retrocesso e às “trevas”.
B) a força militar dos grandes senhores feudais contribuiu para uma centralização política, a qual foi importante para a formação dos Estados Nacionais europeus.
C) a corvéia significava um bem ou direito cedido a alguém em troca de fidelidade e várias obrigações, em especial militares
D) diferente do escravo na Antiguidade, o camponês da Alta Idade Média não podia ser vendido e permanecia no feudo quando este fosse passado a outro senhor, regime conhecido como servidão da gleba.
E) os grandes descobrimentos na América provocaram uma ruptura decisiva nos resquícios feudais da Europa ocidental.

Questão 07 - UNIFOR 2011/1 - Na Europa, o período medieval durou do século V ao XV e foi dividido em dois grandes momentos: a Alta e a Baixa Idade Média. Entre os itens abaixo identifique o modo de produção que substituiu o escravismo romano e cuja organização tinha como base a servidão:
A) Toyotismo.
B) Mercantilismo
C) Feudalismo.
D) Capitalismo.
E) Socialismo.

Questão 08 - UVA 2010/2 - A partir do século XI, a Europa passou por profundas transformações econômicas, políticas e sociais, que levaram à desagregação do feudalismo e ao nascimento de um novo modo de produção. Dentre as causas da decadência do feudalismo destacam-se:
I- O sucesso militar das cruzadas 
II- A peste negra, que diminuiu a oferta de mão-de-obra, que passou a ser assalariada
III- O renascimento comercial e urbano
IV- A incapacidade militar da cavalaria diante das armas de fogo dos exércitos mercenários burgueses
V- A ascensão da igreja como poder político

Assinale a alternativa certa, de acordo com o gabarito abaixo:
A) se somente as alternativas I e V forem corretas
B) se somente as alternativas I e II forem corretas
C) se somente as alternativas II, III e IV forem corretas
D) se somente as alternativas III, IV e V forem corretas

Questão 09 - UVA 2012/2 - CG - Segundo a historiografia tradicional, a Idade Média se estende do século V, quando ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente nas mãos dos hérulos (bárbaros), até o século XV, quando se deu a queda de Constantinopla nas mãos dos turcos otomanos. O período conhecido como Alta Idade Média corresponde, em linhas gerais, à formação e ao apogeu do modo de produção feudal. Sobre o feudalismo é correto afirmar:
I - A economia feudal era de consumo, agrária e autossuficiente.
II - A sociedade feudal era caracterizada pela imobilidade social. Por isto e pelo fato de cada grupo possuir uma honra social específica, a sociedade era estamental.
III - Como a produção feudal era uma produção para o consumo, a Igreja proibia o lucro e a usura. Tudo no feudalismo se relacionava com Deus. O teocentrismo dominava toda a cultura medieval.
Estão corretos:
A) apenas o item I
C) apenas o item III.
B) apenas os itens II e III.
D) os itens l, II e III.

Questão 10 - UERR 2019 - “A casa de Deus, que se crê uma, está pois dividida em três: alguns rezam, outros combatem e outros trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas”.
ADALBERÓN, Bispo de Laon. Canto ao rei Roberto. Século X. In: PEDRERO-SÁNCHEZ. História da Idade Média: textos e textemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 91. 

Escolha a alternativa que melhor representa as classes sociais típicas do Feudalismo descritas no texto dentre as alternativas a seguir:
A) suseranos, vassalos e servos.
B) patrícios, clientes e plebeus.
C) sacerdotes, faraó e felás.
D) igreja, burguesia e proletariado.
E) clero, nobreza e servos.

Questão 11 - FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase - Desde as últimas décadas do século XIII, assistia-se a uma perda da vitalidade que caracterizava o Feudalismo nos duzentos anos anteriores. A origem disso estava na sua dinâmica, que levara o Feudalismo a atingir então os limites possíveis de funcionamento de sua estrutura. Em outros termos, a crise resultava das características do próprio Feudalismo.
Hilário Franco Jr. O Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 78. 
Entre os fatores que impulsionaram a crise mencionada no texto, é correto citar: 
A) as guerras nacionais e a redução da influência política e religiosa da Igreja Católica.
B) a exploração predatória das terras e as alterações nas relações entre as camadas sociais.
C) as invasões armadas de povos da Eurásia e a fragmentação política dos reinos europeus.
D) a ascensão do poder político da aristocracia e o declínio financeiro da burguesia.
E) a descentralização monárquica e a eclosão de revoltas camponesas na França

Questão 12 - FUVEST 2017 - Transferência – A tendência de expansão econômica e territorial da cristandade europeia ocidental, verificada entre os séculos XI e XIII, reverte-se ao longo do século XIV, situação histórica denominada por muitos historiadores como a crise do feudalismo. A esse respeito é correto afirmar:
a) A queda demográfica, intensificada pela peste negra, e o esgotamento das terras agrícolas ocasionaram uma drástica diminuição da mão de obra e afetaram a economia feudal.
b) A inexistência de moedas e meios monetários marcou o limite das transações comerciais e acarretou o colapso do desenvolvimento econômico a partir do século XIV.
c) A retração econômica foi provocada pelo avanço islâmico na Península Ibérica, uma das principais áreas do desenvolvimento econômico no período medieval.
d) O processo de centralização monárquica, enfraquecendo a nobreza e o clero, provocou a dissolução da hierarquia social e desencadeou diversas revoltas urbanas e camponesas no século XIV.
e) A queda dos preços dos produtos de luxo e a luta pelo controle das rotas mercantis das especiarias estimularam guerras intestinas no seio da nobreza, o que acabou por afetar a ordem feudal.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - A
04 - E
05 - B
06 - D
07 - C
08 - C
09 - D
10 - E
11 - B
12 - A

Nenhum comentário: