PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre o Efeito Estufa - com gabarito

Questão 01 - IFS 2013.1 - Subsequente -  O lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis como o dióxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Esta camada de poluentes funciona como um isolante térmico onde o calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera. O texto acima explica qual fenômeno ambiental?
a) Chuva ácida.
b) Efeito estufa. 
c) Ilha de calor.
d) Smog.
e) Inversão térmica.

Questão 02 - UVA - 2017.1 - A poluição é um grave e preocupante problema urbano da atualidade. Estudiosos do assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis consequências do "efeito estufa", que é: 
a) o excessivo aquecimento da atmosfera pelo calor irradiado pelas edificações urbanas. 
b) o excessivo aquecimento da atmosfera junto à superfície devido à inversão térmica. 
c) o grande aquecimento da atmosfera provocado pelo excesso de nuvens. 
d) a elevação da temperatura atmosférica devido ao aumento de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis.

Questão 03 - UDESC - 2018.2 - A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC. Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado: 
B) Efeito estufa 
C) Radiação ultravioleta 
D) Inversão térmica 
E) El Niño

Questão 04 - CESGRANRIO - 2010 - Petrobras - O termo efeito estufa diz respeito a um fenômeno reconhecido, amplamente estudado, e refere-se ao aumento da temperatura da atmosfera global. Qual das explicações a seguir expõe fatos verdadeiros relacionados ao efeito estufa?
A) Não é um fenômeno natural e ocorre devido a atividades antrópicas.
B) Apesar de interferirem na camada de ozônio, os CFC não são considerados gases estufa.
C) Somente o gás carbônico e o metano são capazes de produzir efeito estufa.
D) O efeito estufa é prejudicial às condições de vida na Terra.
E) O vapor d’água e o metano são exemplos de gases estufa porque retêm o calor do sol na troposfera terrestre.

Questão 05 - FPP 2018 - Um dos principais problemas colocados na atualidade são as questões relacionadas ao meio ambiente. Em sua maioria, esses fenômenos têm grande parte de sua existência creditada às ações antrópicas, provocando graves problemas naturais e sociais. Algumas dessas questões atingem todo o planeta, outras têm impactos locais ou regionais e são temas recorrentes em todas as abordagens pertinentes ao meio ambiente e à sociedade. Entre as principais questões relacionadas ao meio ambiente e que têm impactos locais e/ou globais, pode-se destacar, a seguir, um fenômeno que não apresenta, por unanimidade da comunidade científica, a participação antrópica. Esse fenômeno está indicado na alternativa:
A) Buraco na camada de ozônio.
B) Aquecimento global.
C) Chuva ácida.
D) Efeito estufa.
E) Ilhas de calor.

Questão 06 - Instituto Machado de Assis - Prefeitura de Raposa – MA - 2014 - Professor de Geografia -
Com relação ao efeito estufa, a opção INCORRETA é:
A) A queima de combustíveis fósseis, as queimadas em áreas agrícolas e florestais agravam a situação.
B) A retenção do calor do Sol é feita pôr partículas sólidas, vapor-de-água, dióxido de carbono, metano, óxido de azoto.
C) Aumentar o albedo nos países desenvolvidos, que são os principais responsáveis, é uma forma de reduzir as emissões dos poluentes causadores do aquecimento global.
D) É um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra. Tal como um vidro numa estufa que mantém o calor no interior, a atmosfera é permeável à radiação solar, mas limita a saída de calor.

Questão 07 - Instituto Machado de Assis - Prefeitura de Curralinhos – PI - 2013 -
O CO² é o principal causador do fenômeno conhecido como:
a) Eutroficação
b) Chuva ácida
c) Inversão térmica
d) Efeito estufa

Questão 08 - Crescer Consultorias - Prefeitura de Magalhães de Almeida – MA - 2018 -
Um dos fatores determinantes para o aumento do efeito estufa é o grande aumento das emissões de CO². Sobre o efeito estufa podemos afirmar, EXCETO:
A) O CO² junto a outros gases intensifica a conservação da radiação solar refletida pela superfície terrestre, o que, por sua vez, seria responsável pela elevação média das temperaturas.
B) O CO² junto a outros gases intensifica a dispersão dos raios solares antes que eles alcancem a superfície.
C) O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais.
D) Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço.

Questão 09 - UECE 2022 - No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno 
a) por meio do qual toda a radiação solar que incide no planeta Terra é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos. 
b) responsável pelo resfriamento do planeta Terra, sem o qual não haveria a vida como a conhecemos. 
c) no qual parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases atmosféricos e irradiada de volta para a superfície. 
d) intensificado pelo aumento do desmatamento, que aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera e faz com que a temperatura do planeta diminua.

Questão 10 - UNIFOR 2016.1 - O efeito estufa, apontado como causador de profundas alterações climáticas em escala global, é associado à geração de energia a partir de
(A) Usinas eólicas.
(B) Combustíveis fósseis, tais como petróleo.
(C) Painéis solares.
(D) Usinas nucleares.
E) Usinas Hidroelétricas.

Questão 11 - UNIFESO/Teresópolis (Medicina) - 2015: 1º semestre - Na natureza, ocorre um fenômeno que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, o qual vem sendo agravado pela concentração de gases que têm a capacidade de absorver calor, como é o caso do metano, dos clorofluorcarbonos e, principalmente, do dióxido de carbono. Na escala local, esse fenômeno vem sendo verificado, sensivelmente, nas grandes cidades. O agravamento do fenômeno mencionado constitui o seguinte problema ambiental:
A) chuva ácida.
B) efeito estufa.
C) frente quente.
D) inversão térmica.
E) destruição da camada de ozônio.

Questão 12 - “[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019. 
O processo descrito acima refere-se
A) ao efeito estufa. 
B) ao aquecimento global.
C) à camada de ozônio.
D) à ilha de calor.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - B
04 - E
05 - D
06 - C
07 - D
08 - B
09 - C
10 - B
11 - B
12 - A

Nenhum comentário: