sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2018 - ACAFE

Questão 32 - ACAFE - 2018.2 - A partir do final dos anos 1980, e sobretudo nos anos 1990, vários países da América Latina com grandes dívidas internacionais e em crise econômica passaram a adotar uma série de políticas econômicas sob a determinação de organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O marco para essa mudança foi o chamado Consenso de Washington (1989). Essas políticas pautavam-se por privatizações em setores estratégicos nacionais e contenção de gastos públicos, mesmo em áreas básicas como saúde e educação. Esta tendência de política econômica denomina-se: 
A) Neoliberalismo
B) Bipolaridade 
C) Socialdemocracia 
D) Keynesianismo

Questão 33 - ACAFE - 2018.2 - Para representar a superfície terrestre de maneira reduzida em um mapa, calcula-se essa superfície através de uma escala cartográfica. Esta proporção pode ser representada através de uma escala numérica. Suponha um mapa em uma escala 1:500.000 e assinale a alternativa correta em que a distância no mapa representa a superfície real. 
A) 1 cm no mapa = 50 km na superfície real 
B) 5 cm no mapa = 25 km na superfície real
C) 2 cm no mapa = 1 km na superfície real 
D) 10 cm no mapa = 5 km na superfície real

Questão 34 - ACAFE - 2018.2 - Leia atentamente o trecho do texto a seguir. “Tenho a impressão de que no futuro as grandes cidades de muitos milhões de habitantes, onde já não vale a pena nem ser rico, serão banidas dos mapas ou reduzidas ao seu núcleo mínimo, o resto derrubado, substituído por pomares e jardins. Esses ecologistas podem às vezes ser impertinentes, mas nos alertam para a impossibilidade de se viver aos montões, se entredevorando uns aos outros. Lembro-me um deles o exemplo das abelhas: quando uma colmeia chega a um grau perigoso de superpopulação, as fontes de alimento escasseando, elas começam a emigrar, os enxames espessos criando colônias novas em outras áreas, aliviando a colmeia- mãe”. (Trecho do texto “Ainda há um jeito de viver” de Raquel de Queiroz. Correio Braziliense, 24 jun. 2002) 

Considere o texto apresentado e a problemática urbana brasileira atual. Assim, é correto afirmar, exceto:
A) A reflexão que o trecho do texto traz é da formação das grandes cidades dentro do processo de urbanização. A autora dá a ideia da insustentabilidade de se manter a qualidade de vida em uma cidade de milhões de habitantes. 
B) A valorização extrema dos imóveis urbanos e o custo de vida mais alto nas metrópoles (incluindo aluguel de imóveis) são questões que não possuem relação com a expansão e o adensamento populacional das periferias das metrópoles.rias urbanas, em que as populações mais pobres convivem com a falta de infraestruturas e serviços. 
C) No espaço urbano brasileiro, a partir da década de 1990, novas tendências se delinearam, como: a diminuição do ritmo das migrações inter-regionais; a expansão das áreas de ocupação irregular e de condomínios fechados nas zonas próximas aos grandes centros urbanos. 
D) Nas últimas duas ou três décadas há uma tendência de diminuição do ritmo de crescimento das grandes cidades e das metrópoles brasileiras, em contraste com a intensificação do ritmo de crescimento das cidades médias do País.

Questão 35 - ACAFE - 2018.2 - “Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial” 
(Trecho da música Fora de Ordem, de Caetano Veloso) 
(   ) Até o início do Século XX, antes das duas grandes guerras, havia uma ordem mundial multipolar, com várias potências coloniais rivalizando entre si, tendo o Reino Unido como a mais poderosa.
(   ) A partir do final da Segunda Guerra Mundial, duas superpotências passaram a dividir a supremacia mundial: EUA e Alemanha, no período chamado “Guerra Fria”.
(   ) Em 1945 houve a queda do Muro de Berlim e o colapso da União Soviética, inaugurando o início de uma ordem mundial totalmente capitalista.
(   ) A fundação da União Europeia e o vertiginoso crescimento econômico da China, passando a rivalizar com os EUA, deram impulso ao estabelecimento de uma ordem mundial multipolar, a partir da década de 1990. Essa correlação das maiores forças econômicas mundiais conta ainda com o Japão, importante potência asiática e com ascensão dos países “emergentes”, entre eles o grupo chamado de BRICS, do qual o Brasil faz parte.
(   ) Em 1999 surgiu o G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo acrescidas da União Europeia. Esse grupo de países ricos e de países emergentes passou a constituir uma importante arena de discussões sobre questões políticas e econômico-financeiras de interesse mundial.
Sobre as ordens mundiais ao longo da história, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta. 
A) F - F - F - V - V 
B) F - V - F - V - F 
C) V - V - F - F - F 
D) V - F - F - V - V

GABARITO
32 - A
33 - B - Segundo essa escala numérica, cada centímetro no mapa representa 500.000 centímetros na superfície real, ou seja, 5 km. Assim, 5 cm no mapa representam 25 km na superfície real.
34 - B
35 - D

Nenhum comentário: