PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre o Aquecimento Global - com gabarito

Questão 01 - IFAL – 2018.1 - EMI - Sobre O aquecimento global, que é o processo de elevação das temperaturas médias da Terra ao longo do tempo, marque a alternativa correta.
a) É causado pela falta de saneamento básico e pela poluição dos rios e mares.
b) São consequências do aquecimento global: diminuição do nível da água dos oceanos e um maior congelamento das calotas polares.
c) Tem como causa principal a emissão de poluentes para a atmosfera dos chamados gases-estufa. Os gases-estufa mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano. 
d) São consequências do aquecimento global: furacões no Nordeste brasileiro e aumento do nível das águas dos rios da Amazônia.
e) A poluição das atividades industriais e as queimadas de florestas não têm nenhuma relação com o aquecimento global.

Questão 02 - UFT 2018.1 - Transferência - Leia o trecho do texto a seguir. “As ilhas paradisíacas do Pacífico Sul estão sumindo. Em poucos anos, algumas delas devem ficar desertas: cansados das frequentes inundações, os moradores estão indo embora”.
Fonte: VITOLA, Giovana. Países em extinção. Superinteressante, São Paulo jan. 2007. Disponível em www.super.abril.com.br/ciencia/paises-extincao-446796.shmtl. Acesso em 19 mar 2018.
O texto acima chama a atenção para a atuação do seguinte fenômeno climático:
(A) chuva ácida, que está intensificando o fluxo migratório.
(B) inversão térmica, que está produzindo o esfriamento das regiões extremas do Planeta.
(C) frente fria, que está alterando o regime atmosférico dos ventos.
(D) ilhas de Calor, que estão impedindo a formação de barreiras naturais.
(E) aquecimento global, que está alterando o nível médio dos mares.

Questão 03 -  2019/1 - UERJ - 
O que compõe a Pegada? A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras, é uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar. O carbono é um dos componentes da Pegada Ecológica. 
Adaptado de wwf.org.br.
SCOTT e BORGMAN 
Adaptado de O Globo, 10/10/2017.
Tendo em vista a posição da maioria da comunidade científica, a situação retratada nos quadrinhos contribui diretamente para o agravamento do seguinte problema ambiental: 
(A) erosão dos solos 
(B) aquecimento global 
(C) contaminação lacustre 
(D) assoreamento dos rios

Questão 04 - CESGRANRIO - 2018 - Transpetro - Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelas iniciais em inglês — IPCC, o aumento da temperatura média global nos últimos anos deve-se principalmente às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), provocadas pelo homem. A esse aquecimento é dado o nome de
(A) aquecimento global antropogênico
(B) aquecimento global dos mares
(C) aquecimento global primário
(D) aquecimento global devido à variabilidade natural
(E) potencial de aquecimento global

Enem 2007 - Questão 05 - Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
A) situação descrita acima A enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
B) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.
C) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
D) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra. E evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

Questão 06 - COPESE - UFT - 2015 - Prefeitura Municipal de Porto Nacional - Analise as afirmativas em relação ao tema aquecimento global.
I. Refere-se ao incremento da retenção de calor na atmosfera, além do nível normal, provocando o aumento da temperatura média planetária.
II. O aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera pode provocar o aquecimento global.
III. As ações antrópicas não exercem influência no efeito estufa e no aquecimento global.
IV. O dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e o vapor d’água são gases de efeito estufa.
Indique a alternativa CORRETA.
(A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
(C) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 07 - UEMG 2009 - AQUECIMENTO GLOBAL
É o fenômeno responsável pelo aumento na temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, nas últimas décadas. Os poluentes do ar se acumulam na atmosfera, formando uma capa cada vez mais grossa, que ‘segura’ o calor do sol, causando o aquecimento do planeta. Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global:
A) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.
B) Desflorestamento e queimadas das áreas de matas.
C) Secas severas, que causam maior escassez de água.
D) Aumento do nível do mar, causando inundações costeiras.

Questão 08 - (Adaptada) UEMA - PAES 2010 - As consequências gerais do aquecimento global projetadas indicam que a mudança climática deverá alterar a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, podendo levá-los a uma mudança radical. Espera-se uma significativa perda e mudança na distribuição de biodiversidade [...] CAVANA, Daniel Dario. Aquecimento global: impacto e perspectivas no Brasil. São Paulo: DCL, 2008. p.13. 
Quais as mudanças climáticas previstas para o final deste século provocadas por esse aquecimento?
a) Diminuição dos mares, aumento de desertos; altas temperaturas e mudança nos padrões de pluviosidade.
b) Aumento de desertos, estabilização das temperaturas, diminuição das geleiras.
c) Elevação do nível dos mares, altas temperaturas e mudança nos padrões de pluviosidade.
d) Diminuição das geleiras, expansão das florestas tropicais e surgimento de novas terras emersas.
e) Elevação do nível dos mares, aumento das geleiras; altas temperaturas e mudança nos padrões de pluviosidade.

Questão 09 -UNIFOR 2011.1 - O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. Marque a opção que indica das fontes de produção de energia abaixo listadas a mais recomendável, cientificamente, para diminuição dos gases causadores do aquecimento global:
(A) Gasolina.
(B) Óleo diesel.
(C) Carvão mineral.
(D) Gás natural.
(E) Eólica.

Questão 10 - UNIFOR 2014.1 - Aquecimento global é a teoria apoiada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas ao qual se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que alegadamente se tem verificado nas décadas mais recentes com possibilidade de continuidade durante o corrente século. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
(A) O aumento nas temperaturas globais pode causar a redução no nível dos oceanos e mares.
(B) O aquecimento global aumentou nos últimos anos em razão do Protocolo de Kyoto, o qual consiste em um acordo que facilita a industrialização das nações emergentes.
(C) Como exemplo das mudanças climáticas, os cientistas apontam o aumento da camada de gelo nas regiões árticas nos meses de inverno no hemisfério setentrional.
(D) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que grande parte do aquecimento observado durante nos últimos anos decorre do efeito estufa.
(E) Diversos meteorologistas e climatólogos afirmam que o aumento da temperatura média se deve exclusivamente a causas naturais.

Questão 11 - CESGRANRIO - 2018 - TRANSPETRO - Técnico Ambiental Júnior -
Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, mais conhecido pelas iniciais em inglês — IPCC, o aumento da temperatura média global nos últimos anos deve-se principalmente às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs), provocadas pelo homem. A esse aquecimento é dado o nome de
(A) aquecimento global antropogênico
(B) aquecimento global dos mares
(C) aquecimento global primário
(D) aquecimento global devido à variabilidade natural
(E) potencial de aquecimento global

Questão 12 - VUNESP - 2014 - PM-SP - O impacto do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em (31/03/2014).
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140331 _ipcc_relatorio_dg.shtml. Adaptado) 
Um dos impactos mais conhecidos e temidos do aquecimento global é 
(A) a extinção da biodiversidade em áreas como o Saara devido ao aumento da temperatura. (B) o desaparecimento dos fenômenos La Niña e El Niño no oceano Atlântico.
(C) a diminuição de mares costeiros como o mar das Antilhas e o Mediterrâneo.
(D) o aumento de espécies aquáticas predadoras devido à alta temperatura das águas.
(E) a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - B
04 - A
05 - B
06 - C
07 - B
08 - C
09 - E
10 - D
11- A
12 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...