PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - COLTEC – UFMG 2019

Questão 22 - COLTEC – UFMG 2019 - Desde o início da década de 1970, já foram realizadas diversas conferências mundiais para tratar sobre a sustentabilidade socioambiental do planeta. Sobre essas conferências são feitas as seguintes afirmativas. 
I – Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, que ficou marcada pelo embate entre aqueles que defendiam o crescimento econômico a qualquer custo, e aqueles que defendiam a proteção do meio ambiente e a redução da emissão de gases poluentes. 
II – A Rio+10, ocorrida em Johannesburgo em 2002, apresentou poucos avanços, já que não houve grandes comprometimentos dos representantes dos governos presentes no evento. Destacam-se os avanços na área de energias renováveis. 
III – A Rio+20 ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro e teve como principais temas de debate e apresentação de propostas a convenção sobre diversidade biológica e a convenção sobre as mudanças climáticas. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) II e III. 
D) I, II e III.

Questão 23 - COLTEC – UFMG 2019 - Analise o infográfico abaixo.
Com base nas informações contidas no infográfico e nos seus conhecimentos sobre os movimentos migratórios do final do século XX, é INCORRETO afirmar que
A) Austrália e Nova Zelândia registraram, no período analisado, deslocamentos oriundos da Europa. B) os Estados Unidos da América continuam atraindo muitos migrantes, com destaque para mexicanos e europeus.
C) os principais deslocamentos de africanos são para os países da América do Sul, com destaque para a Argentina e Paraguai.
D) países como Espanha, França e Rússia apresentam um elevado percentual de imigrantes no total de suas populações.

Questão 24 - COLTEC – UFMG 2019 - Nas últimas décadas, a chamada bacia do Pacífico ganhou uma grande importância econômica e geopolítica, em função da acelerada ascensão econômica chinesa, cujo território está localizado na referida bacia. Em virtude disso, um conjunto de países dessa área tomaram a iniciativa de criar um grande bloco econômico na região, envolvendo mais de 10 países, procurando assegurar a competitividade comercial de todos. O bloco ao qual o texto acima faz referência é
A) Aliança do Pacífico.
B) Comunidade dos Estados Independentes.
C) Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
D) Parceria Transpacífico.

Questão 25 - COLTEC – UFMG 2019 - Observe as imagens a seguir.
Com base nas imagens, é INCORRETO afirmar que
A) ambas as imagens permitem verificar a transformação da paisagem no tempo, ou seja, a materialidade da transformação do espaço.
B) ambas as imagens representam a mesma avenida, porém, evidenciando as alterações provocadas a partir do trabalho.
C) é possível observar por meio das imagens a preocupação em conservar prédios históricos e monumentos.
D) ocorreu um aumento expressivo na ocupação do espaço, o que pode ser verificado pelo acréscimo na quantidade de arranha-céus.

Questão 26 - COLTEC – UFMG 2019 - Observe o bloco diagrama a seguir.
A partir da observação do bloco diagrama, é INCORRETO afirmar que
A) a maior parte da imagem corresponde a um vale e seus diversos usos.
B) ao norte da imagem, observa-se um conjunto de serras.
C) na parte oriental, nota-se o predomínio de florestas e áreas preservadas.
D) na porção ocidental, verifica-se a presença de indústria e plantações.

Questão 27 - COLTEC – UFMG 2019 - Observe a representação a seguir.
A respeito da questão curda, assinale a alternativa CORRETA.
A) A distribuição territorial dos curdos mostra uma característica comum em vários países, que é a existência de nações sem estado.
B) A partir de uma série de negociações no tribunal de Haia, na Holanda, o povo curdo conquistou sua independência em 2017.
C) A população curda se concentra territorialmente, sobretudo nos países de religião predominantemente hindu.
D) As relações diplomáticas entre os vários países com população curda consideram a existência desse povo e de suas necessidades.

GABARITO
22 - A
23 - C
24 - D
25 - C
26 - C
27 - A

Nenhum comentário: