sábado, 29 de dezembro de 2018

Exercícios de História sobre o Quilombo dos Palmares - com gabarito

Questão 01 - Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Luís Correia - PI - Professor de História -
No Brasil, o mais conhecido dos quilombos, local onde os escravos fugidos formavam seus núcleos de povoação, era Palmares, que se localizava na:
(A) Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.
(B) Serra da Saudade, atual estado de Minas Gerais.
(C) Serra do Capão, atual estado do Pará.
(D) Serra da Mantiqueira, atual estado de Mato Grosso.

Questão 02 - OBJETIVO - Simulado ENEM 2010 - No Brasil Colônia e até mesmo no Império, muitos escravos que conseguiam fugir organizavam quilombos. Destes, o Quilombo dos Palmares, surgido no século XVII, foi o mais célebre devido aos seguintes fatores:
I – A tenaz resistência de seus habitantes contra os diversos ataques empreendidos pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
II – A extensa área ocupada pelo quilombo e sua nume - rosa população, que fizeram dele um importante polo de agricultura e comércio com as regiões vizinhas.
III –A estrutura igualitária e autossuficiente instituída pelo primeiro líder, Zumbi, que se tornaria um modelo de organização imitado por diversos outros quilombos.
IV –O desaparecimento inexplicável de Zumbi, que reinou nos Palmares por mais de quarenta anos e cuja memória como herói nacional foi consagrada logo após a Abolição.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as proposições I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as proposições II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 03 - FATEC 2004 - Apesar das condições desfavoráveis e da grande vigilância por parte dos colonos portugueses, os negros escravos desenvolveram diferentes formas de resistência, entre as quais
a) a religião e a língua, que, por serem as mesmas em todo o continente africano, ajudaram na união dos negros em torno de seus deuses e seus costumes.
b) a formação de quilombos, uma tradição indígena incorporada pelos negros, sendo o mais famoso o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas.
c) o banzo, momento de euforia dos escravos, que se manifestava em festa ao som dos atabaques, causando grande temor aos brancos.
d) os quilombos, acampamentos organizados por grupos de escravos fugitivos, sendo o maior da América portuguesa o Quilombo dos Palmares, cujo primeiro grande chefe conhecido foi Ganga-Zumba.
e) os suicídios de escravos e os assassinatos de senhores, que foram a mais efetiva forma de resistência escrava, trazendo o fim da escravidão ainda no final do século XVIII.

Questão 04 - UNIOESTE 2008 - No Brasil, sempre houve escravos dispostos a resistir e fugir do cativeiro. Os quilombos foram uma forma de resistência dos escravos negros. Sobre o Quilombo dos Palmares, é INCORRETO afirmar:
(A) Surgiu, provavelmente, no início do século XVI, reunindo grande número de escravos fugidos de um engenho do norte da capitania da Bahia. 
(B) Resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase um século, vindo a sucumbir em 1695, pela ação do bandeirante Domingos Jorge Velho. 
(C) Os quilombolas viviam da caça, da pesca, da agricultura e das trocas realizadas com as populações vizinhas. 
(D) Localizado no interior da capitania de Pernambuco, ocupou uma área de cerca de 60 léguas e chegou a ter vários agrupamentos denominados mocambos. 
(E) Os senhores de engenho se sentiam ameaçados pelas incursões dos palmarianos para se proverem de armas, pólvora, ferramentas de trabalho, mulheres e até de escravos dos engenhos.

Questão 05 - IFBA 2017 - Integrado -
”Folga nego,
Branco não vem cá!
Se vié
Pau há de levá!”.
 (Do Folclore alagoano. Citado por Freitas, Décio, op.cit.,pág.27)
O quilombo dos Palmares representou um dos mais importantes movimentos de resistência dos negros contra a escravidão no Brasil. No período colonial, o surgimento de inúmeros quilombos relaciona-se ao fato de que:
A) a vivência nos quilombos significava a superação do tratamento hostil que recebiam no mundo escravo e a esperança de construção de uma sociedade baseada em relações sociais igualitárias.
B) muitos negros, mesmo tendo um sentimento de gratidão para com os senhores, nutriam a esperança de construir uma real experiência de liberdade .
C) os próprios senhores estimularam os agrupamentos de negros fugitivos, tendo em vista a construção de uma melhor interação social com a massa de escravos.
D) o quilombo dos Palmares ao buscar obter vantagens materiais com as elites locais perdeu seu caráter combativo, o que levou a sua destruição.
E) no interior do quilombo predominava uma estrutura de produção com base na propriedade privada da terra e dos instrumentos de trabalho, o que revelava a existência de uma sociedade de privilégios.

Questão 06 - Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura Municipal De Paes Landim - PI - Professor de História -
Em conformidade com a lei que trata da História e Cultura Afro-Brasileira, o calendário escolar deve incluir o dia 20 de novembro como uma data comemorativa em alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O que se deve comemorar, concretamente, nessa data, segundo o art. 79-B da LDB 1996?
(A) O Dia Internacional da Consciência Negra.
(B) O feriado estadual maranhense da Consciência Negra.
(C) O Dia Nacional da Consciência Negra.
(D) O Dia Nacional Pro-Abolicionismo.

Questão 07 - UNICAMP 2003 - 2ª Fase - Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o início do século XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o quilombo de Palmares?
b) Além de realizar ataques a quilombos, que outros interesses tinham os paulistas em suas expedições pelos sertões?
c) Explique por que o dia da morte de Zumbi é considerado o “dia nacional da consciência negra”

Questão 08 - FUVEST 1996 - Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque:
a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.
b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.
c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.
d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.
e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês.

Questão 09 - CESPE - 2012 - PM-AL - No século XVII, no atual território do estado de Alagoas, ocorreu a maior revolta de escravos realizada no Brasil e que se tornou célebre pela capacidade de estruturar economicamente a comunidade de libertos e de resistir ao cerco dos senhores e das autoridades. Esse importante fato histórico corresponde
a) à Revolta de Penedo, cujo líder foi Duarte Coelho.
b) à Revolta dos Emboabas, sob a liderança Caramuru.
c) ao surgimento do Quilombo de Trindade, cujo líder foi Arariboia.
d) à Revolta dos Malês, cujo líder foi Ganga.
e) ao surgimento do Quilombo dos Palmares, cujo líder foi Zumbi.

Questão 10 - UNIRIO 1995 - Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos:
a) "Quilombo dos Palmares" que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.
b) a relativa independência dos núcleos populacionais interioranos, surgidos da expansão bandeirante.
c) a Revolta do Rio de Janeiro, que representou o primeiro movimento de caráter emancipacionista da história colonial com conteúdo doutrinário definido.
d) a Revolta de Beckmam, no Maranhão, que expressou uma reação dos comerciantes locais, ligados ao tráfico negreiro contra a política abolicionista da Coroa.
e) as Guerras dos Emboabas e dos Mascates, que reagiram contra a opressão fiscal da metrópole na exploração do ouro.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - D
04 - A
05 - A
06 - C
07 - Resposta: 
a) Palmares foi o maior e mais duradouro quilombo de escravos durante o período colonial. Mais que um simples reduto de escravos fugitivos, Palmares possuía uma organização política e militar envolvendo diversos mocambos (Macaco era o mais importante deles), que se espalhavam pela Serra da Barriga (no atual estado de Alagoas). Constituía uma sociedade fortemente hierarquizada, cuja economia estava baseada na agricultura de subsistência e em trocas realizadas com povoações e fazendas vizinhas. Palmares cresceu muito durante a ocupação holandesa e resistiu a diversas expedições organizadas pelas autoridades coloniais.

b) No século XVII, as expedições organizadas pelos paulistas visavam, especialmente, aprisionar índios para serem utilizados como mão-de-obra nas fazendas e engenhos, e buscar metais e pedras preciosas. Havia também expedições para combater grupos indígenas que atacavam fazendas e povoações, e outras que buscavam drogas do sertão comercializáveis ou procuravam novos caminhos para o comércio com regiões interioranas e próximas à bacia do Prata. Muitas vezes estes objetivos apareciam mesclados e as saídas para o sertão podiam ser organizadas tanto por iniciativas particulares quanto pelas autoridades coloniais.

c) Zumbi foi um dos últimos líderes do quilombo de Palmares a morrer, resistindo às expedições enviadas à região. Tornou-se um símbolo da resistência negra na luta contra a escravidão, ganhando grande destaque no movimento negro brasileiro, que se mobilizou para que o dia de sua morte fosse considerado um marco na luta contra a opressão e a discriminação racial.

08 - C
09 - E
10 - A

Nenhum comentário: