domingo, 30 de dezembro de 2018

Exercícios de História sobre o Movimento dos Direitos Civis - com gabarito

Questão 01 - Prefeitura Municipal de Palmas- SEMED - (História) - 2013 - “As mobilizações atingiram seu ápice em 1963: de junho a agosto, o Departamento de Justiça documentou mais de 1412 manifestações distintas; em uma semana de junho, mais de 15 mil americanos foram presos por conta de protestos em 186 cidades. Em agosto de 1963, uma passeata conhecida como Marcha de Washington trouxe até a capital 200 mil manifestantes para ouvir Luther King em seu famoso discurso Eu tenho um sonho”. 
PURDY, Sean. “Os EUA no século XX”. Em: História dos Estados Unidos. São Paulo: Editora Contexto, 2007, p. 244. 
O texto acima descreve o movimento político conhecido como: 
(A) Movimento por Direitos Políticos. 
(B) Movimento por Direitos Humanos. 
(C) Movimentos pelos Direitos do Homem de Cor. 
(D) Movimento por Direitos Civis.  

Questão 02 - UERJ - Simulado II - 2019 - A terceira segunda-feira de janeiro é o dia oficial para recordação de um dos mais famosos líderes na luta pelos direitos civis, pelos direitos humanos e pela paz: Martin Luther King. Em sua criação, em 1986, um número limitado de estados da federação norte-americana adotou o feriado. Na Carolina do Norte e na Carolina do Sul, por exemplo, houve objeções. Somente no ano de 2000, o feriado passou a vigorar em todo o país.
Adaptado de usafederalholidays.com. 
O estabelecimento de feriados nacionais é uma decisão política e se relaciona com as particularidades históricas e culturais das sociedades. No caso norte-americano, a não adoção do dia de Martin Luther King em todos os estados da federação, desde a criação do feriado, está associada ao seguinte aspecto:
(A) conflitos da disputa partidária 
(B) heranças da segregação racial 
(C) limitações da ordem democrática 
(D) tradições do puritanismo religioso


Questão 03 - FATEC 2016 - Ao longo da história, os Jogos Olímpicos serviram como cenário para diversas manifestações, individuais ou coletivas, de cunho político.
Acesso em: 14.11.2015.
Esta imagem retrata os velocistas afro-americanos Tommie Smith e John Carlos, em um momento emblemático da história das olimpíadas modernas, ocorrido nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. De acordo com o contexto histórico da imagem apresentada, é correto afirmar que os atletas 
a) participaram de uma grande manifestação contra a política racial do apartheid, na África do Sul. 
b) prestaram homenagem aos onze desportistas israelenses assassinados por terroristas palestinos. 
c) fizeram a saudação dos Panteras Negras, grupo que lutava pelos direitos civis dos negros estadunidenses. 
d) protestaram contra a política nazista de Adolf Hitler, que assistiu à competição em uma das tribunas do estádio. 

e) participaram do maior boicote da história dos Jogos Olímpicos, liderados pelos Estados Unidos, contra a União Soviética.

Questão 04 - UFPR 2018 - Leia o seguinte excerto da intelectual e ativista Angela Davis:
A prova das forças acumuladas que as mulheres negras forjaram por meio de trabalho, trabalho e mais trabalho pode ser encontrada nas contribuições de muitas líderes importantes que surgiram no interior da comunidade negra. Harriet Tubman, Sojourner Truth, Ida Wells e Rosa Parks não são mulheres negras excepcionais, na medida em que são epítomes da condição da mulher negra. As mulheres negras, entretanto, pagaram um preço alto pelas forças que adquiriram e pela relativa independência de que gozavam. Embora raramente tenham sido “apenas donas de casa”, elas sempre realizaram tarefas domésticas.
(DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 5253-5259 [kindle edition].) 
A respeito do movimento dos Direitos Civis nos EUA, considere as seguintes afirmativas: 
1. A célebre Marcha sobre Washington para o Trabalho e Liberdade de 1963 foi marcada pela participação importante de mulheres negras com um discurso que privilegiava o papel dos negros em relação aos brancos. 
2. A participação feminina nas marchas, boicotes e manifestações de rua que marcaram a década de 1960 nos EUA teve como demanda principal a igualdade de gênero. 
3. Rosa Parks aparece no excerto acima graças a duas questões. A primeira, pelo fato de ser uma mulher comum negra, que tinha a sua dupla atribuição de trabalho. A segunda, especificamente por ocupar esse papel é que seu ato de desobediência civil foi mais impactante que o de outras lideranças. 4. A relativa independência das mulheres negras provém de problemas da condição de risco em que viviam seus companheiros homens, uma vez que era muito comum o fato de eles serem encarcerados ou sofrerem outros tipos de violência. Nesse sentido, a independência das mulheres negras nos EUA era sintoma da desigualdade entre negros e brancos.
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 05 - ENEM 2012 - Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. 
(KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 – Adaptado) 
O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam
a) a conquista de direitos civis para a população negra. 
b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. 
c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. 
d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho. 
e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

Questão 06 - FAMERP 2019 - A afirmação de que “o fim da escravidão em 1865 não significou o fim do racismo ou da violência contra os negros” pode ser exemplificada 
a) pela conquista da paridade salarial entre trabalhadores negros e brancos somente no início do século XX e pelas denúncias de racismo ainda hoje. 
b) pelo alistamento obrigatório de negros na Primeira Guerra Mundial e pela proibição de práticas segrega - cionistas somente após esse conflito. 
c) pelo surgimento, no século XIX, de sociedades racistas e pelas lutas dos negros, na segunda metade do século XX, pela obtenção de direitos civis. 
d) pela existência, no século XIX, de calçadas exclusivas para os brancos e pela aprovação legal, somente no início do século XX, da igualdade no tratamento racial. 
e) pela persistência, até a Segunda Guerra, de formas de trabalho análogas à escravidão e pela restrição legal à contratação de negros, ainda hoje, nas grandes empresas.

Questão 07 - UNICAMP 2018 - 1ª fase - A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norteamericanos), no pódio dos 200 metros rasos das Olimpíadas de 1968, no México. 
(Disponível em http://www.gettyimages.co.uk/detail/news-photo/the-americansprinters-tommie-smith-john-carlos-and-peter-news-photo/186173327#theamerican-sprinters-tommie-smithjohn-carlos-and-peter-norman-the-pictureid186173327. Acessado em 01/08/2017.) 
Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta. 
a) A fotografia registra o ato de resistência de atletas negros que defendiam as propostas de Martin Luther King e a ação pacifista como caminho para a constituição da igualdade racial. 
b) A fotografia registra a manifestação política de três atletas que defendiam a Nação Islã e a implementação da Ku Klux Klan em todo o território nacional. 
c) A fotografia registra a manifestação de atletas defensores dos Panteras Negras e das ações violentas, se necessárias, para a conquista da igualdade racial. 
d) A fotografia registra a resistência de atletas e do Comitê Olímpico Internacional, que combatiam o sistema de discriminação racial existente nos Estados Unidos da América.

Questão 08 - UERJ 2º Exame de Qualificação 2013  - 
O ônibus da história 
Rosa Parks.
Em 1º de dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks recusou-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus municipal de Montgomery, no Alabama, conforme determinavam as leis do estado. Informada pelo motorista que acabaria presa, a mulher preferiu ser levada para a cadeia - e, posteriormente, a julgamento. Sua condenação pelo júri levou à formação da Montgomery Improvement Association. A presidência da entidade foi entregue ao pastor Martin Luther King. No dia da condenação de Rosa Parks, King discursou para uma multidão reunida diante da Igreja Batista da Rua Holt: “Quero assegurar a todos que trabalharemos para fazer prevalecer a justiça nos ônibus da cidade. Se estivermos errados, a Suprema Corte desta nação está errada. Se estivermos errados, a Constituição dos Estados Unidos está errada. Se estivermos errados, Deus Todo-Poderoso está errado”. Adaptado de vejaabril.com.br.

Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com: 
(A) unificação das leis estaduais 
(B) expansão da igualdade social 
(C) regulação de causas trabalhistas 
(D) universalização dos direitos civis

Questão 09 - Albert Einstein (Medicina) - 2018 - “Com o recrudescimento das questões raciais e da vio - lên cia contra os negros por organizações racistas como Klu Klux Klan, surgiram lideranças negras que enfren ta - ram as questões dos direitos civis e reagiram contra a violência policial. [...] Martin Luther King e Malcolm X, entre outros, tornaram-se essa voz e, atuando de formas di fe ren tes, foram ambos revolucionários em suas ações em prol da causa dos negros e dos direitos civis nos EUA. Ape nas as balas, os pararam. (...)”
https://anos60.wordpress.com/2008/02/04/direitos-civisnos-euablack-power/ Acesso em: 03/11/2017 
Sobre as estratégias utilizadas por esses líderes é CORRETO afirmar que elas eram: 
a) análogas, em razão das formas variadas de luta, que iam desde a união entre brancos e negros nos movimentos de rua, até ações para o convencimento de grupos de congressistas brancos, capazes de defender os direitos constitucionais dos negros. 
b) complementares, na medida em que as ações de Martin Luther King buscavam apaziguar os negros depois do enfrentamento nos movimentos de rua liderados por Malcolm X, e permitiam as mudanças constitucionais necessárias. 
c) divergentes pois, enquanto Martin Luther King pregava a convivência entre brancos e negros e o pacifismo, com base em princípios cristãos, Malcolm X incitava a luta aberta dos negros contra os brancos, orientado por uma forte espiritualidade muçulmana. 
d) convergentes, já que partiam do princípio da não - violência e apenas interferiam no andamento dos processos constitucionais através da representação de congressistas negros e, eventualmente, de senadores brancos democratas.

Questão 10 - ENEM 2018

Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a) 
a) impacto do medo da corrida armamentista. 
b) democratização do acesso à escola pública. c) preconceito de gênero no transporte coletivo. 
d) deflagração do movimento por igualdade civil. 
e) eclosão da rebeldia no comportamento juvenil.

Questão 11 - PUC-SP 2017 - “Pobreza, discriminação, segregação, linchamento e violência policial — tudo isso caracterizava a vida dos negros dos Estados Unidos nos anos 50. Aproveitando as mensagens de liberdade e prosperidade do discurso oficial e apoiados por seus aliados brancos, negros de todo o país, tanto dos estados outrora escravistas do sul quanto dos do norte, construíram o mais importante movimento da história dos Estados Unidos, o 'Movimento por Direitos Civis'. Conferindo à palavra 'liberdade' um novo sentido de igualdade e reconhecimento de direitos e oportunidades, conseguiram mudar as relações raciais, políticas e sociais nos Estados Unidos, inspirando outros americanos a lutar pelos seus direitos.” Sean Purdy. “O outro sonho americano”. In: História Viva, nº 54, abril de 2008. 
Entre as vertentes que compuseram o movimento citado no texto, é correto citar
(A) a mobilização pacifista contra a Guerra do Vietnã e a luta de Malcolm X pela conversão dos negros ao catolicismo.
(B) o princípio da resistência não violenta de Martin Luther King e a proposta de ação direta de autodefesa de Malcolm X.
(C) a defesa da plena harmonia entre brancos e negros dos Panteras Negras e o projeto de evangelização dos negros de Martin Luther King.
(D) o esforço de prestar assistência às comunidades que os Panteras Negras oprimiam e a rejeição das políticas segregacionistas pela Ku Klux Klan.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - C
05 - A
06 - C
07 - C
08 - D
09 - C
10 - D
11 - B

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