segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2015.2 - IFRR

Questão 36 - IFRR 2015.2 - Rei da Jordânia esteve em Roraima 
Rei Abdullah II veio ao Brasil conhecer a Amazônia 
O rei Abdullah II da Jordânia esteve nesta segunda-feira (29) no estado de Roraima. Ele veio fazer uma visita para conhecer a Amazônia e está acompanhado de 15 pessoas. Jordânia é um reino árabe no Oriente Médio, na margem leste do rio Jordão. Embora o sistema político do país seja o de uma monarquia constitucional, o rei detém amplos poderes executivos e legislativos. A Jordânia é classificada como um país de "alto desenvolvimento humano" no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014, feito pelas Nações Unidas. 
Adaptado, Folha Web, 29/06/15. Disponível em:< http://www.folhabv.com.br/noticia/Reida-Jordania-esteve-em-Roraima/7992>. 

O país Jordânia está localizado no continente: 
(A)Americano 
(B) Europeu 
(C) Asiático 
(D)Africano 
(E) Antártico

Questão 37 - IFRR 2015.2 - Sobre Roraima é correto afirmar: 
I. O estado de Roraima ocupa uma área de 225.116 km², equivalente a 5,84% da Região Norte e 2,64% do território brasileiro e possui um total de 1.922 km de fronteiras internacionais. Limita-se a norte e a noroeste com a República Cooperativista da Guiana perfazendo uma extensão de 958 km, ao norte e leste com a República Bolivariana da Venezuela, num total de 964 km. 
II. Possui uma diversidade fisionômica, com predomínio de florestas, e, em menor proporção as savanas ou campos cerrados que localizados nas partes leste e centro-nordeste, perfazem um total de 17% da área do Estado. 
III. A bacia hidrográfica de Roraima tem como rio principal o Branco, sendo este o afluente mais importante da margem esquerda do Rio Negro. Possui extensão de 581 km a partir da confluência dos rios Uraricoera e Tacutu, o regime fluviométrico da calha principal do rio é influenciado pelo regime pluviométrico. 

Assinale a alternativa correta. 
(A)I, II e III. 
(B) I e II. 
(C) I e III. 
(D)II e III. 
(E) Apenas a opção I.

Questão 38 - IFRR 2015.2 - Monte Roraima, RR 
Sentinela de Macunaíma 
O MONTE RORAIMA, ponto de fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana, com altitude em 2.734 metros, constitui característica feição morfológica em forma de mesa, também chamada tepuy na línguagem indígena Macuxi local. Suas escarpas verticais com mais de 500 metros de altura, da base ao topo, são formadas por arenitos com quase 2 bilhões de anos. (REIS, Nelson Joaquim, 2009, p. 1). 
(A) O Monte Roraima constitui uma bacia sedimentar de idade paleoproterozóica do Escudo das Guianas, norte do Cráton Amazônico. 
(B) O Monte Roraima é um dobramento moderno de idade cenozóica (período Terciário) do Escudo das Guianas, norte do Cráton Amazônico. 
(C) O Monte Roraima é um planalto cristalino de idade mesozóica dos Planaltos Residuais Norte Amazônicos. 
(D) O Monte Roraima constitui um escudo cristalino de idade paleoproterozóica do Escudo Amazônico. 
(E) O Monte Roraima constitui uma bacia sedimentar de idade paleocarbonífera do Escudo das Guianas, norte do Cráton Amazônico.

Questão 39 - IFRR 2015.2 - Energias renováveis contra o aquecimento global 
O aquecimento do planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele trará consequências catastróficas para a biodiversidade e para o ser humano. É por isso que o Greenpeace trabalha para pressionar governos e empresas a diminuir as emissões de gases de efeito estufa o mais rápido possível. Por isso pedimos que eles deixem de lado o carvão e o petróleo e invistam em fontes renováveis de energia, conservem suas florestas, repensem práticas agropecuárias, invistam em mobilidade e protejam seus oceanos. Essa é uma estratégia não só para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas para consolidar um crescimento econômico baseado em tecnologias que não prejudicam o planeta. 
Disponível em: < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-eEnergia/?gclid=CNa91M-9tsYCFUQvgQodUYwDXA> 

São exemplos de fontes de energia renováveis: 
(A)Geotermal, nuclear e solar; 
(B) Maremotriz, solar e eólica; 
(C) Geotermal, maremotriz e carbonífera; 
(D)Nuclear, carbonífera e hidraúlica; 
(E) Carbonífera, nuclear, eólica.

Questão 40 - IFRR 2015.2 - [...] fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Disponível em: http://enos.cptec.inpe.br/ 

A definição acima se refere: 
(A)Ilhas urbanas de calor; 
(B) Inversão térmica; 
(C) Aquecimento global; 
(D)El Niño; 
(E) La Niña.

Questão 41 - IFRR 2015.2 - Observe o mapa a seguir.
(A)Roraima limita-se a sudeste com o Estado do Amazonas. 
(B) Ao sul e a oeste Roraima limita-se com o Amazonas e a Venezuela, respectivamente. 
(C)Roraima é o estado mais meridional do Brasil. 
(D) O ponto extremo setentrional do Brasil, o Monte Caburaí está localizado no noroeste de Roraima. 
(E) Quanto à localização geográfica o estado de Roraima possui a maior parte de suas terras no hemisfério norte.

Questão 42 - IFRR 2015.2 - O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições. Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-relevo.htm

São classificados como agentes endógenos ou internos responsáveis pela formação do relevo terrestre: 
(A)Tectonismo, erosão eólica e tsunamis. 
(B) Erosão marinha, erosão eólica e erosão fluvial. 
(C)Tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo. 
(D)Vulcanismo, erosão glacial e erosão pluvial. 
(E) Movimento gravitacional de massa, laterização e erosão laminar.

GABARITO
36 - C
37 - D
38 - A
39 - B
40 - D
41 - B
42 - C

Nenhum comentário: