segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Exercícios de História sobre o Apartheid - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - Sobre o regime do Apartheid, oficialmente estabelecido em 1948, considere as seguintes afirmações:
I. Trata-se de uma política de segregação racial que estabeleceu leis que classificavam e separavam os grupos étnicos sul-africanos.
II. Estabeleceu os bantustões, verdadeiros Estados étnicos, e as townships, condomínios de luxo, exclusivos, respectivamente, aos negros e aos brancos.
III. Foi abolido apenas em 1994, com a chegada do reformista Frederik de Klerk à presidência da África do Sul e com a libertação de Nelson Mandela.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas. 
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III

Questão 02 - UFU - 2015/2 - A partir de 1948, o Partido Nacional, no poder na África do Sul, entregou- -se à tarefa de transformar a separação em bases raciais — já existente na sociedade sul-africana — num complexo sistema legal e no fundamento real do Estado. Essencialmente preocupado em frear e impedir a vinda dos negros para as cidades, o governo branco iniciou a montagem do apartheid (apart- -heid, “desenvolvimento separado”). LOPES, Marta Maria. O apartheid. São Paulo: Atual, 1990, p. 41. (Adaptado).
O apartheid, cujo desmantelamento contou com a histórica liderança de Nelson Mandela, estava originalmente relacionado
A) à política expansionista da África do Sul, no início do século XX, o que levou as potências estrangeiras a intervirem no país, instaurando o apartheid.
B) à luta dos escravos contra os senhores ingleses, que formavam a maioria da população sul-africana.
C) à divisão territorial da África do Sul, no pós-guerra, que foi apoiada pelas maiores potências capitalistas, interessadas nos lucros da atividade mineradora.
D) às disputas imperialistas entre holandeses e ingleses, culminando na chamada Guerra dos Bôeres no final do século XIX.

Questão 03 - FUVEST 2019 - 1ª Fase - Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela. Esse acontecimento esportivo
(A) é um dos marcos do fim do Apartheid, devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a África do Sul. 
(B) tornou‐se uma das justificativas para o veto à participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da presença de atletas brancos.
(C) permitiu a vitória eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo nacionalismo sul‐africano.
(D) desencadeou uma série de conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas da seleção sul‐africana.
(E) foi realizado graças a um esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por isso, com o prêmio Nobel da Paz.

Questão 04 - FUVEST 2003 - Transferência – Por "apartheid" entende-se
a) o movimento pelos direitos civis dos afrodescendentes norteamericanos;
b) o sistema de "reservas indígenas" implantado nos EUA;
c) o sistema oficial de segregação racial da África do Sul; 
d) a divisão da África entre a Inglaterra e a França no final do século XIX;
e) a segregação das populações africanas na Inglaterra.
Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.

Questão 05 - CESPE - 2010 - DPU - Em 11 de janeiro de 1990, Nelson Mandela era libertado da prisão depois de quase três décadas encarcerado. Sua libertação foi o primeiro passo no processo de fim do apartheid, brutal regime de segregação racial que vigeu até 1994 na África do Sul. Considerando os graves problemas sociais sul-africanos que ainda persistem na era pós-apartheid, assinale a opção correta.
A) Parcela significativa da população se ressente do governo ditatorial e exclusivo da etnia xhosa que se instalou no poder depois do apartheid.
B) A política interna do país se encontra fragmentada desde 1994, sem que nenhum partido tenha conseguido assumir a hegemonia política.
C) A desigualdade entre brancos e negros é muito alta, com quase metade dos negros vivendo abaixo da linha de pobreza.
D) A reforma agrária realizada na década passada descontentou os fazendeiros brancos que foram expulsos de suas terras.
E) A hiperinflação, que atingiu o país durante a década passada, foi responsável pela fragilização da economia local.

Questão 06 - IF-PA - 2015 - Durante a Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul, em 2010, os holofotes estavam voltados, também, para as tensas questões raciais, mas que foram momentaneamente abafadas. Em relação ao regime do Apartheid, vigente na África do Sul entre 1948 e 1994, identifique a alternativa correta:
I - No tempo presente ainda ocorrem casos de racismo na África do Sul, mesmo após a oficialização do fim do Apartheid;
II - Foi criado pelo Partido Nacional, em 1948, partido que possuía componentes brancos descendentes de holandeses, antigos colonizadores, e que defendia uma severa segregação racial entre brancos e negros.
III - O Congresso Nacional Africano (CNA), sob a liderança de Nelson Mandela, atuou de forma armada e, posteriormente, pacífica contra o regime;
A) Somente a I correta;
B) II e III corretas.
C) Todas estão corretas;
D) II e III incorretas;
E) Somente a III incorreta;

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - A
04 - C
05 - C
06 - C

Nenhum comentário: