PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre o Acordo de Paris - com gabarito

Questão 01 - FMJ 2018 - A China e a União Europeia preparam um comunicado conjunto reforçando o compromisso com o Acordo de Paris, numa resposta à saída dos EUA do pacto. No documento, Pequim e Bruxelas — com apoio de todos os 28 países membros do bloco — se comprometem com a implementação total do acordo. (http://oglobo.globo.com. Adaptado.) 
O Acordo de Paris, desestabilizado pela saída norte-americana, tem como um de seus compromissos 
(A) a suspensão de metas de despoluição para os países emergentes. 
(B) a realização de investimentos na prospecção de novos campos de petróleo. 
(C) a transição para a utilização em grande escala de energias limpas. 
(D) a redução de empecilhos à circulação de pessoas em regiões de fronteira. 
(E) o estímulo à livre-concorrência no mercado global de produtos e serviços.

Questão 02 - FGV 2018

Na Conferência sobre o Clima, realizada em Paris, 195 países adotaram o primeiro acordo universal e juridicamente vinculante sobre o clima mundial. Assinale a afirmação que NÃO apresenta corretamente uma posição a respeito do Acordo de Paris. 
a) A China, um dos maiores emissores de poluentes, aderiu ao acordo, apostando em soluções multilaterais para problemas globais, como os energéticos e climáticos. 
b) Os Estados Unidos anunciaram sua retirada do acordo, mas numerosos estados norte-americanos declararam a intenção de manter as orientações de Paris sobre o clima. 
c) A Rússia aliou-se à posição norte-americana e divulgou sua saída do acordo, alegando a necessidade de preservar as vagas de trabalho no setor extrativista russo. 
d) O Irã manteve-se signatário do acordo, defendendo que sua manutenção é importante para minimizar os impactos regionais das mudanças climáticas, como o aumento das secas e das tempestades de areia. 
e) A União Europeia reafirmou o empenho em subscrever o acordo, sem renegociar seus termos, mantendo, inclusive, as cláusulas de financiamento da luta contra as alterações climáticas.

Questão 03 - MACKENZIE 2018 - Leia o trecho de reportagem e analise as proposições a seguir. 
TRUMP ANUNCIA SAÍDA DOS EUA DO ACORDO DE PARIS EM PROL DA ECONOMIA 

O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta (1º), a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris, compromisso firmado por 195 países em 2015. Com a saída, os norte-americanos aprofundam o atrito com seus aliados do Ocidente e se juntam à Síria e Nicarágua como os únicos países fora do Acordo. https://noticias.uol.com.br – 01/06/2017. 
I. O Acordo de Paris é uma iniciativa que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança climática. 
II. Um dos argumentos utilizados por Trump, ao fazer o anúncio mencionado na reportagem, é que o Acordo de Paris oferece a outros países uma vantagem injusta sobre a indústria americana, destruindo empregos nos EUA. 
III. O Brasil, por meio de documento oficial, se comprometeu a reduzir em 10% suas emissões de gases estufa até 2030 (em relação ao montante registrado em 2017) e em 15% até 2050. 
IV. Considerado o país que mais emite poluentes na atualidade, os Estados Unidos adotam postura inversa à de 1997, quando ratificaram o Protocolo de Kyoto É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) III e IV, apenas. 
e) II, III e IV, apenas.

Questão 04 - UNICAMP 2018 - Em junho de 2017, o governo dos Estados Unidos da América (EUA) se retirou do “Acordo de Paris”, assinado em 2015 por 195 países. Sobre as medidas previstas no Acordo para a redução da emissão de gases do efeito estufa, e o motivo da saída dos Estados Unidos do referido acordo, é correto afirmar que 
a) são medidas deliberativas e os países signatários pagarão multas pelo descumprimento das metas; os EUA não aceitam o papel da ONU na função de agente fiscalizador. 
b) são medidas propositivas e os países signatários deverão definir metas para os próximos anos; os EUA não concordam com o controle externo sobre suas fontes poluidoras. 
c) são medidas restritivas e os países signatários sofrerão punições políticas e econômicas se não atingirem as metas; os EUA não aprovam a presença da Rússia no acordo. 
d) são medidas normativas e os países signatários deverão definir as estratégias a serem adotadas; os EUA não aceitam assumir as mesmas responsabilidades da Índia, o maior poluidor do planeta.

Questão 05 - UNIMEP - 2017 - II - Pesquisadores ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) fizeram a primeira projeção integrada das emissões de gases causadores do aquecimento global para as próximas décadas. O Brasil é signatário do Acordo de Paris, mais abrangente tratado intergovernamental sobre mudança climática criado até agora. Pelo acordo, negociado em 2015, o governo brasileiro se comprometeu a reduzir as emissões nacionais de gases-estufa em 37% e 43% em 2025 e 2030, respectivamente. Para o MCTIC, garantir que só ocorra, na Amazônia, o desmatamento permitido por lei, bem como reduzir em 40% o desflorestamento em biomas como o Pantanal e a Caatinga seriam ações impactantes para o total das emissões brasileiras. Também se colocam como medidas para esse fim EXCETO 
a) plantar mais árvores uma vez que cada hectare de floresta nova consome até 200 toneladas de carbono. 
b) diminuir o índice de queimadas. 
c) aumentar a eficiência da pecuária nacional, hoje muito extensiva (com poucos animais por área). 
d) desestimular a multiplicação de algas e plâncton por capturarem muito pouco CO2 do ar. 
e) usar fontes de energia alternativas, tais como a hidrelétrica, a eólica, a solar, a nuclear e a maremotriz.

Questão 06 - FPP 2018 - O início do ano de 2017 ficou marcado pela iniciativa do presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar a participação de seu país no Acordo de Paris, assinado por seu antecessor, Barack Obama, em 2015. Ambientalistas e líderes de outras nações se mostraram bastante preocupados em virtude dessa ação, pois temem que as metas estabelecidas não sejam alcançadas e, dessa forma, não ocorra a redução necessária do aquecimento global. O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é acentuado em virtude da liberação de gases derivados da queima de combustíveis, especialmente dos combustíveis fósseis. O mais conhecido gás estufa é o dióxido de carbono. A respeito da estrutura e reações dessa substância, percebe-se que 
A) é um óxido ácido que pode reagir com a água da umidade relativa do ar, formando ácido carbônico e gerando um outro problema ambiental: a chuva ácida. 
B) por ser um gás mais leve do que os que constituem a atmosfera, O2 e N2, expande-se facilmente, não se acumulando próximo da superfície. 
C) o CO2 é uma molécula apolar que possui o átomo de carbono com geometria trigonal plana. 
D) as moléculas de CO2 interagem fortemente com as moléculas de H2O por meio das pontes de hidrogênio. 
E) na combustão do metano, há uma variação de seis unidades no número de oxidação do carbono quando se forma o dióxido de carbono.

Questão 07 - ATENAS 2017
O presidente do Instituto Grantham de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente - e autor do Relatório Stern sobre a Economia das Mudanças Climáticas - Nicholas Stern elogiou o acordo proposto na COP- 21 como um "momento histórico" para as gerações futuras. Ele disse em um comunicado: "O acordo de Paris é um ponto de virada na luta mundial contra as mudanças climáticas que ameaçam a prosperidade e o bem-estar entre os países ricos e pobres. O acordo cria enormes oportunidades para que os países comecem a acelerar o caminho para um desenvolvimento econômico de baixo carbono e o crescimento." Diponivel: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/cop-21-divulgaacordo-historico-pelo-clima acesso em 07/06/20016

Em 12 de dezembro de 2015, representantes de 190 países assinaram um acordo em Paris, que visa diminuir o aquecimento global no planeta. O documento aprovado reconhece as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases do efeito estufa, entre elas o aquecimento da temperatura do planeta. O principal objetivo do acordo é: Marque a alternativa CORRETA. 
a) limitar o aumento do aquecimento global em, no máximo, 2°C (a referência é a temperatura média do período pré-industrial). 
b) limitar o crescimento econômico de países subdesenvolvidos a fim de controlar o aumento da temperatura atmosférica. 
c) intensificar as desigualdades entre nações ricas e pobres, promovendo o aumento das atividades industriais nos países periféricos. 
d) promover o chamado “Crescimento Zero” com objetivo de evitar as consequências nocivas futuras das mudanças climáticas para o planeta. e) que cada país apresente resultados impostos pela COP-21, de acordo com o seu nível de desenvolvimento para formar uma base de redução de emissões poluentes e para enfraquecer a resiliência climática.

Questão 08 - UFGD 2018 - Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada no final do ano de 2015 em Paris, os países participantes, dentre eles o Brasil, assinaram o “Acordo de Paris”, um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Qual é o principal objetivo do referido acordo? 
(A) Permitir que os países desenvolvidos mantenham sua matriz energética baseada em combustíveis fósseis, em detrimento da necessidade de contenção da emissão de gases do efeito estufa. 
(B) Propor alternativas para a diminuição do aquecimento global, mantendo, no entanto, os atuais índices de emissão de gases do efeito estufa, pois a diminuição das emissões acarretaria sérios prejuízos à economia global. 
(C) Estabelecer territórios em regiões pouco povoadas no planeta, para refúgio das populações humanas vítimas de problemas resultantes do aquecimento global, como o alagamento de regiões costeiras, por exemplo. 
(D) Reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável. 
(E) Criar estratégias globais para o desenvolvimento humano sustentável baseado na tese do “crescimento econômico zero”.

Questão 09 - Albert Einstein 2018 - Sobre o Acordo de Paris sobre o clima, assinado em 2015, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos daquele acordo. 
a) Os 195 países que assinaram o acordo se com prometeram a reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. 
b) O compromisso firmado entre os países signatários é de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. 
c) O acordo prevê o aumento da capacidade de adaptação dos países aos impactos das alterações climáticas de forma que não ameacem a produção de alimentos. 
d) Devem atingir um pico global das emissões de gases de efeito estufa o mais lentamente possível, de forma a realizar reduções rápidas na segunda metade deste século.

Questão 10 - IESES - 2018 - TJ-AM - O segundo maior poluidor do planeta, os EUA, abandonaram em junho de 2017, o acordo climático que estabelece metas de redução das emissões de gases do efeito estufa. O texto acima se refere a que acordo climático.
a) Acordo climático de Paris.
b) Acordo climático de Berlin.
c) Protocolo de Kyoto.
d) Declaração de Copenhague.

Questão 14 - PISM Módulo III / Humanas - UFJF 2019O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, no início de junho de 2017, que os Estados Unidos abandonarão o Acordo de Paris, sob o pretexto de que o pacto climático é “desvantajoso" para os interesses da economia dos Estados Unidos. O Acordo de Paris foi assinado em 2015, na capital francesa, por 195 de 197 países (as exceções são Síria e Nicarágua), na Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas. (Texto adaptado. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.) Assinale a alternativa CORRETA. O Acordo de Paris tem como principal objetivo: 
a) manter o aumento das temperaturas médias globais abaixo dos 2°C em relação à era pré-industrial.
b) regulamentar o mercado de crédito de carbono, de maneira a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
c) garantir o desenvolvimento sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
d) discutir os impactos da sociedade de consumo e da urbanização para o desenvolvimento sustentável.
e) reduzir, com a produção de biomassa, as emissões de gases derivados da queima de combustíveis fósseis.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - B
05 - D
06 - A
07 - A
08 - D
09 - D
10 - A
11 - A

Nenhum comentário: