PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2019 - ACAFE

Questão 32 - ACAFE - 2019.1 - “De acordo com a Teoria da Deriva Continental, proposta em 1912, pelo geólogo alemão Alfred Wegener, há cerca de 200 milhões de anos um único continente, a Pangeia (pan=‘todo’; geo=terra), teria existido na Terra. Impulsionado por movimentos magmáticos, a Pangeia teria iniciado um lento processo de fragmentação, originando gigantescos blocos, chamados de placas tectônicas”.
Fonte: MOREIRA, Igor; AURICCHIO, Elizabeth. Geografia em Construção – Ensino Médio, Volume 2. São Paulo, Ática, 2012, p. 74.

Em relação à situação tectônica e geológica do território brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) O Brasil, apesar de estar no centro da Placa Sul-Americana e possuir uma estrutura geológica de formação antiga, é considerado um território instável do ponto de vista geológico. Um sistema de falhas geológicas no centro do Brasil provoca fortes terremotos.
B) A atual Placa Tectônica Sul-americana separou-se da Placa Africana há aproximadamente 2 milhões de anos, não causando transformações no que é o atual território brasileiro.
C) Os processos orogênicos sobre o atual território brasileiro causam terremotos e vulcões, além da formação das cordilheiras do Planalto Central Brasileiro e do Escudo das Guianas, dois dobramentos recentes.
D) A separação da atual Placa Tectônica Sul-americana em relação à Placa Africana causou algumas transformações no que é o atual território brasileiro, como os derrames basálticos na Bacia Geológica do Paraná.

Questão 33 - ACAFE - 2019.1 -“No verão, os 500 quilômetros de praias, emoldurados por lagoas e a exuberante Mata Atlântica recebem visitantes do mundo todo. No inverno, a Serra é o destino de quem busca um retiro para aproveitar o frio”. 
Fonte:

As características climáticas influenciam atividades como o turismo e a agropecuária. O clima de Santa Catarina apresenta algumas particularidades em relação ao restante do território nacional. A respeito das características climáticas em Santa Catarina e suas possíveis relações com atividades econômicas, todas as alternativas estão corretas exceto a: 
A) O turismo de inverno é um importante destaque nacional em Santa Catarina. As temperaturas baixas que atraem turistas estão associadas a altitudes e a atuação da Massa de Ar Tropical Atlântica durante os meses de inverno.
B) De acordo com a classificação climática de Köppen predominam em Santa Catarina os climas Cfa com verões quentes e Cfb com verões frescos. 
C) Em Santa Catarina a atuação de fatores como o relevo e as massas de ar (Polar Atlântica e Tropical Atlântica) fazem com que não haja estação totalmente seca. Assim, as chuvas aparecem de maneira bem distribuída, em geral, ao longo do ano. 
D) Santa Catarina se destaca nacionalmente na produção de maçã. As condições climáticas encontradas, sobretudo na Mesorregião Serrana, favorecem esse cultivo.

Questão 34 - ACAFE - 2019.1 - O Ciclo da água é um fenômeno natural de extrema importância, mas recebe a interferência das sociedades humana.

Fonte: MOREIRA, Igor; AURICCHIO, Elizabeth. Geografia em Construção - Ensino Médio, Volume 1. São Paulo, Ática, 2012, p. 140. 
A respeito do ciclo da água e de suas relações com as sociedades humanas, assinale a alternativa correta. 
A) O ciclo da água renova os estoques desse recurso. É importante destacar que mais de noventa por cento da superfície terrestre é recoberta por água e, por isso, não há necessidade de preocupação com a preservação dos recursos hídricos que são infinitos. 
B) O ciclo da água é parte do que chamamos de hidrosfera. No ciclo da água existe clara relação com a litosfera, mas não com a atmosfera. 
C) No ciclo da água ou hidrológico, parte da água existente na superfície terrestre (oceanos, mares, lagos, rios, etc.) e também na vegetação vai para a atmosfera em forma de vapor de água por meio da evaporação.
D) O fato de o oceano estar na imagem desvalida o esquema, pois os oceanos não fazem parte do ciclo da água.

Questão 35 - ACAFE - 2019.1 - As mudanças climáticas globais têm sido objeto de intensos debates nos meios científico, político e econômico nas últimas décadas. Sobre as questões relacionadas a esse processo, é correto afirmar, exceto:
A) O IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) é uma agregação de mais de mil representantes da comunidade científica mundial, que tem emitido relatórios confirmando e fortalecendo argumentos de que o Planeta Terra está passando por um processo de aquecimento global causado por ação antrópica. 
B) O aumento da concentração de CO2 na Atmosfera, no último século, provocado por ações antrópicas, ocorre primariamente por queima de combustíveis fósseis e por mudanças no uso da terra. 
C) Dentre os efeitos resultantes do processo de aquecimento global estariam o aumento da temperatura e a consequente elevação do nível médio dos oceanos e o aumento da frequência de fenômenos atmosféricos drásticos, como tornados, ciclones e furacões, e a mudança de seu padrão de distribuição. 
D) O Efeito Estufa só passou a ocorrer a partir da Revolução Industrial, com a queima de combustíveis fósseis, sendo um fenômeno causado exclusivamente pela ação humana.

GABARITO
32 - D
33 - A
34 - C
35 - D

Nenhum comentário: