PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre o Neoliberalismo - com gabarito

Questão 01 - ACAFE - 2017/1 - Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
A) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo. 
B) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado. 
C) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
D) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.

Questão 02 - UECE 2023/1 - De acordo com o geógrafo David Harvey, a corrente das práticas político-econômicas que propõe que o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura institucional, caracterizada por sólidos direitos de propriedade privada, expansão das forças mercadológicas, qualidade e integridade monetária e intervenção mínima do Estado na economia, refere-se ao 
A) neoliberalismo. 
B) socialismo. 
C) keynesianismo. 
D) Estado de bem-estar social.

Questão 03 - UFMA 2016 - 
Uma das principais características do neoliberalismo é:
a) O equilíbrio entre o custo e o benefício dos serviços públicos
b) A democratização das relações entre as instituições públicas e privadas
c) O pleno emprego
d) Uma educação pública para todos independente das classes sociais
e) O Estado Mínimo

Questão 04 - ACAFE - 2018/2 - A partir do final dos anos 1980, e sobretudo nos anos 1990, vários países da América Latina com grandes dívidas internacionais e em crise econômica passaram a adotar uma série de políticas econômicas sob a determinação de organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O marco para essa mudança foi o chamado Consenso de Washington (1989). Essas políticas pautavam-se por privatizações em setores estratégicos nacionais e contenção de gastos públicos, mesmo em áreas básicas como saúde e educação. Esta tendência de política econômica denomina-se:
A) Neoliberalismo
B) Bipolaridade 
C) Socialdemocracia 
D) Keynesianismo

Questão 05 - FUVEST 2019 - O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se
A) pela prevalência da agricultura e pecuária no PIB dos países desenvolvidos.
B) pelo crescimento da concentração da riqueza e das finanças em detrimento dos setores produtivos e pela tendência à diminuição dos direitos sociais.
C) pela adoção de políticas que restringem a fluidez dos capitais e distribuem mais equitativamente a riqueza.
D) pelo fortalecimento do papel do Estado nos direitos sociais e pela diminuição do papel das finanças em relação ao PIB mundial.
E) pela formação de blocos econômicos entre países periféricos, que impediram a livre circulação de capitais e contiveram o aumento das desigualdades.

Questão 06 - IFTO 2019/1 - Pode-se afirmar que a atual fase da globalização tem como pilar econômico o neoliberalismo, que se consolidou como sistema econômico dominante a partir dos anos de 1990, com o fim da Guerra Fria. De modo geral, o ideário neoliberal é constituído por alguns pontos centrais, exceto:
a) Abertura comercial e financeira para promover o livre-comércio e ampla possibilidade de atuação das empresas em nível internacional.
b) Desregulamentação financeira, ou seja, deixar o mercado livre para ditar preços e condições de atuação, sem a interferência do Estado.
c) Flexibilização do mercado de trabalho.
d) Aumento do papel do estado na economia por meio da estatização e ampliação do Estado do Bem-Estar Social (welfare state).
e) Formação de blocos econômicos que reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações integrantes ao livre fluxo de capitais.

Questão 07 - UFF/1996 - Durante quase todo o século XX o Estado foi um dos agentes fundamentais da organização das sociedades por meio do planejamento territorial. A ideologia do neoliberalismo rompe com essa forma até então característica da relação entre o Estado e a Sociedade. Assinale entre as opções abaixo aquela que resume os argumentos dessa ideologia:
(A) A eficiência da organização econômica é atingida quando o Estado orienta suas atividades pelas regras da empresa privada.
(B) Os recursos arrecadados em impostos pelo Estado devem visar ao investimento em infra-estrutura, como a refinação de petróleo, produção de aço e telecomunicações.
(C) A lógica da cobrança de impostos é prover o Estado de recursos para priorizar o desenvolvimento da pesquisa, do bem-estar social e dos ramos estratégicos à soberania nacional.
(D) A ação do Estado deve sobrepor-se aos mecanismos do mercado, corrigindo-os e substituindo-os de acordo com a demanda social.
(E) O papel do Estado é o de complemento das empresas privadas por sua presença nos setores que levem ao desenvolvimento global da sociedade.

Questão 08 - UFF/2000 - O neoliberalismo dos tempos atuais é tanto uma política econômica voltada para a consolidação do “Estado mínimo”, quanto um programa ideológico que prega a adesão de todos a seus princípios. Estes dois aspectos do neoliberalismo convergem para:
(A) a mundialização do padrão fordista de produção industrial;
(B) a reemergência do Estado do Bem-Estar Social, em escala planetária;
(C) o surgimento do fenômeno da globalização;
(D) as metamorfoses do trabalho, mediante sua precarização, flexibilização e descentralização;
(E) a hegemonia britânica inaugurada pelo governo Thatcher.

Questão 09 - UNIT 2017 - Para justificar a globalização da economia mundial que se tornou mais forte, nos anos 80 do século passado, após o colapso da URSS e a abertura dos países comunistas, o conceito de neoliberalismo, cuja prática, inicialmente, nos Estados Unidos e na Inglaterra, foi essencial para a sua expansão. Até mesmo governos historicamente reconhecidos por características de esquerda e trabalhistas, acabaram optando por receita de cunho neoliberal. Dentre as principais características do neoliberalismo, desse período, destacam-se 
a) o aumento da inflação e o dos gastos sociais. 
b) a queda do desemprego e a da desigualdade social. 
c) a estatização de inúmeras empresas privadas e a regulamentação de mercados. 
d) a redução da dependência do capital internacional e o aumento dos salários. 
e) a retração do Estado de Bem-Estar Social e a adoção de medidas contra o protecionismo econômico.

Questão 10 - UNEMAT 2015  - O neoliberalismo é uma política de Estado que passou a ser implementada nos anos 1970, quando o capitalismo estava passando por uma forte crise, o desemprego estava aumentando nos Estados Unidos e na Europa, as greves se intensificavam e os países estavam se endividando. Neste contexto, o mundo saiu do Estado de bem estar social para uma política neoliberal. Entre as características neoliberais podem-se mencionar: 
a) aumento dos impostos para custear as empresas privadas em decadência e o auxílio às indústrias estatais. 
b) aumento do gasto público com a saúde e a educação devido à necessidade de melhoria da vida dos desempregados e trabalhadores. 
c) diminuição dos impostos para produtos importados com vistas a incentivar o barateamento das mercadorias externas e, com isso, aumentar o consumo. 
d) fortalecimento do Estado e uma maior interferência deste na economia, aumentando o número de empregos estatais. 
e) diminuição dos gastos com políticas sociais, privatização das empresas públicas, flexibilização das relações de trabalho, fragilização dos sindicatos e diminuição do tamanho do Estado para torná-lo mais ágil em suas ações.

Questão 11 - UECE 2013/2 - Política de privatização, redução de impostos e regulamentação mercantil da economia são algumas das características do Estado 
a) comunista. 
b) socialista. 
c) neoliberal. 
d) republicano.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - E
04 - A
05 - B
06 - D
07 - A
08 - D
09 - E
10 - E
11 - C

Um comentário:

Anônimo disse...

Uaaau, muito bom, professor!