quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre o Neoliberalismo - com gabarito

Questão 01 - ACAFE - 2017.1 - Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
A) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo. 
B) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado. 
C) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
D) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.

Questão 02 - CEFET-MG - 2016 - Técnico Concomitância Externa e Subsequente - 
“Economicamente, o neoliberalismo fracassou, não conseguindo nenhuma revitalização básica do capitalismo avançado. Socialmente, ao contrário, o neoliberalismo conseguiu muitos dos seus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais e desestatizadas. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou enorme êxito, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos têm de adaptar-se a suas normas.”
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 23.
Ao longo da década de 1990, a referida política econômica manifestou-se no Brasil por meio da
a) nacionalização do Sistema Telebrás.
b) criação da empresa Petróleo Brasileiro S.A.
c) inauguração do Estado de Bem-Estar Social.
d) privatização da Companhia Vale do Rio Doce.

Questão 03 - UFMA - 2016 - UFMA - Técnico Assuntos Educacionais
Uma das principais características do neoliberalismo é:
a) O equilíbrio entre o custo e o benefício dos serviços públicos
b) A democratização das relações entre as instituições públicas e privadas
c) O pleno emprego
d) Uma educação pública para todos independente das classes sociais
e) O Estado Mínimo

Questão 04 - ACAFE - 2018.2 - A partir do final dos anos 1980, e sobretudo nos anos 1990, vários países da América Latina com grandes dívidas internacionais e em crise econômica passaram a adotar uma série de políticas econômicas sob a determinação de organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O marco para essa mudança foi o chamado Consenso de Washington (1989). Essas políticas pautavam-se por privatizações em setores estratégicos nacionais e contenção de gastos públicos, mesmo em áreas básicas como saúde e educação. Esta tendência de política econômica denomina-se:
A) Neoliberalismo
B) Bipolaridade 
C) Socialdemocracia 
D) Keynesianismo

Questão 05 - FUVEST 2019 - 1ª Fase - O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se
(A) pela prevalência da agricultura e pecuária no PIB dos países desenvolvidos.
(B) pelo crescimento da concentração da riqueza e das finanças em detrimento dos setores produtivos e pela tendência à diminuição dos direitos sociais.
(C) pela adoção de políticas que restringem a fluidez dos capitais e distribuem mais equitativamente a riqueza.
(D) pelo fortalecimento do papel do Estado nos direitos sociais e pela diminuição do papel das finanças em relação ao PIB mundial.
(E) pela formação de blocos econômicos entre países periféricos, que impediram a livre circulação de capitais e contiveram o aumento das desigualdades.

Questão 06 - Vestibular Unificado IFTO - 2019/1 - Pode-se afirmar que a atual fase da globalização tem como pilar econômico o neoliberalismo, que se consolidou como sistema econômico dominante a partir dos anos de 1990, com o fim da Guerra Fria. De modo geral, o ideário neoliberal é constituído por alguns pontos centrais, exceto:
a) Abertura comercial e financeira para promover o livre-comércio e ampla possibilidade de atuação das empresas em nível internacional.
b) Desregulamentação financeira, ou seja, deixar o mercado livre para ditar preços e condições de atuação, sem a interferência do Estado.
c) Flexibilização do mercado de trabalho.
d) Aumento do papel do estado na economia por meio da estatização e ampliação do Estado do Bem-Estar Social (welfare state).
e) Formação de blocos econômicos que reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações integrantes ao livre fluxo de capitais.

Questão 07 - UFF/1996 - Durante quase todo o século XX o Estado foi um dos agentes fundamentais da organização das sociedades por meio do planejamento territorial. A ideologia do neoliberalismo rompe com essa forma até então característica da relação entre o Estado e a Sociedade. Assinale entre as opções abaixo aquela que resume os argumentos dessa ideologia:
(A) A eficiência da organização econômica é atingida quando o Estado orienta suas atividades pelas regras da empresa privada.
(B) Os recursos arrecadados em impostos pelo Estado devem visar ao investimento em infra-estrutura, como a refinação de petróleo, produção de aço e telecomunicações.
(C) A lógica da cobrança de impostos é prover o Estado de recursos para priorizar o desenvolvimento da pesquisa, do bem-estar social e dos ramos estratégicos à soberania nacional.
(D) A ação do Estado deve sobrepor-se aos mecanismos do mercado, corrigindo-os e substituindo-os de acordo com a demanda social.
(E) O papel do Estado é o de complemento das empresas privadas por sua presença nos setores que levem ao desenvolvimento global da sociedade.

Questão 08 - UFF/2000 - O neoliberalismo dos tempos atuais é tanto uma política econômica voltada para a consolidação do “Estado mínimo”, quanto um programa ideológico que prega a adesão de todos a seus princípios. Estes dois aspectos do neoliberalismo convergem para:
(A) a mundialização do padrão fordista de produção industrial;
(B) a reemergência do Estado do Bem-Estar Social, em escala planetária;
(C) o surgimento do fenômeno da globalização;
(D) as metamorfoses do trabalho, mediante sua precarização, flexibilização e descentralização;
(E) a hegemonia britânica inaugurada pelo governo Thatcher.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - E
04 - A
05 - B
06 - D
07 - A
08 - D

Nenhum comentário: