quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Exercícios sobre o Pré-sal - com gabarito

Questão 01 - IFS 2014.1 - Subsequente - A história da humanidade é marcada pelo uso de diferentes fontes de energia. Hoje o complexo energético brasileiro é muito diversificado. A partir dos seus conhecimentos sobre a matriz energética brasileira, assinale a alternativa correta.
a) A origem do deposito de petróleo do pré-sal está ligado à deriva dos continentes e a formação do Atlântico sul, na separação da América do Sul e da África;
b) Apesar da importância dos combustíveis fosseis na matriz energética brasileira, atualmente, a biomassa tornou-se a principal fonte energética do país;
c) Um dos aspectos negativos associados ao álcool como combustível, é que o mesmo só pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar;
d) A energia eólica, é bastante utilizada em outros países, principalmente europeus. Em função da localização geográfica, o Brasil, não oferece condições naturais para instalação de usinas eólicas;
e) A energia solar fotovoltaica é bastante utilizada no Brasil nos aquecedores solares para residências e hospitais.

Questão 02 - UFRR 2015/E3 - Observe o mapa abaixo e leia o texto a seguir para responder à questão:

Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producaode-petroleo-e-gas/pre-sal/. Acessado em 22 set. 2014.
Após a leitura do mapa e do texto, assinale a alternativa que indique, respectivamente, a localização da província com o maior potencial de exploração do pré-sal e o tipo de estrutura geológica correspondente. 
A) Bacia do Recôncavo; dobramento moderno mesooceânico; 
B) Bacia de Campos; rochas metamórficas no escudo cristalino; 
C) Bacia Potiguar; dobramento moderno meso-oceânico; 
D) Bacia de Santos; depósitos sedimentares na plataforma continental; 
E) Bacia do Solimões; depósitos sedimentares na plataforma continental.

Questão 03 - UFPR LITORAL 2013 - A tese da ‘relitoralização brasileira’ parte de evidências concretas, não de especulações acadêmicas. A mais relevante são os investimentos bilionários da indústria de petróleo e gás que começam a ocorrer e seguirão cada vez mais fortes. No ranking do BNDES, o segmento é destaque absoluto: ocupa a primeira posição em investimentos programados. Estaleiros especializados em construção de plataformas, sondas, embarcações nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Espírito Santo, necessariamente na orla, também terão o seu quinhão na responsabilidade pelo processo de ‘relitoralização’, com uma dinâmica igualmente atrelada à cadeia do petróleo.
(CINTRA, Luiz Antonio. A fronteira é o mar. In: Revista Carta Capital nº 705, 11 jul. 2012, p. 30.)
Com base no texto e nos conhecimentos da história brasileira atual, é correto afirmar que o investimento que melhor caracteriza o desenvolvimento rumo a esta “relitoralização” é:
a) a expansão da fronteira agrícola.
b) o processo acelerado de industrialização do Nordeste.
c) os incentivos à indústria automotiva.
d) a expansão da mineração.
e) a exploração do pré-sal.

Questão 04 -  UECE - 2018.1 - As descobertas em águas ultraprofundas de jazidas de petróleo e gás natural na área geológica do Pré-Sal é fruto de longos anos de pesquisa da Petrobrás na atividade exploratória offshore no Brasil e confirma que o país se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Considerando os aspectos dessas descobertas e a decisão governamental brasileira de readequar o marco regulatório nas etapas de exploração e de produção da indústria brasileira de petróleo e de gás natural, assinale a afirmação verdadeira.
A) Os principais reservatórios do Pré-Sal, localizados especialmente nos litorais do Nordeste e do Norte do Brasil, são ultraprofundos e se situam abaixo da lâmina de água e abaixo da camada de sal. 
B) As novas perspectivas abertas com o Pré-Sal estimularam o Governo Federal a estabelecer algumas mudanças regulatórias, sendo a mais importante delas o aumento da participação de empresas estrangeiras na prospecção e produção de petróleo e gás natural. 
C) Os poços exploratórios do Pré-Sal, principalmente aqueles encontrados na Bacia de Santos, apesar de acumularem grandes porções de petróleo e gás natural, são condensados e pouco atrativos comercialmente, em função da baixa qualidade dos reservatórios. 
D) Em vista do papel essencial da Petrobras para o sucesso exploratório do Pré-Sal e do volume de recursos envolvidos, o Governo Federal desenhou um aparato regulatório para exploração exclusiva da empresa, resultando em uma maior participação estatal na apropriação da renda gerada por petróleo e gás natural.

A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.
I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.
II. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.
III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.
IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.
Está correto somente o que se afirma em
A) I e IV.
B) II.
C) I, III e IV. 
D) II e III.

Questão 06 - UEMG 2009 - ENTENDA O QUE É A CAMADA PRÉ–SAL
A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende por cerca de 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo localizado nesta área encontra-se em profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os geólogos, conservam a qualidade do produto. Trecho Adaptado- Folha Online – 10/08/2008 Sabe-se que a formação do petróleo ocorre através da alteração de matéria orgânica vegetal ou animal, de origem oceânica, retida no subsolo. Baseando-se nessas informações, é CORRETO afirmar que a área propícia à produção do petróleo localiza-se
A) nos subsolos oceânicos, em áreas de bacias sedimentares.
B) nos terrenos cristalinos, em locais que estiveram cobertos por mares.
C) nos subsolos oceânicos, em áreas de terrenos cristalinos da era Mesozóica.
D) nos terrenos sedimentares, em subsolos oceânicos da era Pré-Cambriana.

Questão 07 - Mackenzie 2009 - A respeito das recentes descobertas de jazidas petrolíferas no Brasil, considere as afirmações:
I. O pré-sal é uma camada de rochas-reservatório que se encontra abaixo de uma extensa camada de sal, desde o litoral do Estado do Espírito Santo até o litoral de Santa Catarina.
II. Tupi, Júpiter, Carioca, Pão-de-Açúcar, Iara, Guará, Bem-Te-Vi, Parati e Marfim Sul são reservatórios em área do Pré-Sal, já licitados para exploração.
III. A produção de petróleo nessas áreas, apesar de im - portante, não revela uma possível auto-suficiência brasileira no setor, devido à forte dependência do consumo desse combustível no País. Então,
a) apenas I e III estão corretas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
e) apenas III está correta.

Questão 08 - UNIFOR 2010.1 - O Brasil se encontra numa posição altamente privilegiada. É um país com grande mercado consumidor, matriz energética diversificada – incluindo fontes renováveis-, sólido parque industrial, alta tecnologia petrolífera, além de estabilidade institucional, econômica e jurídica. Graças às descobertas no Pré-Sal, continuará autossuficiente por muitos anos e, futuramente, será um importante ator no cenário petroleiro mundial, como exportador de derivativos e de petróleo bruto. Revista Época de 09 de novembro de 2009. Encarte publicitário da Petrobrás S.A. Considerando essa grande descoberta de jazida petrolífera, podemos concluir que:
(A) Com a descoberta do Pré-Sal, o Brasil se tornará maior produtor de petróleo do mundo e poderá dispensar a utilização de energias renováveis, que são mais dispendiosas.
(B) A produção do petróleo do Pré-Sal exigirá alta tecnologia, pela sua profundidade e pela necessidade de um maior controle ambiental por parte do governo brasileiro.
(C) A exploração do petróleo na área do Pre-Sal independe da aprovação de novas leis para o setor de petróleo pelo Congresso Nacional.
(D) A atual dificuldade econômica por que passa o Brasil é um fator prejudicial à exploração do petróleo do Pré-Sal, porque a indústria automobilística está em crise.
(E) Mesmo com a produção do petróleo dessa nova fonte, o Brasil continuará a importar petróleo porque seu consumo deverá ser maior do que a produção nos próximos vinte anos.

Questão 09 - OBG 2015 - Com a descoberta de óleo no pré-sal, o Brasil passa a ter umas das maiores reservas de petróleo do mundo. Uma das bacias sedimentares que apresenta o maior volume de óleo é:
a) Bacia Amazônica.
b) Bacia do Solimões.
c) Bacia Potiguar.
d) Bacia do Pantanal.
e) Bacia de Campos.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - E
04 - B
05 - C
06 - A
07 - B
08 - B
09 - E

Nenhum comentário: