PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Exercícios de História sobre a Ku Klux Klan - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2012 - Transferência – A Ku Klux Klan foi fundada nos Estados Unidos em 1866, formada integralmente por pessoas brancas, mesclando uma defesa intransigente da religião protestante e da supremacia branca com conteúdos fortemente racistas, xenófobos e anticatólicos. Ao longo de sua conturbada existência, foi extinta e recriada várias vezes, tendo sua imagem associada às roupas e chapéus usados por seus membros, à pratica de queimar cruzes, de destruir casas, de cometer atentados e de assassinar negros, índios e opositores. Sobre ela, é correto afirmar que 
a) perdeu muita força com o fim da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, declinando até sua total extinção já no começo do século XX. 
b) foi transformada em uma organização apenas nacionalista com a democratização republicana dos Estados Unidos de fins do século XIX. 
c) deixou de existir, em razão da bem sucedida atuação de grupos de igualdade racial e direitos humanos em atuação nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. 
d) desenvolveu estratégias de negociação com seus opositores a partir da Segunda Guerra Mundial, desde que esses fossem, como ela, anticomunistas, e assim se tornou a organização republicana que é ainda hoje. 
e) continua a existir, mantendo intactos os fundamentos de sua criação original, embora seja muito menos forte do que foi nos séculos XIX e XX.

Questão 02 - UTFPR 2016-1 - Verão - A abolição da escravatura, nos EUA, foi decretada por Abraham Lincoln em janeiro de 1865. No entanto, não foi acompanhada de nenhum programa que possibilitasse a integração do negro liberto na sociedade americana. Essa situação de desvantagem social tendeu a se perpetuar, sobretudo, devido ao aparecimento de sociedades secretas no Sul, que através de segregacionismo e intimidações violentas impediam os ex-escravos de assumirem plenamente sua cidadania. O grupo mais radical, contrário à abolição dos escravos estadunidenses foi:
A) grupo Natural. 
B) Ku Klux Klan. 
C) Defensores Brancos. 
D) Congressista de Washington. 
E) Conferencista de Ialta.

Questão 59 - FGV-SP 2001 - 1ª fase - A Ku Klux Klan representa, entre as organizações de segregação racial, uma das mais conhecidas. Surgida e proibida na segunda metade do século XIX, ainda hoje tem adeptos que a fazem ressurgir em atos isolados e, muitas vezes, apenas simbólicos. Sobre a KKK é correto afirmar que: 
a) foi uma resposta de intimidação à vitória do Sul na Guerra de Secessão e à abolição dos escravos nos EUA; 
b) é uma organização que se inicia no norte dos EUA, após o assassinato de Lincoln, representando o interesse dos republicanos feridos pela derrota na Guerra de Secessão; 
c) sua criação está relacionada ao repúdio de setores segregadores sulistas à aprovação da 13ª e da 14ª Emendas Constitucionais, que buscaram definir as relações inter-raciais nos EUA, após a Guerra de Secessão; 
d) constituiu uma organização secreta, de segregação racial, responsável pela campanha e pela vitória de Lincoln, nas eleições presidenciais de 1860, pelo partido republicano; 
e) foi uma resposta, dos negros sulistas, a uma política de integração racial, autoritária e desigual, proposta pelos Estados Confederados.

Questão 04 - Mackenzie 2018/Manhã  -
https://www.google.com.br/search?q=imagens+da+revolta+em+Charlottesville-+EUA 

“O novo racismo é também racismo de reação: dos brancos deserdados e não ricos contra os negros ainda mais deserdados e paupérrimos. Pobres contra pobres, mas em nome da raça, nunca da classe.” Nadia Urbinati, em artigo publicado no jornal La Repubblica, 14-08-2017. 

A fotografia acima, tirada em 12/08/2017, publicada em vários jornais no mundo todo, retrata a marcha de extrema direita, que ocorreu na cidade de Charlottesville, EUA, contra negros, imigrantes, gays e judeus. A respeito desse conflito, que aponta para os problemas sociais contemporâneos, enfrentados pelos EUA, está correto afirmar. 
I. Os ressentimentos raciais atuais possuem raízes que datam desde o fim da Guerra de Secessão. Derrotados e arrasados economicamente, os sulistas recusavam-se a aceitar a liberdade dos negros, assim como sua integração na sociedade. Surgem, nessa época, associações de terrorismo racista, como a Ku Klux Klan. 
II. Para a reconstrução dos EUA, após a guerra civil, e para acelerar seu desenvolvimento industrial, a libertação dos escravos era fundamental. Entretanto o movimento trabalhista norte-americano sempre foi marcado pelo racismo, dando chances de trabalho, primeiramente, ao americano branco; depois, ao imigrante europeu e, por último, ao negro norte-americano. 
III. Apesar da extrema direita ter apoiado sua candidatura e, políticos, pertencentes ao all-righ, ocuparem altos cargos governamentais, o presidente Donald Trump fez severas críticas ao episódio e, publicamente, se posicionou radicalmente contra esses extremistas. 
Assinale a assertiva correta. 
a) I está correta, apenas. 
b) II está correta, apenas. 
c) III está correta, apenas. 
d) I e II estão corretas, apenas. 
e) II e III estão corretas, apenas.

Questão 05 - Instituto Machado de Assis - 2016 - Prefeitura Municipal de Matões do Norte - MA - Professor de História -
A Guerra Civil norte-americana, também chamada de Secessão, por se tratar do conflito entre o Sul e o Norte dos EUA, trouxe desdobramentos políticos ideológicos graves para a formação da identidade nacional do país. Assinale o fato que mais aprofundou a radicalização dos conflitos étnicos em território americano ao longo do século XX. 
(A) a criação da Ku-Klux-Klan em território sulista ao final da guerra. 
(B) a formação dos Estados Confederados liderados Abraham Lincoln. 
(C) o estabelecimento da doutrina Monroe, que garantia as liberdades civis a todas as raças nos EUA. 
(D) as leis a favor do apartheid, promulgadas após o desfecho do conflito.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - C
04 - D
05 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...