PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2019 - UERR

Questão 64 - UERR 2019 - No dia 28/09/2018, uma série de terremotos abalou a ilha indonésia de Sulawesi, o mais forte dos terremotos, registrou magnitude 7,5 levando a formação de um tsunami (grande onda do mar). A região do Pacífico, onde se localiza Sulawesi, é conhecida como: 
A) Ponto frio do Pacífico. 
B) Anel de ilhas do Pacífico. 
C) Círculo de Fogo do Pacífico. 
D) Círculo de ilhas do Pacífico. 
E) Anel frio do Pacífico.

Questão 65 - UERR 2019 - Em 1999, na Venezuela, foi aprovada uma lei que concedia plenos poderes ao então presidente Hugo Chaves, essa norma permitia que este legislasse acerca de matérias de seu interesse. Os decretos entraram em vigor antes da aprovação da lei por parte do Legislativo, e um dos objetivos foi decretar a privatização do setor petroleiro, através da nova Lei de Hidrocarbonetos e também para dar mais velocidade à reforma agrária. Estamos nos referindo à Lei: A) Habilitante. 
B) Bolivariana. 
C) Caracazo. 
D) Chaviana. 
E) do Petróleo.

Questão 66 - UERR 2019 - O Rio Branco é o principal rio de Roraima, seu curso é divido em três segmentos: Alto Rio Branco, Médio Rio Branco e Baixo Rio Branco. O último curso geograficamente se inicia a partir: 
A) de Boa Vista.
B) das Corredeiras do Bem Querer. 
C) de Vista Alegre (Caracaraí). 
D) de Vista Alegre (Boa Vista). 
E) do encontro entre os rios Uraricoera e Tacutu.

Questão 67 - UERR 2019 - O Brasil teve uma pequena melhora no IDH, no entanto, continua estagnado no 79º lugar no ranking global. Entende por IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa da qualidade de vida de diversos países do mundo. Os critérios de avaliação são: renda per capita (relação PIB/população), saúde (examinada através da expectativa de vida da população do país) e educação (analisada através da taxa de analfabetismo). A escala classifica os países com IDH muito alto, alto, médio e baixo. 
Qual das assertivas abaixo não está correta? 
A) Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo. 
B) Em 2017, o IDH do Brasil foi de 0,759, considerado médio. 
C) Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio. 
D) Em 2017, o IDH do Brasil foi de 0,396, considerado médio. 
E) Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto.

Questão 68 - UERR 2019 - Enumere os tipos de relevos encontrados em Roraima de acordo com os textos que os caracterizam. 
( ) Planalto do Interflúvio Amazonas - Orenoco. 
( ) Planalto Sedimentar de Roraima. 
( ) Depressão Boa Vista. 
( ) Pantanal Setentrional. 
1. É modelado por relevos tabulares, esculpidos em rochas sedimentares e metassedimentares pouco dobradas do Supergrupo Roraima e da Formação Tepequém.
2. É uma grande área plana, que ocupa cerca de 7% do estado, é resultado de um fenômeno de plediplanação plio-pleistocênica. 
3. Trata-se de uma extensa área montanhosa, sustentada por rochas ígneas e metamórficas précambrianas do Escudo das Guianas. 
4. Compreende aproximadamente 21% do território, localiza-se na bacia do médio e baixo Rio Branco. Cerca de 60% dos terrenos ficam inundados no período chuvoso (abril-setembro). 
A) 3 – 1 – 2 – 4 
B) 1 – 4 – 3 – 2 
C) 4 – 1 – 2 – 3 
D) 3 – 4 – 1 – 2 
E) 1 – 2 – 3 – 4

Questão 69 - UERR 2019 - “Não existe uma Amazônia, arquétipo imemorial de floresta majestosa e imutável, mas territórios e paisagens mutáveis, sob influência da ação e do conhecimento humanos. E, assim como foi outra num passado não tão remoto assim, a floresta amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar a fantástica taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século 20, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo literalmente torrado, pois nem ao menos uma acumulação primitiva de capital ele tem sido capaz de sustentar.” (LEITE, Marcelo. A floresta Amazônica. São Paulo: Publifolha, 2001, p. 13). 
O texto acima refere-se à floresta Amazônica presente nas Unidades Federativas a seguir: 
A) Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amapá. 
B) Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Piauí. 
C) Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. 
D) Amazonas, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Roraima, Pará e Amapá. 
E) Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Questão 70 - UERR 2019 - Observe o mapa e as informações abaixo:
(. Acesso em: 20 de set./2018) 
O mapa acima apresenta as 12 regiões hidrográficas brasileiras. 
I – A Região Hidrográfica (RH) ocupa 45% do território nacional, abrangendo sete Estados. Possui uma extensa rede de rios com grande abundância de água. A densidade populacional é 10 vezes menor que a média nacional, entretanto, a região concentra 81% da disponibilidade de águas superficiais do país. Cerca de 85% da área da RH permanece com cobertura vegetal nativa. 
II - A Região Hidrográfica ocupa 7,5% do território brasileiro, abrangendo sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. A precipitação média anual na RH é muito abaixo da média nacional, apresentando frequentes situações de escassez de água. Entretanto, a RH tem importante papel na geração de energia para a região nordeste do país. 
III - A Região Hidrográfica ocupa 10% do território brasileiro, abrangendo sete estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país. Por isso, possui as maiores demandas por recursos hídricos, tendo como destaque o uso industrial. É também a região com maior área irrigada e maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível. 

As características descritas acima se referem às seguintes regiões hidrográficas, respectivamente: 
A) Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraguai. 
B) Amazônica, Parnaíba e Paraná. 
C) Pantanal, São Francisco e Paraná. 
D) Amazônica, São Francisco e Paraná. 
E) Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai.

Questão 71 - UERR 2019 - “Os processos tectônicos modificam a morfologia e a composição da superfície terrestre, interferindo física e quimicamente na atmosfera. Em termos físicos, a dinâmica das placas participa decisivamente na formação de grandes cadeias de montanhas que, por sua vez, determinam a distribuição das precipitações orográficas”. 
(FAUSTINONI, Jackeline Monteiro. Movimentos da crosta e relações entre Tectônica e dinâmica atmosférica. In: TERRAE DIDÁTICA 11-3,2015. Disponível em: . Acesso em: 17 de set./2018). 

As imagens abaixo representam o movimento das placas tectônicas.
Fonte: https://blogdodanilodegeografia. 
Os movimentos de placas ilustrados acima são, respectivamente: 
A) Convergente, transformante, divergente. 
B) Transformante, convergente, divergente. 
C) Divergente, convergente, transformante. 
D) Divergente, transformante, convergente. 
E) Transformante, divergente, convergente.

Questão 72 - UERR 2019 - “É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre paralelo ao Equador”. 
(DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. São Paulo: Ed. da UFSC, 2006, p. 56). Este é um conceito importante para a cartografia, visto que define: 
A) Paralelo. 
B) Latitude. 
C) Meridiano. 
D) Longitude. 
E) Zênite.

GABARITO
64 - C
65 - A
66 - C
67 - D
68 - A
69 - C
70 - D
71 - C
72 - D

Nenhum comentário: