segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre a crise de 2008 - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2010 - Transferência – “A crise de 2008 mostra, na verdade, uma falha do Estado-regulador, corrompido pela ideologia do ‘mercado perfeito’. Não fala a favor da ressuscitação do Estado-produtor, como tem sido sugerido por alguns afoitos...”. Delfim Netto, em 06/05/2009. No texto, o autor
a) defende os que acreditam no “mercado perfeito”.
b) admite que não há alternativa para a crise.
c) desculpa o Estado-regulador. 
d) propõe uma nova política econômica.
e) elogia os que acreditam no Estado-produtor.

Questão 02 - FUVEST 2017 - Transferência – A crise financeira de 2008 foi a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Iniciou-se nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário e espalhou-se pelo mundo. Dentre outras razões, essa bolha imobiliária deveu-se aos juros ____________ para aquisição de imóveis, à ____________ em se obter empréstimos em instituições financeiras, à (ao) ____________ do número de hipotecas e à ____________ dos preços dos imóveis. 
As lacunas do final do texto podem ser corretamente preenchidas pelas seguintes palavras:
a) altos; dificuldade; diminuição; elevação.
b) altos; facilidade; diminuição; elevação.
c) altos; facilidade; aumento; diminuição.
d) baixos; facilidade; aumento; elevação. 
e) baixos; dificuldade; diminuição; diminuição.

Questão 03 - CS-UFG - 2018 - UFG - A crise imobiliária de 2008 nos Estados Unidos se alastrou pelo mundo afora, colocando em evidência o papel do espaço na reprodução ampliada do capital. David Harvey argumentou neste sentido, atestando que o espaço atua como fator de resolução da superacumulação, pois a urbanização mundial é essencial ao capitalismo. Na mesma direção do autor inglês, Ana Fani Alessandri Carlos concorda que o espaço resolve a tensão entre crescimento e progresso técnico. A ideia dominante de convergência entre os dois autores é
 (A) o papel da teoria da localização, segundo o qual a circulação resulta em valor enquanto o trabalho cria valor.
(B) a urbanização mundial como característica externa ao processo de reprodução e circulação ampliada do capitalismo.
(C) o ajuste espacial como condição inexorável de investimento da lógica da acumulação financeira, manifesta sob a forma do mercado imobiliário. 
(D) a circulação vista como um momento dependente do ciclo do capital e, por isso mesmo, inerte à produção do espaço.

Questão 04 - FUVEST 2018 - Transferência – 1ª Fase - Dentre os desdobramentos da crise global de 2008, pode-se citar a elevação do número de desempregados, que passou de 20 milhões para 50 milhões de pessoas em 2009, segundo a Organização Internacional do Trabalho, e o progressivo empobrecimento da população mundial, já que o número de subnutridos superou um bilhão de pessoas nesse mesmo ano, segundo a FAO. Luiz C. Bresser Pereira, A crise financeira global e depois: um novo capitalismo? Novos estudos. CEBRAP, 2010. Adaptado.
Em relação ao tema da crise global de 2008, pode-se afirmar corretamente:
a) A financeirização da economia mundial agrava os problemas sociais, uma vez que acentua a concentração de riqueza nas mãos de poucos. 
b) As crises cíclicas do capital, em função de superacumulação, ampliam as desigualdades sociais, tal qual ocorreu em 1929.
c) A ampliação da pobreza se deu em função dos desequilíbrios do comércio mundial, com o colapso dos preços do petróleo.
d) A crise e o aumento da pobreza estão relacionados com o enfraquecimento do dólar e com o aumento do preço das commodities.
e) As políticas neoliberais de controle e regulamentação dos mercados acentuaram os efeitos da crise e do desemprego a partir de 2009.

Questão 05 - CESGRANRIO - 2009 - IBGE - CRISE MUNDIAL
“Há um paradoxo de difícil equacionamento para a superação da crise global. A maioria está de acordo que um passo indispensável é a recuperação americana (...).” ASSIS, José Carlos de. Jornal do Brasil. 13 fev. 2009. A atual crise da economia mundial se tornou evidente a partir do segundo semestre de 2008, nos Estados Unidos. O episódio mais marcante dessa evidência foi o momento em que o governo federal dos Estados Unidos ofereceu
(A) apoio aos soldados americanos no Iraque.
(B) ajuda financeira aos bancos norte-americanos.
(C) doação internacional aos refugiados da fome.
(D) solidariedade aos presos políticos em Cuba.
(E) oportunidade aos que buscam o primeiro emprego.

Gabarito
01 - C
02 - D
03 - C
04 - A
05 - B

Nenhum comentário: