PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Reclamação de cliente mais antiga do mundo tem cerca de quatro mil anos

A reclamação de cliente mais antiga do mundo está registrada em uma tábua de argila encontrada onde ficava a Mesopotâmia. O tesouro arqueológico foi descoberto na antiga cidade de Ur, situada no atual Iraque. De acordo com pesquisadores, o artefato tem cerca de 3,8 mil anos...
A tábua contém uma reclamação de um homem chamado Nanni para um fornecedor conhecido como Ea-nasir. O cliente se queixa de que o tipo de minério de cobre que recebeu era diferente do que havia pedido. Além disso, Nanni acusa Ea-nasir de entregar outra encomenda com atraso e em local errado. Para completar, o cliente diz que Ea-nasir foi rude com seus funcionários que foram buscar a mercadoria.

A mensagem foi escrita em letras cuneiformes no idioma acadiano. O especialista em cultura assíria A. Leo Oppenheim traduziu o texto em 1967. "Quem você acha que eu sou para ser tratado com tanto desprezo?", questionou. "Você confiscou minha bolsa de dinheiro em território inimigo, agora cabe a você devolvê-la a mim", escreveu o enfurecido Nanni. "De agora em diante não aceitarei de você cobre que não seja de boa qualidade", desabafou. O artefato faz parte do acervo do Museu Britânico, em Londres.

Fonte: HISTORY.

Nenhum comentário: