PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 8 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2019 - UFRR - E3

Questão 37 - UFRR 2019/E3 - Homem morre atingido por poste após passagem de ciclone no RS. Ciclones são fenômenos atmosféricos que podem impactar o conjunto da sociedade, causando estragos por onde passam, especialmente, a depender da sua intensidade. 
Fonte: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,homem-morreatingido-por-poste-apos-passagem-de-ciclone-no-rio-grande-dosul,10000076001 Acesso em 10. Out. 2018). 
Sobre os ciclones tropicais, é CORRETO afirmar que eles: 
A) giram em torno de um centro de baixa pressão, atingindo as regiões equatoriais e, principalmente, as tropicais.
B) serão chamados de tufão quando ocorrerem sobre as águas do Atlântico, Caribe e nordeste do Pacífico. 
C) iniciam-se em regiões oceânicas onde a temperatura não ultrapassa os 27º C, com intensa evaporação da água. 
D) formam-se a partir do resfriamento de uma determinada superfície que origina um centro de baixa pressão atmosférica. 
E) giram no sentido anti-horário quando se formam no hemisfério sul, e no sentido horário quando se formam no hemisfério norte.

Questão 38 - UFRR 2019/E3 - A Flona de Roraima (Floresta Nacional de Roraima) é uma Unidade de Conservação (UC) Federal que se enquadra na categoria de Uso Sustentável porque concilia a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Em toda sua extensão existem diferentes características bióticas e abióticas, entre elas o clima. 
Considerando a classificação climática de Köppen, sobre o clima nessa porção do território de Roraima, é CORRETO afirmar a ocorrência de clima: 
A) Tropical (As) com estação seca de verão, com precipitação média do mês mais seco inferior a 60 mm, predominando no setor sul. 
B) Tropical Chuvoso tipo monção (Am), onde ocorre precipitação excessiva durante alguns meses, com a ocorrência de dois ou três meses de precipitação inferior a 60 mm, predominando no setor oeste (menor parte). 
C) Equatorial Úmido (Af) com ocorrência de precipitação em todos os meses do ano e existência de estação seca definida, predominando no setor norte. 
D) Tropical Chuvoso (Aw) apresentando precipitação média do mês mais seco superior a 120 mm, com nítida estação seca, predominando no setor leste (menor parte). 
E) Tropical Chuvoso tipo monção (Aw), com seca na maior parte dos meses, o que compensa a ocorrência de dois ou três meses de precipitação inferior a 30 mm, predominando no setor central.

Questão 39 - UFRR 2019/E3 - Em cartografia, a projeção permite representar a esfericidade terrestre em um plano (mapas e cartas). Quanto às propriedades da projeção, ela serve para minimizar as deformações ocorridas pela planificação da superfície terrestre no que diz respeito às áreas, aos ângulos ou às distâncias. 
Considere as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 
I. A projeção equivalente não altera as áreas, conservando, assim, uma relação constante com a sua correspondência na superfície terrestre, como é possível observar na projeção de Berhmann. 
II. A projeção conforme não produz a deformação dos ângulos em torno de quaisquer pontos, como na projeção de Mercator. 
III. Na projeção equidistante os comprimentos são representados em escala multiforme angular, a exemplo da projeção de Robinson. 
A) I, II e III são verdadeiras. 
B) Somente II e III são verdadeiras. 
C) Somente I é verdadeira. 
D) Somente I e III são verdadeiras. 
E) Somente I e II são verdadeiras.

Questão 40 - UFRR 2019/E3 - O título de reportagem do jornal O Globo de 06.Set.2018 afirma: “Brasil tem potencial único de petróleo e gás natural”. (https://oglobo.globo.com/economia/brasil-tem-potencial-unico-depetroleo-gas-natural-23045228. Acesso em: 10. Out. 2018). 
No entanto, além desses recursos naturais, o Brasil também é um grande produtor de minérios, com destaque aos de tipo metálico. 
Sobre o tema dos recursos minerais, os principais destaques de produção mineral por estado da federação são: 
I. Pará e Minas Gerais: ferro, manganês, cobre e alumínio. 
II. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Bahia: petróleo. 
III. Estados da região Sul do Brasil: carvão mineral. 
IV. Amapá, Amazonas, Tocantins e Pará: ouro. 
Considerando as assertivas I, II, III e IV, é CORRETO afirmar que: 
A) IV é verdadeira e I, II e III são falsas. 
B) I, II e III são verdadeiras e IV é falsa. 
C) I e II são falsas e III e IV são verdadeiras. 
D) I e II são verdadeiras e III e IV são falsas. 
E) II e IV são verdadeiras e I e III são falsas.

Questão 41 - UFRR 2019/E3 - Safra agrícola de 2018 será 5,3% menor que a do ano passado, prevê IBGE. 
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, apresentando produção interna bastante diversificada. É importante lembrar que um mesmo tipo agrícola pode ser encontrado em diferentes estados e regiões, porém alguns produtos têm maior produtividade em uma ou outra parte do território nacional produzindo uma especialização da produção agrícola. https://veja.abril.com.br/economia/safra-agricola-de-2018-sera-53- menor-que-a-do-ano-passado-preve-ibge/. Acesso em 10. Out. 2018. 

A partir da associação entre especialização e produtividade, é INCORRETO afirmar que: 
A) a cana de açúcar tem a maior produtividade nacional no estado de Pernambuco. 
B) o estado do Pará é o maior produtor de açaí. 
C) a produção de arroz destaca-se na região Sul. 
D) a mandioca, também chamada de macaxeira, tem maior produtividade no Paraná. 
E) o milho em grão tem o maior volume de produtividade no estado do Mato Grosso.

Questão 42 - UFRR 2019/E3 - Sobre a questão energética brasileira é CORRETO afirmar que: 
A) os biocombustíveis são fontes de energia originadas de produtos vegetais (como a mamona, a cana-deaçúcar e petróleo), no Brasil. 
B) a produção de Carvão Mineral tem como finalidade gerar energia termelétrica e é utilizado como matériaprima principal para as indústrias nucleares. 
C) o petróleo é utilizado para a geração de energia para automóveis, sendo que as principais bacias petrolíferas são as Bacias de Campos, de Santos, do Sul da Bahia e do Pantanal. 
D) a energia nuclear tem como expressão a Usina de Angra, situada no município de Angra dos Reis, na região Sul do país, porém é duramente criticada por grupos ambientalistas pelo alto risco em casos de acidentes. 
E) a energia elétrica é gerada principalmente através das usinas construídas ao longo dos rios de diferentes regiões do país, sendo a Usina de Itaipu a maior do país, embora seja binacional.

Questão 43 - UFRR 2019/E3 - O geógrafo Milton Santos afirma que “para a maior parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades.” (2000, p. 19). Para ele a globalização transforma as diferentes parcelas do território a partir de uma lógica que impõe a economia global como fundadora de um pensamento universal. 
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004. 

Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a globalização: 
A) promove transformações no território, ampliando a capacidade de fluxos de capitais e mercadorias, promovendo também a ampliação das desigualdades dentro dos países e competitividade global. 
B) produz maior fluidez espacial graças às redes de informação e comunicação que alcança de forma igualitária distintas camadas da sociedade. 
C) promove a união dos povos, governos, órgãos supranacionais e empresas multinacionais em defesa dos diretos das minorias étnicas, como os indígenas, que passam a estar integrados ao sistema global. 
D) produz uma nova divisão do trabalho, onde os territórios passam a lutar pela atração de empresas globais com capacidade de impulsionar o desenvolvimento e o consumo, respeitando os grupos étnicos e as tradições locais. 
E) impulsiona uma nova divisão internacional do trabalho, com centros de comando, a exemplo do Vale do Silício, nos EUA, e centros de produção situados em países com mão de obra barata, elevada qualidade de vida e leis desfavoráveis às empresas.

Questão 44 - UFRR 2019/E3 - Uma das formas de preservar o ambiente natural de modo que seja possível usufruir dele no presente e no futuro é criando parques nacionais. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Parque Nacional (PARNA) visa preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. 
Situado em Roraima encontra-se o Parque Nacional: 
A) Serra da Mocidade. 
B) das Emas. 
C) do Alto Cariri. 
D) do Pico da Neblina. 
E) da Chapada dos Viadeiros.

Questão 45 - UFRR 2019/E3 - Com seis anos recém-completados, a guerra civil na Síria tem origens que passam pela Primavera Árabe, no Oriente Médio e na África, e por outros episódios do complexo contexto geopolítico da região. Fonte: https://istoe.com.br/entenda-as-causas-do-conflito-na-siria/. Acesso em: 10. Out. 2018. 

Sobre o conflito na Síria, é CORRETO afirmar que: 
A) os principais apoiadores do governo sírio são os Estados Unidos, a Turquia e a Arábia Saudita, enquanto que a Rússia e o Irã apoiam os rebeldes. 
B) a Síria é o principal ponto de trânsito de armamentos que Teerã envia para o movimento Hezbollah, no Egito. 
C) o Egito foi um elemento-chave para conter a influência iraniana e também armou e financiou os rebeldes. 
D) os Estados Unidos, Reino Unido, França e outros países ocidentais forneceram variados graus de apoio para que o governo local enfrentasse o que consideram ser “rebeldes”. 
E) uma coalizão global envolvendo Estados Unidos, Reino Unido e França realiza ataques contra militantes do Estado Islâmico, na Síria, desde 2014.

GABARITO
37 - A
38 - B
39 - E
40 - B
42 - A
42 - E
43 - A
44 - A
45 - E

Nenhum comentário: