PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de dezembro de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2017 - UERR

Questão 63 - UERR 2017 - Sobre o relevo roraimense é correto afirmar que: 
A) O Planalto Sedimentar de Roraima é caracterizado pela presença de relevos tabulares, esculpidos em rochas sedimentares. 
B) A área denominada Depressão Boa Vista data do proterozóico e se configura por ser plana resultado do processo de pediplanação, durante o plio-plestoceno. 
C) O relevo da porção sudeste de Roraima é representado pelo chamado Pantanal Setentrional.
Sobre o relevo roraimense é correto afirmar que: 
A) O Planalto Sedimentar de Roraima é caracterizado pela presença de relevos tabulares, esculpidos em rochas sedimentares. 
B) A área denominada Depressão Boa Vista data do proterozóico e se configura por ser plana resultado do processo de pediplanação, durante o plio-plestoceno. 
C) O relevo da porção sudeste de Roraima é representado pelo chamado Pantanal Setentrional.

Questão 64 - UERR 2017 - Em 1991, Uruguai e Paraguai, Brasil e Argentina, assinaram o “Tratado de Assunção”, que facilitava a passagem de produtos, pessoas e serviços entre si. Nas áreas dos países participantes do tratado, deu-se o nome de: 
A) Protocolo de Olivos. 
B) Declaração de Iguaçu. 
C) Área aduaneira. 
D) Protocolo de Brasília. 
E) Comunidade Andina.

Questão 65 - UERR 2017 - Trata–se do resfriamento das águas do Pacifico em pelo menos 0,4 0C ou mais do que o normal, estamos nos referindo: 
A) Aquecimento Global. 
B) El Niño. 
C) La Niña. 
D) Insolação. 
E) Evento meteorológico.

Questão 66 - UERR 2017 - O choque entre duas placas, a mais pesada (oceânica) sofre um processo de subsidência, ou seja, ela afunda em direção ao magma da Terra, enquanto a placa mais leve (continental) sofre com deformações, que dão origem às grandes cadeias de montanhas. Como exemplo temos a Cordilheira dos Andes, resultado da convergência das Placas: 
A) Nazca e Caribeana 
B) Cocos e Caribeana 
C) Sul – Americana e Africana 
D) Sul – Americana e Cocos 
E) Nazca e Sul – Americana

Questão 67 - UERR 2017 - Contém uma grande variedade de gases como o oxigênio, vapor de água, dióxido de carbono, metano, entre outros. É nessa camada que ocorrem os processos climáticos e fenômenos relacionados com a poluição. Marque a alternativa referente à declaração: 
A) Mesosfera 
B) Estratosfera 
C) Termosfera 
D) Troposfera 
E) Camada de ozônio

Questão 68 - UERR 2017 - Rio roraimense que tem quase toda sua drenagem na região do Lavrado, e junto com seu afluente Maú, delineia a fronteira entre Brasil e Guiana na face leste do estado. Seu primeiro trecho segue para o norte (um testemunho do tempo em que sua drenagem corria para o Caribe), e, a partir de seu encontro com o Maú faz uma curva abrupta para o sudoeste até encontrar o rio Branco. 
Estamos nos referindo ao rio: 
A) Uraricoera 
B) Jauaperi 
C) Tacutu 
D) Mucajaí 
E) Jatapu

Questão 69 - UERR 2017 - A reconstrução da BR-319, que liga Manaus e Porto Velho, e consequentemente, Roraima ao restante do país, fez com que os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA - simulassem diversos impactos ambientais de conectar Roraima à região. Atualmente a maior preocupação ocorre devido: 
A) A ligação da região do ‘Arco do Desmatamento’ 
B) Ao aumento da frota de veículos 
C) Demanda por fiscalização na rodovia 
D) Estímulo ao turismo na região 
E) Aumento na arrecadação de tributos

Questão 70 - UERR 2017 - Os índios das etnias Yanomami e Ye'kuana ocupam a região de montanhas no noroeste de Roraima. Em estudos realizado pela FIOCRUZ, os indígenas foram diagnosticados com alto índice de contaminação por metal pesado, principalmente entre mulheres e crianças. O nível alto de contaminação nas pessoas estudadas chegou a 92,3%, o metal encontrado no corpo desses povos indígenas foi: 
A) Cadmo 
B) Mercúrio 
C) Arsênio 
D) Cromo 
E) Chumbo

GABARITO
63 - A
64 - C
65 - C
66 - E
67 - D
68 - C
69 - A
70 - B

Nenhum comentário: