PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Exercícios sobre o Hip hop - com gabarito

Questão 01 - Prefeitura de Natal - RN - Professor - Artes Visuais - 
A cultura hip-hop é formada por três elementos associados. Assinale-os. 
A) Rap, Grafite e Break. 
B) Rap, Gravura e Funk. 
C) Reggae, Grafite e Break. 
D) Rap, Pintura e Street Dance.

Questão 02 - Prefeitura Municipal de Palmas- SEMED - 2013
Qual dos termos abaixo nomeia um dos principais estilos de dança da cultura Hip Hop? 
(A) Cha-cha-cha 
(B) Breakdance 
(C) Baladão 
(D) Quick-step

Questão 03 - ENEM 2015 - O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing se tornaram os pilares da cultura hip hop. DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado). 
Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos: 
(A) retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados. 
(B) improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana. 
(C) suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos. 
(D) ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto. 
(E) cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais.

Questão 04 - ENEM 2004 - O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas. (Adaptado de Ciência e Cultura, 2004) 
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características 
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista. 
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações. 
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens. 
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso. 
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

Questão 05 - FUVEST 2009 - Transferência – O século XX viu emergir diversos movimentos culturais eivados de posicionamentos críticos a mazelas da sociedade, como o movimento Hip Hop. Sobre o Hip Hop, é correto afirmar que surgiu
a) na França, em bairros centrais de Paris, como forma de protesto ao empobrecimento de parte da população, sobretudo de migrantes africanos.
b) no Brasil, nas periferias paulistanas, como forma de protesto às precárias condições de vida das favelas brasileiras.
c) na África do Sul, em bairros pobres, ocupados por maioria negra, como forma de protesto ao apartheid social a que esta maioria estava submetida.
d) na Inglaterra, em subúrbios londrinos, relacionado ao trabalho de DJs e MCs, como forma de protesto ao racismo velado existente no país.
e) nos EUA, nos guetos nova-iorquinos, relacionado ao break, ao grafismo e ao Rap, como forma de protesto à exclusão social de negros.


Questão 06 - FUVEST 2007 - Transferência - Sobre a cultura hip-hop no Brasil, pode-se afirmar que
a) tem sua origem nos bairros da periferia de São Paulo, restringindo-se a camadas sociais marginalizadas, envolvidas com o submundo do crime e das drogas. 
b) produz manifestações artísticas como os bailes funks, que se consolidaram como forma de protesto das comunidades faveladas do Rio de Janeiro. 
c) exemplifica um modo de colonialismo cultural, visto que se constitui em uma cópia das formas de expressão de negros norte-americanos. 
d) envolve manifestações como o rap, a dança break e o grafite, tendo como temática a denúncia das desigualdades sociais e as dificuldades do jovem da periferia. 
e) mostra-se como uma cultura de gueto, pois não é difundida fora de espaços das áreas marginalizadas da periferia paulista e das favelas do Rio de Janeiro.

Questão 07 - Prefeitura Municipal de Bauru 2014 - 1ª Fase - O RAP, na “Cultura Hip Hop”, nada mais é que:
A) A Dança.
B) O Grafite.
C) O Ministrante da festa.
D) A Música.

Questão 08 - Prefeitura Municipal de Bauru 2014 - 1ª Fase - A cultura Hip Hop teve sua origem: A) Nos guetos de Los Angeles, USA.
B) Nos guetos de Nova Iorque, USA.
C) Nos guetos da Flórida, USA.
D) Nos guetos da Jamaica, África.

Questão 09 - Prefeitura Municipal de Bauru 2014 - 1ª Fase - Para maior aceitação dos estilos de danças da Cultura Hip Hop em academias de dança, de ginástica e pelos meios midiáticos houve a criação de outra terminologia, a qual ficou conhecida como:
A) Break dance.
B) Street dance.
C) Jazz dance.
D) Dancehall.

Questão 10 - UEL 2012 - Leia o texto a seguir.
A expressão hip hop vem do inglês e significa balançar os quadris. Como movimento social surgiu na segunda metade do século XX no gueto do Bronx, em Nova Iorque, em contraponto aos roubos, ao tráfico, à violência e à miséria decorrentes do avanço tecnológico e da ascensão das grandes corporações nessa região. Essa realidade acentuou as diferenças sociais, elevou a discriminação racial e favoreceu o acesso à criminalidade e às drogas. Nesse contexto, as expressões artísticas constituíram-se em uma alternativa de vida para os jovens. (SOUZA, J.; FIALHO, V.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2007, p.17-18.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o movimento, cite as expressões artísticas que compõem o hip hop, descrevendo-as.

Questão 11 - ENEM 2014 - No Brasil, a origem do funk e do hip–hop remonta aos anos de 1970, quando da proliferação dos chamados "bailes black" nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela Black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer existente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam–se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como "Black Rio". A indústria fonográfica descobriu o filão e lançando discos de "equipe" com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.
A presença da cultura hip–hop no Brasil caracteriza–se como uma forma de
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) Afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) Reprodução da cultura musical norte–americana.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - B
04 - C
05 - E
06 - D
07 - D
08 - B
09 - B
10 -
Resposta: a música, nas figuras do MC – cantor de hap e do DJ que o acompanha, assim como o grafite, correspondente às artes visuais e o Break, que é a expressão na dança.
11 - D

Um comentário:

thais wagner disse...

OI... TUDO BEM?
A QUESTÃO 11 É RESPOSTA D...

BLACK MUSIC É AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE.