domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Itamar Franco - com gabarito

Questão 01 - "Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciou-se com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores".
Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE ações do governo Itamar Franco.
a) Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar.
b) Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
c) Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo.
d) Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público.
e) Convocação de uma nova Assembléia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado.

Questão 02 - FATEC - 2007/2 Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que
a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população.
b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.
c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas.
d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória.
e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.

Questão 03 - Mackenzie 2012/2 - A respeito do Plano Real, programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, é correto afirmar que
a) foi elaborado pelo ministro da Economia da época, Dílson Funaro, e apesar da resistência por parte dos partidos de oposição, foi implantado, com sucesso, no final do governo José Sarney.
b) o ministro Fernando Henrique Cardoso, durante o governo Itamar Franco, anunciou o programa que tinha como objetivo acabar com a inflação e estabilizar a economia.
c) o plano econômico, idealizado pela equipe econômica do governo Itamar Franco, não apresentou, inicial mente, resultados expressivos no combate à inflação, o que gerou um desgaste político para o presidente Itamar.
d) a desconfiança, por parte dos partidos de oposição, na eficácia do Plano Real em efetivamente combater a inflação não permitiu que o presidente Itamar pudesse se candidatar à reeleição como presidente da República.
e) o presidente Fernando Henrique Cardoso, para tentar solucionar os problemas relacionados à ineficácia do Plano Real instituiu, no inicio do seu governo em 1995, uma nova moeda, o real.

Questão 04 - FUMARC - 2011 - Prefeitura de Ouro Preto - MG - Técnico em Meio Ambiente -
Sobre o programa de estabilização econômica elaborado durante a presidência de Itamar Franco, assinale as proposições verdadeiras.
I. o programa foi elaborado pela equipe do ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e foi batizado de plano real.
II. o programa foi gradualmente implantado entre meados de 1993 e meados de 1994.
III. o programa previa o aumento gradativo do setor público, com o Estado encampando setores estratégicos da economia, como o agronegócio.
IV. a atuação de Fernando Henrique Cardoso, à frente do processo de estabilização econômica, garantiu-lhe a condição de sucessor de Itamar Franco na presidência da República.
V. o programa de estabilização da economia, ao propor a diminuição da participação do Estado sobre a economia, refletia no Brasil, de forma mais visível, à influência do neoliberalismo.
Marque a alternativa CORRETA.
a) apenas as afirmativas I, II, IV, V estão corretas.
b) apenas as afirmativas I, III, IV, V estão corretas.
c) apenas as afirmativas I, II, III, IV estão corretas.
d) apenas as afirmativas I, II, III, V estão corretas.

Questão 05 - (Adaptada) CESPE - 2017 - CBM-AL - Aspirante do Corpo de Bombeiros - Julgue o item a seguir relativo ao ao período republicano da história brasileira. Após a crise política que levou Itamar Franco ao poder, a hiperinflação, herdada do período militar e intensificada no governo José Sarney, foi controlada por meio de plano econômico desenvolvido em consonância com as diretrizes neoliberais.
(   ) Certo
(   ) Errado

Questão 06 - PM-MG - 2015 - Ao assumir o cargo de presidente da República, Itamar Franco encontrou amplo apoio político. Fernando Henrique Cardoso, em sua presidência, assumiu o ministério da Fazenda em março de 1993 e, com um grupo de economistas, começou a elaborar um plano para estabilizar a economia. Sobre esta fase da redemocratização do Brasil é CORRETO afirmar que:
A. ( ) A URV permitiu que empresários e trabalhadores conseguissem estimar seu padrão de vida no valor das mercadorias mas, mesmo assim, a arrecadação de impostos manteve-se estável, fato este que preocupava o governo e, por isso, culminou na redução de gastos na área social.
B. ( ) As medidas de ajuste econômico adotadas pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica se baseavam nas indicações do Consenso de Washington que ressaltavam a necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.
C. ( ) Com a estabilização da economia alavancada pela implantação da URV, o governo criou uma nova moeda, o “Real”, e com isso, possibilitou o lançamento da candidatura de Fernando Henrique Cardoso ao cargo de Presidente da República apoiado pela coligação dos partidos PSDB e PMDB.
D. ( ) Em 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, deu forma ao Plano Real que estabilizou a nossa economia com a criação da URV (Unidade Real de Valor) atrelando-a ao Euro (Moeda da União Europeia com forte valor de referência no mercado internacional) – sendo uma união monetária com a qual o Brasil mantinha fortes laços comerciais.

Questão 07 - IDECAN - 2015 - Prefeitura de Rio Pomba - MG - Procurador - 
O Real foi lançado no governo do Presidente Itamar Franco com o objetivo imediato de
A) controlar a hiperinflação que assolava o Brasil na época.
B) impulsionar o crescimento econômico‐financeiro do Brasil.
C) reduzir a miséria e a fome, promovendo a igualdade econômica.
D) dolarizar a economia brasileira, equiparando‐a à norte‐americana.

Questão 08 - FGV-SP 2012 - Administração - Recentemente, em julho de 2011, faleceu o ex-presidente Itamar Franco. A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar:
A) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1994, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso.
B) Venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
C) Assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
D) Foi eleito em janeiro de 1985, em eleição direta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.
E) Foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.

Questão 09 - REIS & REIS - 2016 - Prefeitura de Cipotânea - MG - Atendente -
O Real é a moeda que entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco. Antes do Real a moeda brasileira era:
a) Cruzeiro Real.
b) Cruzado.
c) Cruzeiro.
d) Cruzado Novo.

Questão 10 - PMMG - 2010 -Durante seu governo foram realizadas várias privatizações como a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, a Açominas e a Cosipa. Também autorizou a diminuição de tarifas alfandegárias facilitando as importações. O maior sucesso de seu governo foi o controle da inflação e o lançamento do Plano Real. O texto acima faz referência ao presidente:
A) Fernando Henrique Cardoso que venceu as eleições de 1994 no 1º turno.
B) Itamar Franco que governou o Brasil após o impeachment de Fernando Collor.
C) Luís Inácio Lula da Silva que após várias candidaturas foi eleito em 2002.
D) José Sarney que recebeu a faixa presidencial em 1985 após a morte de Tancredo Neves.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - B
04 - A
05 - CERTO
06 - B
07 - A
08 - C
09 - A
10 - B

Nenhum comentário: