PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Pantanal - com gabarito

Questão 01 - Mackenzie 2017/Manhã - O Pantanal Mato-grossense constitui-se como uma das mais importantes paisagens vegetais do mundo, entre outras razões, devido à sua biodiversidade e características únicas. Sendo assim, assinale a alternativa que indique corretamente uma característica desse ambiente.
a) O Pantanal ocupa um vasto planalto cristalino de inundação com altitudes que podem variar entre 600m e 900m na maior parte de sua área.
b) Os índices de devastação do Pantanal estão entre os mais elevados do país, perdendo apenas para os da Floresta Amazônica, ambos superiores a 80% de suas áreas de cobertura original.
c) Os índices de pluviosidade são inferiores aos verificados na maior parte da região Centro-Oeste. As inundações periódicas justificam-se mais pela topografia da Bacia do rio Paraguai do que propriamente pelo volume das chuvas, concentradas no verão.
d) A região do Pantanal tem sido amplamente explorada pelos cultivos de soja, trigo e pela criação intensiva de gado bovino. Devido às suas elevadas altitudes, grandes quantidades de agrotóxicos aplicados na região se deslocam para as áreas de chapadas do Cerrado Brasileiro.
e) A conservação ambiental do Pantanal atende aos diferentes interesses dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compartilham esse rico ecossistema. Contudo, a facilidade de acesso e de ocupação com atividades agropecuárias tradicionais tem contribuído para a degradação desse ambiente.

Questão 02 - UTFPR 2018/1 - Assinale a alternativa que apresenta a paisagem do Brasil com várias espécies vegetais também encontradas em outros locais como amazônia, caatinga e cerrado, dependendo da estação, e que com altitudes pouco elevadas, tende a acumular as águas drenadas pelo rio Paraguai.
A) Pantanal sul-mato-grossense.
B) Coxilhas e colinas do Pampa.
C) Bacia Platina.
D) Mata Atlântica.
E) Cerrado.

Questão 03 - CESGRANRIO 2018 - Qual dos biomas Brasileiros abaixo possui uma das maiores extensões úmidas da Terra, e, no entanto, é o bioma de menor extensão territorial no Brasil?
A) Pampa
B) Restinga
C) Pantanal
D) Amazônia
E) Mata Atlântica

Questão 04 - CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Assinale a opção que indica o bioma de menor extensão territorial do Brasil (cerca de 1,76% da área total do território brasileiro), considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e cujo espaço territorial é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.
A) manguezal
B) mata de várzea
C) pantanal
D) pradaria
E) campo veredas


Questão 05 - CESGRANRIO 2018 - O trecho abaixo faz referência a uma importante planície situada em um bioma brasileiro: Essa planície caracteriza-se pela baixa altitude, pouca declividade e ocorrência de inundações periódicas. As flutuações da água comandam os processos ecológicos na região, numa ampla variação temporal e espacial da paisagem. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018. Adaptado. A qual bioma o texto se refere?
A) Restinga
B) Caatinga
C) Cerrado
D) Mata Atlântica
E) Pantanal

Questão 06 - Univesp 2018 -
Uma característica do bioma do Pantanal em destaque na imagem é a presença de
A) dobramentos modernos.
B) mares de morros.
C) vegetação xerófita.
D) depressões interplanálticas.
E) terras periodicamente alagáveis.

Questão 07 - IBADE 2018 - Santuário ecológico da humanidade, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. No período da chuva, de novembro a março, os rios enchem e alagam parte da região. Com o fim da chuva, a água vai escorrendo lentamente pela drenagem dos rios e lençol freático. Uma parte do complexo, no entanto, já foi alterada pela ação antrópica, com lavouras e criação extensiva de gado em pastos plantados, tanto em Mato Grosso como em Mato Grosso do Sul.
O Bioma descrito é:
a) Cerrado.
b) Amazônia.
c) Mata dos Cocais.
d) Pantanal.

Questão 08 - FGV-SP 2003 - Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-Io com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...). Fonte. Adaptado de http://www.wwf.org.br
Os problemas descritos referem-se ao domínio:
a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.

Questão 09 - Souza Marques 2013 - Analise o mapa do Brasil, observando a área geográfica destacada.

O bioma da área geográfica destacada no mapa denomina-se
A) Cerrado.
B) Caatinga.
C) Mata Atlântica.
D) Mata de Araucárias.
E) Pantanal mato-grossense.

Questão 10 - FATEC 2019/2 - Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças. É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.
https://tinyurl.com/y23jnyg9 Acesso em: 16.06.2019. Adaptado. 

Essa descrição caracteriza corretamente o bioma
a) Amazônia.
b) Cerrado.
c) Caatinga.
d) Pampa.
e) Pantanal.

Questão 11 - A ocupação desordenada das áreas planálticas cobertas por cerrados no entorno do Pantanal mato-grossense provocou: 
a) o assoreamento dos rios que deságuam no rio Paraná. 
b) a redução da pesca nos rios da bacia do rio Paraná. 
c) a poluição das águas por mercúrio dos rios da bacia Amazônica. 
d) o grande assoreamento do rio Taquari, que é afluente do rio Paraguai. 
e) a poluição das águas por defensivos agrícolas no rio Madeira.

Questão 12 - UEA 2021 - O grande aumento periódico da rede hídrica, a baixa declividade da planície e a dificuldade de escoamento das águas pelo encharcamento do solo são responsáveis por inundações nas áreas mais baixas, o que confere à região um aspecto de imenso mar interior. Somente os terrenos mais elevados e os morros isolados sobressaem como verdadeiras ilhas com vegetação. Essa imensa planície, levemente ondulada, pontilhada por raros morros isolados e rica em depressões rasas, tem seus limites marcados por variados sistemas de elevações é cortada por rios pertencentes à Bacia do Rio Paraguai. (http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Adaptado.) 

O excerto faz referência 
A) à Mata dos Cocais. 
B) ao Caaigapó. 
C) ao Pantanal. 
D) ao Mangue. 
E) aos Pampas.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - C
04 - C
05 - E
06 - E
07 - D
08 - E
09 - E
10 - E
11 - D
12 - C

Nenhum comentário: