domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre os Complexos Regionais - com gabarito

Questão 01  - PUCRS 2000.1 - A divisão do Brasil em três grandes complexos regionais reflete as diferentes formas de ocupação do espaço pela ação humana ao longo da história brasileira. Em relação a tais espaços, é correto afirmar que 
A) a Amazônia, embora seja o espaço menos povoado, neste início de século, é o que mais expulsa migrantes em direção ao Centro-Sul. 
B) o Centro-Sul é a região mais industrializada e urbanizada, embora a maior parte da população economicamente ativa se encontre no setor primário da economia. 
C) o Nordeste, caracterizado como a região mais rica do país durante três séculos, foi considerada, no século passado, a maior fornecedora de migrantes para o Centro-Sul, devido à pouca perspectiva de oportunidades de trabalho. 
D) mais de 50% da população brasileira se concentra no Centro-Sul, sendo o sul da Bahia a área que apresenta os maiores vazios demográficos da região. 
E) o Centro-Sul e a Amazônia dividem entre si o Estado do Maranhão, sendo que a área ocupada pela Mata de Cocais pertence ao Centro-Sul.

Questão 02 - FUVEST 1998 - 1ª fase - A divisão do território brasileiro em 3 grandes complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – tem a vantagem de caracterizar 
a) a Amazônia, com seus recursos explorados a partir de um planejamento global do Estado. 
b) o Nordeste, como um pólo de atração demográfica, em decorrência do turismo. 
c) o Centro-Sul, como região socioeconômica de poucos contrastes internos. 
d) a homogeneidade econômica no interior de cada complexo, do ponto de vista agropecuário. 
e) a espacialidade do processo socioeconômico, considerando a gênese histórica de cada complexo.

Questão 03  - UNIFOR 2004.1 - A questão está relacionada ao mapa do Brasil e às afirmações abaixo.

I. O oeste do Maranhão integra o complexo regional da Amazônia devido às suas características equatoriais e econômicas ligadas ao extrativismo vegetal. 
II. O norte de Minas Gerais, com características físicas semelhantes à Zona da Mata, passa a fazer parte do complexo regional nordestino. 
III. O sul de Tocantins e do Mato Grosso se inserem no Centro-Sul em virtude de suas relações econômicas com esta região. 
Está correto SOMENTE o que se afirma em 
(A) I 
(B) II 
(C) I e II 
(D) I e III 
(E) II e III

Questão 04 - UNESP 2009/2 - 1° dia - Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes complexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura em que está destacada essa proposta de regionalização. 
(www.educação.uol.com.br) 
Indique a alternativa que apresenta os complexos regionais 1, 2 e 3, respectivamente. 
a) Complexo Norte, Nordeste e Centro Sul. 
b) Complexo Norte, Centro Sul e Nordeste. 
c) Complexo Amazônia, Centro Oeste e Nordeste. 
d) Complexo Amazônia, Centro Sul e Nordeste. 
e) Complexo Norte, Centro Oeste e Nordeste.

Questão 05 - FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Novo Horizonte - SP - Em 1967, o geógrafo Pedro Geiger propôs uma divisão regional do Brasil em três grandes complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essa organização espacial foi pensada em função das características: 
A) Do quadro natural. 
B) Climáticas. 
C) Geoeconômicas. 
D) Dos limites estaduais. 
E) Culturais. 

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - D
04 - D
05 - C

Nenhum comentário: