PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a industrialização brasileira - com gabarito

Questão 01 - UFRR 2017 - A industrialização brasileira passou por várias etapas, influenciadas pelos fatores econômicos e políticos do país. Entender como se deu esse processo é de fundamental importância para se compreender a dinâmica atual que este setor apresenta e sua importância para o desenvolvimento econômico do país. As sentenças abaixo referem-se ao processo de industrialização brasileira. 
I - Embora tenha passado por importantes períodos de crescimento, a industrialização brasileira sofreu seu maior impulso a partir de 1929, em função da quebra da Bolsa de Valores de Nova York; 
II - Os investimentos públicos durante o Regime Militar (1964 -1985) foram descentralizados, o que refletiu em uma distribuição homogênea de indústrias no território brasileiro; 
III - O ciclo do café permitiu a acumulação de capitais que serviram para a implantação da infraestrutura necessária para a atividade industrial; 
IV - Até o início da década de 1990 existiam indústrias automobilísticas somente nos estados de São Paulo e Minas Gerais. 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
A) Apenas a III; 
B) I, III e IV; 
C) II e III; 
D) Apenas a I; 
E) I e IV, apenas.

Questão 02 - IFS 2014.1 - Subsequente - Para o Brasil, país subdesenvolvido, tornar-se industrializado, foi preciso percorrer um longo processo. Entender como ocorreu tal processo é compreender em grande parte o desenvolvimento brasileiro, que sem dúvida gerou muita riqueza, mas esta ainda é muito mal distribuída. A respeito da industrialização brasileira pode-se afirmar que:
a) Mesmo antes da implantação da industrialização moderna no Brasil, a partir de 1930, já era comum no território brasileiro, a forte presença de multinacionais dos Estados Unidos, ligados a indústria automobilística;
b) O governo de Getúlio Vargas foi o responsável pela construção de rodovias, que facilitou a instalação de montadoras de veículos estrangeiros;
c) A internacionalização da indústria teve início no governo de Juscelino Kubitschek, com a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias no país a partir do capital estatal;
d) A década de 1990 foi marcada pela globalização da economia e pela consolidação do Brasil como grande exportador de tecnologia;
e) A isenção fiscal oferecida por vários estados incentivou a descentralização industrial verificada no Brasil na última década.

Questão 03 - UFPR LITORAL 2010 - Leia os trechos da letra da canção a seguir:
Três apitos
Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você. […]
Você que atende ao apito
De uma chaminé de barro,
Por que não atende ao grito tão aflito
Da buzina do meu carro?
[…]
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano
Estes versos pra você.
Nos meus olhos você vê
Que eu sofro cruelmente,
Com ciúmes do gerente impertinente
Que dá ordens a você. (Noel Rosa)
(Disponível em: . Acesso em 02 abr. 2010.) 
Com base na letra da canção e nos conhecimentos sobre industrialização brasileira, é correto afirmar:
a) Trata-se de um processo destituído de relevância social, porque passou despercebido pela população das metrópoles, cujo cotidiano manteve-se inalterado.
b) Alterou as relações campo–cidade, as paisagens urbanas, os hábitos de consumo das pessoas, as relações sociais e criou novas profissões e postos de trabalho.
c) A indústria têxtil prejudicou o desenvolvimento do setor automobilístico, porque em ambos havia grande necessidade de mão de obra especializada.
d) Os apitos das fábricas foram proibidos nas grandes metrópoles industrializadas, porque provocavam poluição sonora que era potencializada pelas buzinas dos carros.
e) Manteve inalterado o equilíbrio populacional entre campo e cidade, porque as indústrias têxteis demandavam pouca mão de obra, dado o seu alto grau de mecanização.

Questão 04 - FUVEST 2005 - Transferência – A participação de imigrantes na industrialização brasileira deveu-se às
a) tradições culturais, que utilizavam produtos industrializados.
b) fugas em massa de escravos, que obrigavam à contratação de operários.
c) mulheres anarquistas, que viam na indústria o meio para a revolução no país.
d) habilidades pessoais que esses imigrantes desenvolveram em seus países de origem.
e) lutas sindicais travadas na Europa, por melhores condições de trabalho.

Questão 05 - FUVEST 2017 - 1ª Fase - O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil. Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo 18801990. Campinas: Unicamp, 1996.
Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que
a) houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.
b) a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo.
c) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais.
d) ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto.
e) se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.

Questão 06 - COLTEC – UFMG 2018 - Sobre a industrialização brasileira, são feitas as seguintes afirmativas.
I. Apesar de o país possuir um parque industrial muito diversificado, não ocorreu a adoção do fordismo, baseado na produção em grande escala, na linha de montagem em série e no controle de qualidade ao final da produção, como forma de organização do trabalho.
II. Desde o final do século XIX, a industrialização brasileira, com forte intervenção do Estado, primou em se organizar no Toyotismo, mantendo estoques mínimos de produtos, realizados por “equipes de trabalho”, que participam de todas as fases produtivas, em ilhas de produção.
III. Após a II Guerra Mundial, a industrialização brasileira foi intensificada com forte intervenção estatal, que impôs elevadas tarifas de importação, para diversos bens de consumo, objetivando atrair investimentos estrangeiros para o território brasileiro.
IV. Uma das características da Terceira Revolução Industrial é a formação de tecnopolos. Entretanto, tal fenômeno não ocorreu no Brasil, que preferiu manter a antiga organização Taylorista/Fordista de produção industrial.
Está(ão) CORRETA(S)
A) I e II.
B) II e IV.
C) III apenas.
D) IV apenas.

Questão 07 -  UEPB 2013 - As proposições abaixo tratam de características da industrialização brasileira. Escreva F quando forem falsas e V quando forem verdadeiras.
(  ) Na segunda metade do século XX, o Brasil experimentou uma das mais rápidas transições urbanas da sua história. Transformou-se rapidamente de país rural e agrícola em um país urbano e industrializado, com grande parte da população passando a morar nas cidades. Com a crise 1929 o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou uma mão de obra numerosa.
(  ) No início do crescimento industrial, os investimentos em infraestrutura concentravam-se no Sudeste do país. Esse fenômeno reforçou a tendência à concentração industrial e acentuou as desigualdades regionais.
(  ) Apesar de vir perdendo indústrias nas últimas décadas, a Região Sudeste ainda mantém a liderança nacional tanto no que se refere ao valor da produção, quanto ao número de empregados no setor industrial.
(  ) Até a década de 1990, a metrópole de São Paulo concentrava a maior parte da produção nacional de veículos. Na última década do século XX, as transnacionais automobilísticas optaram pela descentralização industrial, surgindo unidades produtivas no Sul e no Nordeste.
(  ) A década de 1990 foi marcada pela globalização da economia e a consolidação do Brasil como grande e único exportador de tecnologia do mundo.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
a) VFVFV
b) FVVV V
c) FFFF V
d) VVVVF

Questão 08 - UNESP 2009/2 - 1° dia - Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais.
a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrário-exportadora do país.
b) Constitui o período de maior crescimento industrial do país em todos os tipos de indústria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.
c) Seguindo um rumo mundial, o país vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.
d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a indústria, o que, associado à presença de mão de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.
e) Marca o avanço do Neoliberalismo no país, com sérias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.

Questão 09 - UNIFOR 2009.1 -  A partir dos anos de 1990, a industrialização brasileira ganhou novas características, dentre as quais destaca-se
(A) a criação de tecnopolos, geralmente associados aos centros de pesquisa de grandes universidades.
(B) o elevado investimento estatal nas petroquímicas que se transformaram em setor muito competitivo no mercado internacional.
(C) a elevada taxação sobre os produtos importados, fato que permite o crescimento da produção nacional de manufaturados.
(D) a regulamentação de políticas que proíbem as fusões e dificultam a entrada de capitais internacionais.
(E) a menor dependência tecnológica devido à aplicação de grandes recursos nos setores de pesquisa e desenvolvimento.

Questão 10 - CEFET-MG - 2006-1 - Técnico Concomitância Externa - Na primeira fase do processo de industrialização brasileira (1930 – 1960), São Paulo reuniu os principais requisitos para o desenvolvimento desse setor da economia, dentre eles:
I- o capital do comércio do café que foi investido em atividades urbanas fabris;
II- a mão-de-obra imigrante que, gradativamente, substituiu o trabalho escravo;
III- as rodovias que ligaram o interior ao porto de Santos;
IV- o mercado consumidor que se formou na capital paulista e arredores.
Pode-se concluir que estão corretos apenas os itens
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV

Questão 11 - Souza Marques 2010 - A industrialização brasileira provocou, na segunda metade do século XX, importantes mudanças sócio-espaciais. Algumas dessas mudanças estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
(A) O aumento das trocas comerciais inter-regionais levou à formação de um mercado nacional.
(B) A instalação da infra-estrutura de transportes e de comunicações integrou as diversas regiões.
(C) O acelerado êxodo rural aumentou a oferta de mão-de-obra no mercado de trabalho urbano.
(D) O congestionamento do espaço físico das grandes cidades criou desvantagens locacionais para as indústrias.
(E) O desenvolvimento de pólos industriais regionais reforçou a fragmentação espacial.

Questão 12 - URI - Santo Ângelo - 2019 - Prefeitura de Santo Ângelo - RS - O processo de industrialização brasileira foi tardio em relação aos países europeus e aos EUA. Dá seus primeiros passos em meados do século XIX, no período conhecido como Era Mauá, mas só se efetivou de fato na primeira metade do século XX. Nesse contexto, a fase marcada pela instalação de indústrias de base ocorreu no governo do presidente:
A) Washington Luís
B) Eurico Gaspar Dutra
C) Juscelino Kubischek de Oliveira
D) Getúlio Dorneles Vargas

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - B
04 - D
05 - A
06 - C
07 - D
08 - C
09 - A
10 - C
11 - E
12 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...