PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre o Governo Vargas (1951-1954) - com gabarito

Questão 01 - IFBA 2017 - 
”Bota o retrato do Velho outra vez
Bota no mesmo lugar (bis)
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar”. (bis)
(Marcha do carnaval de 1951)

“Vem, Getúlio! Vem, Getúlio!
Nosso chefe de verdade
Nosso grande Presidente
Com toda realidade
Vem salvar o vosso povo
Que sofre necessidade”.
(Poesia de Cordel, Rodolfo)

Os textos acima, tanto a marchinha que celebra a vitória de Vargas nas eleições de 1950, quanto à poesia de cordel, traduzem algumas características do período ao confirmar:
A) que os setores da imprensa e os políticos tinham uma expectativa otimista em relação ao Governo de Vargas, o que possibilitou ausência de conflitos no período.
B) que através de seu conhecido modo de agir, Getúlio tentou atrair as diversas e antagônicas correntes políticas, refletindo na estabilidade do seu governo.
C) que o presidente recebeu amplo apoio das principais correntes políticas, uma vez que não havia divergências quanto ao modelo de desenvolvimento a ser seguido pelo país.
D) que a política econômica esteve voltada para o desenvolvimento do setor primário e com grande dependência do capital estrangeiro.
E) que procurou conquistar o apoio das massas populares ao reforçar a política trabalhista através do ministério do Trabalho na gestão do ministro João Goulart.

Questão 02 - PUCRS 2005/2 - Analisar as afirmativas abaixo, sobre o segundo governo Vargas (1951 a 1954).
I. A criação da Petrobrás (1953) pode ser vista como um exemplo do projeto de desenvolvimento nacionalista que Vargas procurou implantar no Brasil, com ênfase na chamada indústria de base.
II. A concessão de um aumento de 100% no valor do salário mínimo desencadeou fortes reações a Getúlio Vargas por parte dos militares e da UDN, através, respectivamente, do Manifesto dos Coronéis e do jornal Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda.
III. O atentado contra Carlos Lacerda, líder da oposição a Vargas no Congresso Nacional, representou uma tentativa de golpe de Estado por parte do Presidente, com o objetivo de instaurar no Brasil um governo autoritário, aos moldes do Estado Novo.
IV. O suicídio de Vargas e a divulgação de sua carta-testamento, que acusava a oposição e o capital internacional de serem contrários aos interesses do povo, que ele tanto defendera, provocaram forte reação popular e quebra-quebra em várias cidades brasileiras.
A análise das afirmativas permite concluir que somente estão corretas
A) I, II e III
B) I, II e IV
C) II, III e IV
D) III e IV
E) II e III

Questão 03 - MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar - Itumbiara -
A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:
a) ter se aproximado dos antigos líderes militares do Estado Novo e ter dado um golpe de Estado em 1952.
b) ter exercido um governo de tendência populista e ter se suicidado em 1954. 
c) ter exercido um governo de tendência autoritária, com o apoio de Carlos Lacerda.
d) ter exercido um governo de tendência populista que foi a base para sua reeleição em 1955.
e) não ter levado o governo adiante por motivos de saúde, sendo substituído por seu vice, Café Filho, em 1951.

Questão 04 - FUVEST 2009 - Transferência – Em termos políticos, o último governo Vargas (1950 – 1954) difere do anterior (1937 – 1945, Estado Novo), devido à novidade representada pelo
a) neo-liberalismo.
b) nacionalismo.
c) sindicalismo.
d) pluripartidarismo. 
e) anticomunismo.

Questão 05 - PUCRS 2004/2 - O crescimento da oposição ao Segundo Governo Vargas (1951-1954), que levaria o presidente ao isolamento e ao ato extremo do suicídio, evitando a renúncia ou o golpe militar, deveu-se ao conjunto de medidas ________ na economia brasileira em um contexto _________.
A) liberais - de expansão do imperialismo
B) nacionalistas - de acirramento da disputa EUA x URSS
C) socialistas  - de enfraquecimento do imperialismo dos EUA na América Latina
D) protecionistas  - de retração dos investimentos externos norte-americanos
E) populistas  - de crescimento e investimento dos países asiáticos no Brasil

Questão 06 - UEMG 2018 - As estrofes a seguir pertencem à música de Teixeirinha, denominada “24 de agosto”, produzida em 1962 e presente na 6ª faixa do disco LP “Saudades de Passo Fundo”. A música homenageia Getúlio Vargas.
 “Vinte e quatro de agosto a terra estremeceu 
Os rádios anunciaram o fato que aconteceu 
As nuvens cobriram o céu, o povo em geral sofreu 
O Brasil se vestiu de luto, Getúlio Vargas morreu! 
Seu nome ficou na história pra nossa recordação 
Seu sorriso era a vitória da nossa imensa nação 
Com saúde, ele venceu guerra e revolução 
Depois foi morrer à bala pela sua própria mão”. (Adapatado) 
Considerando a letra da música e os conhecimentos históricos sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) O título da música refere-se à data em que Getúlio Vargas cometeu suicídio, em 1954, deixando uma carta-testamento, cuja autenticidade não foi devidamente comprovada, na qual consta a frase "Saio da vida para entrar na história". 
B) A “guerra” à qual a música se refere é a Segunda Guerra Mundial, da qual o Brasil participou, através da Força Expedicionária Brasileira (FEB), lutando ao lado dos aliados em território italiano. 
C) A homenagem de Teixeirinha quer destacar a popularidade de Getúlio Vargas, conhecido por ser o “Pai dos Pobres”. Esse codinome provavelmente está relacionado, entre outros fatores, ao fato de Getúlio Vargas adotar uma política trabalhista, com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), sendo responsável pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho e do salário mínimo. 
D) A revolução mencionada na música diz respeito à Revolução Constitucionalista de São Paulo, também conhecida como Guerra Paulista, movimento armado que ocorreu no segundo governo de Getúlio Vargas, a favor de suas políticas populistas.

Questão 07 - PUCRS 2003.2 - O contexto político que levaria à crise do segundo Governo Vargas e ao suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954, estava relacionado com
A) a campanha do Partido Comunista Brasileiro contra um Estado excessivamente liberal.
B) a pressão dos sindicalistas pela aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho.
C) a oposição popular à criação da Petrobrás.
D) a mobilização geral contra o endividamento do governo junto aos Estados.
E) a oposição dos liberais da UDN e de Lacerda na imprensa.

Questão 08 - UECE-CEV - 2018 - SEDUC-CE - Professor - História - O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.
A) Ocorreu como forma de garantir a João Goulart, seu vice-presidente, a continuidade de seu projeto de desenvolvimento nacional baseado no modelo chinês a que Goulart teve acesso em visita oficial à China.
B) Ocorreu em meio a um momento de fraqueza e significou o fim do modelo político que ele representava, fundamentado no populismo e no nacional-desenvolvimentismo.
C) Teve, entre outras causas, origem na violenta oposição midiática conduzida pela UDN, de Carlos Lacerda, que se aproveitou da insatisfação popular devido à crescente inflação que vinha desde o governo Dutra. 
D) Foi provocado por uma articulação dos militares com grupos de direita que representavam, no Brasil, os interesses de grandes empresas estrangeiras prejudicadas pela edição das reformas de base que Vargas enviara ao congresso.

Questão 09 - IFBA 2017 - Integrado - “Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo(...)”. O trecho acima selecionado da Carta-Testamento de Vargas, expressa os vínculos do governo de Vargas (1951-1954) com:
A) o nacionalismo e o desenvolvimentismo baseados na industrialização e enfatizando a necessidade de abrir os setores estratégicos da economia para o capital nacional e internacional.
B) as oligarquias tradicionais, expresso num discurso conservador e por medidas que se chocavam com os interesses dos setores populares.
C) em desempenhar nas condições de um regime democrático, o papel de árbitro diante das diferentes forças sociais.
D) sua morte, a qual não teve um significado político, embora tenha tido uma carga dramática capaz de mobilizar a grande massa.
E) os setores empresariais que no início do seu governo demonstraram um apoio incondicional a sua política trabalhista, mas que a partir das ações sociais tomadas por Getúlio abandonaram o governo legitimamente eleito.

Questão 10 - Mackenzie 2001 - O suicídio foi o último, o supremo e inesperado gesto que surpreendeu a todos e reverteu as tendências, selando o carisma e o mito. Aspásia Camargo Sobre o episódio ocorrido em 24 de agosto de 1954, a que se refere o texto, podemos afirmar que:
a) com a morte de Vargas, sua figura política é esquecida pelas massas populares.
b) a reação das massas populares inconformadas impediu a UDN de tomar o poder, dando uma sobrevida ao populismo, com a eleição de João Goulart para Vice-Presidente;
c) o isolamento e a indiferença das massas urbanas levaram Vargas a esse desfecho, embora contasse com total apoio das Forças Armadas.
d) na História brasileira a figura de Getúlio Vargas não é vista como carismática, em virtude do período ditatorial.
e) a UDN, a Tribuna de Imprensa e Carlos Lacerda foram os grandes beneficiados com o trágico fim do Presidente, assumindo a liderança política com apoio das massas.

Questão 11 - UFRS - No início dos anos 50, Getúlio Vargas viu-se às voltas com várias situações contraditórias durante seu governo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas situações. 
a) Sob o ponto de vista eleitoral, o governo teve que equilibrar-se numa aliança que envolvia as forças dos antigos caciques interventores do PSD, controladores das políticas interioranas, com as forças do operariado e das classes médias urbanas, aglutinados no PTB. 
b) Vargas teve que estruturar um governo composto por ministros de distintos partidos políticos (PSD, PSP, PTB e UDN) como uma forma de ampliar o seu apoio no Congresso Nacional onde sua representação era nitidamente minoritária. 
c) Vargas procurou convencer o trabalhador de que o patrão não era seu inimigo, e o patrão, de que o trabalhador era elemento indispensável à criação da riqueza, construindo uma política de aproximação e cooperação entre as classes. 
d) Vargas manobrou entre duas concepções básicas sobre o desenvolvimento econômico: a que defendia o desenvolvimento autônomo e preservador das riquezas nacionais, por um lado, e a que advogava o desenvolvimento associado ao capital externo, inclusive no caso do petróleo e minerais atômicos, por outro. 
e) O governo Vargas deixou de pagar a dívida externa ao F.M.I. sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na Guerra da Coréia

Questão 12 - UFSE  - “... empenhar-me-ei a fundo em fazer um governo nacionalista. O Brasil ainda não conquistou a sua independência econômica e nesse sentido, farei tudo para consegui-lo.” “... o povo subirá comigo as escadas do Catete...” 
VARGAS, Getúlio.– Campanha eleitoral de 1950) 
A partir dos trechos dos dois diferentes discursos de Getúlio Vargas, pode-se afirmar que 
a) o nacionalismo proposto por Vargas consistia em preservar, para o capital estatal e os capitais privados nacionais, os setores estratégicos da economia brasileira, em prol do povo. 
b) a força política de Vargas residia, unicamente, nas massas trabalhadoras dos centros urbanos, organizadas nos sindicatos controlados pelo Estado. 
c) a independência econômica preconizada por Vargas residia na adoção de uma política econômica reguladora capaz de estimular o desenvolvimento liberal das potencialidades agrícolas brasileiras. 
d) a força política de Vargas estava assentada, principalmente, no poder dos grandes proprietários de terras, base do seu projeto nacionalista. 
e) o nacionalismo de Vargas consistia na promoção de uma política voltada para o atendimento das reivindicações operárias, sintetizadas na oposição ao imperialismo dos países capitalistas mais avançados.

Questão 13 - UEPB 2008 - Getúlio Vargas voltou à presidência da República em janeiro de 1951 e encontrou um Brasil diferente daquele que governara de 1930 a 1945. Com relação a essa afirmação, analise as proposições abaixo e marque a sequência CORRETA, em seguida. 
( ) Já no início da década de 1950 o Brasil continuava mantendo uma estrutura política retrógrada e autoritária. Os partidos políticos continuavam proibidos de existir legalmente e o Congresso Nacional funcionava esporadicamente. 
( ) O primeiro ministério do segundo governo Vargas era um reflexo da mentalidade autoritária cultivada desde o Estado Novo. Era todo composto por militares e por membros da União Democrática Nacional (UDN). 
( ) Uma das primeiras medidas de Vargas ao tomar posse foi encomendar um estudo sobre o petróleo no Brasil, com o intuito de formar uma empresa estatal. Para isso a campanha do “Petróleo é nosso!” foi fundamental. 
( ) A tônica desse governo de Vargas era a busca incessante pelo apoio das massas trabalhadoras e a luta pela implantação de uma economia voltada para a industrialização não dependente do capital estrangeiro. 
a) V V V F 
b) F V V V 
c) F F V V 
d) F F V F 
e) V F V F

Questão 14 - UECE 2007/2 - O samba a seguir retrata a volta ao Palácio do Catete, pelo voto popular e direto, de um presidente da República. 
“Bota o retrato do velho outra vez 
Bota no mesmo lugar 
O sorriso do velhinho 
Faz a gente trabalhar”.
(Samba de 1951 de H. Lobo e M. Pinto) 

Estamos falando do presidente 
A) Jânio Quadros.
B) Getúlio Vargas. 
C) Juscelino Kubitschek. 
D) João Goulart.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - B
04 - D
05 - B
06 - D
07 - E
08 - C
09 - C
10 - B
11 - E
12 - A
13 - C
14 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...