PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Dutra - com gabarito

Questão 01 - FGV 2002 - A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:
a) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
b) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
c) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.
d) a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
e) a recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.

Questão 02 - PUCRS 1999 - O Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi uma tentativa de planificação estatal da economia no governo Dutra. Pode-se afirmar que um dos fatores que condicionaram o relativo fracasso do plano foi a política econômica inicialmente adotada por aquele governo, a qual determinou
a) a elevação drástica das taxas inflacionárias, devido aos aumentos reais concedidos ao salário mínimo.
b) uma forte recessão, devido aos termos ortodoxos do acordo então firmado com o FMI.
c) graves dificuldades no setor exportador, devido à elevação de taxas protecionistas condenadas formalmente pelo GATT.
d) falhas no abastecimento interno de insumos industriais, devido ao cancelamento unilateral de acordos comerciais com os Estados Unidos.
e) o esgotamento das divisas internacionais do país, devido à abertura então praticada no setor das importações.

Questão 03 - UNESP 1992 - A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a) favorecimento ao bloco socialista.
b) alinhamento à política norte-americana.
c) postura neutralista.
d) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
e) posição de defesa da autodeterminação latino-americana.

Questão 04 - UECE - A respeito das posições assumidas pelo governo do General Eurico Dutra, pode-se dizer corretamente:
a) alinhando-se totalmente com o bloco liderado pelos EUA, no contexto de fermentação da Guerra Fria, Dutra procurou meios para perseguir ou neutralizar a influência dos comunistas.
b) no contexto da redemocratização, Dutra instalou um governo amplo, democrático, que permitia todas as manifestações políticas, inclusive dos comunistas.
c) Dutra, apesar de ter sido eleito pelo voto popular, reforçou as instituições e métodos do Estado Novo, fechando o Congresso e outorgando uma nova Constituição.
d) apesar do apoio aos EUA durante a guerra, Dutra procurou manter uma posição independente no plano internacional.

Questão 05 - UEL 2000 - O processo de redemocratização, instaurado no Brasil, em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente
a) alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos.
b) cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo.
c) perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.
d) desenvolveu uma política econômica planificada, que provocou insatisfação das multinacionais instaladas no país.
e) colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.

Questão 06 - Mackenzie 2009 - O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi influenciado pelos acontecimentos internacionais que marcaram o pós-guerra. A política econômica adotada em seu governo tinha como principal objetivo
a) o aumento da intervenção do Estado, que passou a controlar as importações, diminuindo as tarifas alfandegárias.
b) a manutenção de uma política de confisco para comba ter a inflação que, entretanto, não prejudicou os ajustes salariais dos trabalhadores.
c) a liberalização do câmbio, aumentando as importações de produtos supérfluos, sem adotar uma política de seleção nas importações.
d) a adoção de uma política liberal e nacionalista, favorável aos negócios das empresas nacionais.
e) a manutenção das condições favoráveis à acumulação de capital, por meio de uma política social democrática e nacionalista.

Questão 07 - COLÉGIO NAVAL 2014 - Em 1945, Getúlio Vargas foi deposto, encerrando o Estado Novo. Foram convocadas eleições gerais e o General Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República e empossado em janeiro de 1946. Sobre a economia no governo Dutra, é correto afirmar que:
A) o presidente Dutra deu prosseguimento à politica de seu antecessor, estabelecendo o pleno controle estatal na economia e, ao final de seu governo lançou a campanha "O Petróleo é nosso".
B) com a implementação do Plano Salte, foi feita a pavimentação da rodovia Rio-São Paulo e foram criadas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce.
C) o presidente Dutra propôs o Salte, um plano econômico desenvolvimentista que priorizava investimentos nas áreas da Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, que seria controlado exclusivamente por empresas americanas.
D) o governo Dutra, inicialmente, seguiu um modelo antiliberal, todavia, com o começo da Guerra Fria, as pressões americanas fizeram com que houvesse uma mudança de orientação nessa política.
E) com a política de abertura aos produtos estrangeiros, o governo acabou facilitando as importações de produtos supérfluos, como brinquedos, e consumindo grande parte das reservas em moeda estrangeira acumuladas.

Questão 08 - COLÉGIO NAVAL 2011 - O governo do General Eurico Gaspar Dutra inscreveu-se num cenário mundial de profundas transformações geopolíticas. O final da Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Dutra expressava
A) uma aproximação do bloco comunista.
B) um alinhamento à política norte-americana.
C) uma postura de relativa neutralidade.
D) uma visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
E) uma posição de vanguarda relativa à autodeterminação do país.

Questão 09 - FEPESE - 2014 - MPE-SC - No imediato pós-Segunda Guerra Mundial, o Brasil esteve sob a presidência de Eurico Gaspar Dutra (1945-1951). Sobre a política econômica do governo Dutra, é correto afirmar:
A) Durante o governo Dutra não se observou mudança na política econômica, sobretudo na política cambial.
B) O governo Dutra foi marcado por elevada entrada de investimentos estrangeiros diretos, o que contribuiu para o equilíbrio do balanço de pagamentos.
C) De imediato, a partir do ano de 1945, o governo adotou controles cambiais e política de contingenciamento de importações.
D) Ao contrário do governo de Getúlio Vargas (1930-45), o governo Dutra foi marcado pela prática de princípios econômicos liberais durante todo seu mandato, principalmente no que se refere à política cambial.
E) Nos últimos anos de governo o Brasil enfrentou uma crise cambial, tendo que adotar uma política de contingenciamento de importações, pois as reservas internacionais acumuladas durante a II Guerra Mundial eram de baixa conversibilidade (moedas fracas).

Questão 10 - Instituto Machado de Assis - 2018 - 
O Plano SALTE (1946-1951) foi um plano econômico que pretendia estimular as áreas da saúde, alimentação, transporte e energia no Brasil. Que Presidente da República do Brasil lançou esse Plano?
A) Castelo Branco.
B) Gaspar Dutra.
C) Carlos Lacerda.
D) Getúlio Vargas.

Questão  11 - FUNDATEC - 2019 - Analise as assertivas abaixo, considerando os aspectos da política e da economia desenvolvidas no período do presidente Dutra:
I. O governo de Dutra pode ser considerado como uma gestão Liberal, pois, no início da sua gestão, apresentou uma política não intervencionista nas questões de regulamentação do mercado e do Estado.
II. Existia a crença, em seu governo, de que o desenvolvimento do Brasil ocorreria com a liberdade do mercado. A crise inflacionária histórica seria superada com a regulamentação da livre importação de bens.
III. Apesar dos aspectos conjunturais da economia, no que se refere ao plano financeiro, o Brasil estava em uma situação favorável, pois não tinha gestado dívidas no exterior.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - B
04 - A
05 - E
06 - C
07 - E
08 - B
09 - E
10 - C
11 - D

Nenhum comentário: