domingo, 6 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Castello Branco - com gabarito

Questão 01 - Cecierj - Com base no texto e nas imagens abaixo, marque a alternativa correta.
Fonte: http://www.google.com.br/imagens 
“No dia 25 de março, uma nova crise surgiu. Somando ao comício do dia 13, a Revolta dos Marinheiros forneceu os argumentos que a direita precisava para declarar o crescimento das idéias comunistas, a “ameaça de uma república sindicalista”. A possível quebra da hierarquia militar liderada pelo presidente foi o agente acelerador do Golpe. As forças da direita estavam mais bem preparadas. No dia 31, o General Mourão Filho iniciou em Juiz de Fora MG um movimento para derrubar o presidente. João Goulart se exilou no Uruguai. Em poucos dias o Brasil já tinha um novo líder: o general Castelo Branco.” 
ARAÚJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 70. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2000. Pp. 153. 
a) Os militares, tendo também o apoio do povo, derrubaram o presidente João Goulart devido à sua aproximação com os comunistas. 
b) Os militares deram o golpe de estado no presidente João Goulart impulsionados principalmente, pelos norte-americanos. 
c) Os militares tiraram o presidente João Goulart e conduziram o Brasil de volta à democracia. 
d) Os militares deram o golpe de estado sem influência externa, ou seja, o golpe foi orquestrado pelos próprios militares sem o apoio de outros setores.

Questão 02 - IGEC 2019/1 - Foi o primeiro presidente brasileiro durante o período da Ditadura Militar:
a) Getúlio Vargas
b) Fernando Collor
c) Prudente de Moraes
d) Castello Branco

Questão 03 - FUNCAB - 2009 - SESAU-RO - Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado: 
A) Suframa; 
B) Sudene; 
C) Cadevasf; 
D) Sudam; 
E) Sudeco.

Questão 04 - CRESCER - 2018 - Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA - Professor de História - 
No Brasil, o Regime Militar governo no Castello Branco, estabeleceu uma nova legislação bipartidária que vigorou durante doze anos, até 1979. E, acerca do bipartidarismo no Brasil é adequado afirmar que: 
(A) Neste sistema, dois partidos políticos poderiam existir.
(B) Na nova legislação no governo de Castello Branco apenas três partidos disputavam as eleições. 
(C) As eleições sob o bipartidarismo foram rigorosamente controladas, para facilitar a vitória da oposição. 
(D) O bipartidarismo foi implantado no Brasil pelo Ato Institucional Nº 3 na disputa de cargos políticos.

Questão 05 - ESAF - 2012 - MPOG - O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) do governo Castelo Branco adotou um conjunto de medidas para conter a inflação e promover o crescimento econômico. O Plano tinha como meta: 
a) reduzir o déficit público via aumento de receitas e redução dos gastos.
 b) ampliação do crédito via redução da taxa de juros. 
c) aumento dos salários reais e da demanda agregada. 
d) ampliar a capacidade de financiamento da economia por meio do aumento da propensão marginal a consumir. 
e) reduzir a participação do capital estrangeiro na economia.

Questão 06 - CONSESP - 2012 - Prefeitura de Quedas do Iguaçu - PR - 
Sobre o governo Castelo Branco é incorreto afirmar que: 
(A) Incentivou os movimentos populares de inspiração esquerdista. 
(B) Instituiu o bipartidarismo. 
(C) Encaminhou ao Congresso o projeto da Constituição de 1967. 
(D) Instituiu a Lei de Segurança Nacional. 

Questão 07 - FCC - 2010 - Casa Civil-SP - O general Humberto Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar instalado em 1964. Durante seu governo (1964- 1967) verificou-se a primeira enxurrada de decretos, leis, Atos Institucionais etc. Sobre os Atos Institucionais é correto afirmar que são 
(A) Decretos pelos quais o Poder Judiciário estabelecia severas penas àqueles que fossem indiciados em atos que ofendessem a honra e a dignidade dos membros do Poder Executivo e da Assembleia Legislativa. 
(B) Leis instituídas pelo Poder Legislativo pelas quais era fornecida sustentação legal ao Poder Judiciário para reprimir todo aquele que se opusesse à política de segurança nacional do Estado, durante esse período. 
(C) Leis Federais pelas quais o Poder Legislativo estabelecia normas que submetiam o Poder Judiciário ao Poder Executivo, por meio da extinção de certas garantias, como a da autonomia e liberdade de julgamento. 
(D) Decretos pelos quais o Poder Executivo estabelecia nova ordem política, administrativa ou jurídica, com medidas que alteravam ou contrariavam a Constituição, sem a devida aprovação do Poder Legislativo. 
(E) Emendas à Constituição vigente pelas quais os Órgãos de Segurança Nacional garantiam a ordem social, econômica e política e as leis instituídas pela Constituição Federal, aprovadas pelo Poder Executivo.

Questão 08 - (Adaptada) - UNIFOR 2014.2 - Em 2014, o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil completou 50 anos. No dia 31 de março de 1964, o presidente João Goulart acordou no Palácio Laranjeiras e logo soube da movimentação das tropas que vinham de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro. Lá, ele recebeu visitas e informações que foram fundamentais para as decisões tomadas ao longo do dia. No fim da noite, Goulart fica sabendo que o comandante das tropas de São Paulo também apoiava o golpe. No dia 1º de abril, Goulart vai para Brasília e, de lá, segue para Porto Alegre em busca de apoio. Enquanto Jango voava, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, abriu o caminho para os golpistas. Em 11 de abril, o general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito pelo Congresso Nacional e assumiu a Presidência da República. 
[Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/ noticia/2014/03/golpe-militar-de-1964- completa-50-anos-relembre.html] 
Analise as seguintes afirmativas sobre o governo de Castelo Branco: 
I. Por ocasião do golpe, Castelo Branco exercia a função de chefe do Estado-Maior do Exército, nomeado pelo Presidente João Goulart. 
II. Devido as suas ligações políticas com João Goulart, Castelo Branco foi uma voz dissonante nas forças armadas, posicionando-se contra o golpe até o último minuto. 
III. Castelo Branco foi eleito para terminar o mandato de cinco anos de Jânio Quadros, que havia renunciado à Presidência, o qual deveria terminar em janeiro de 1966. 
IV. Durante seu mandato, o Presidente Castelo Branco aboliu os treze partidos políticos existentes no Brasil e criou apenas dois partidos. 
V. Apesar de ter formado um governo considerado linha dura, Castelo Branco preservou os poderes do Congresso Nacional e a liberdade de imprensa. 
É CORRETO somente o que se afirma em: 
(A) I, II e V. 
(B) I, III e IV. 
(C) II, IV e V. 
(D) II, III e IV. 
(E) III, IV e V.

Questão 09 - Mackenzie 2013 - (...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional. 
Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965. 
Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima. 
a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional. 
b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964. 
c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular. 
d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais. 
e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país. 

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - D
04 - A
05 - A
06 - A
07 - D
08 - B
09 - B

Nenhum comentário: