PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre os Caras-pintadas - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2011 - Movimento dos Caras-Pintadas.
O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico, A aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já. 
B) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa. 
C) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações. 
D) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas. 
E) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

Questão 02 - TJ-GO 2013 -
Os caras-pintadas foram: 
a) Uma manifestação estudantil que reivindicava o fim do regime militar. 
b) Uma manifestação estudantil que reivindicava o impeachment do Presidente Collor. 
c) Uma manifestação popular que reivindicava a elaboração da Constituição Federal de 1988. 
d)Uma manifestação popular que reivindicava o restabelecimento de eleições diretas para Presidente da República e acabava com o Colégio Eleitoral, sendo esta manifestação também conhecida como “Diretas Já”.

Questão 03 - VUNESP 2013 -
Caras Pintadas foi o nome dado aos jovens e estudantes que pintaram o rosto com as cores da bandeira nacional e saíram às ruas em passeatas por eles organizadas em favor
A) da redemocratização no país e de eleições diretas para presidente da República.
B) do impeachment do então presidente da República, acusado de cumplicidade em crimes de enriquecimento ilícito, evasão de divisas e tráfico de influência. 
C) de melhores condições de ensino nas universidades públicas federais do país.
D) da anistia ampla, geral e irrestrita para os presos e exilados políticos brasileiros.
E) de melhores condições de saúde para a população vítima das secas no nordeste do Brasil.

Questão 04 - CECIERJ 2016 - A figura abaixo mostra uma das mais importantes manifestações populares do século XX, o movimento dos Caras Pintadas, que defendeu o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo. Sobre essa manifestação popular, é correto afirmar:

A) Foi um movimento exclusivo dos setores médios e, em particular, dos representantes do grande capital.
B) Significou a manipulação dos setores midiáticos, em especial os jornais cariocas e paulistas.
C) Expressou a atuação dos parlamentares brasileiros para pôr fim à corrupção no país.
D) Teve a presença decisiva dos jovens, muitos filiados à União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Questão 05 - Instituto Machado de Assis - 2014 -
Sobre o movimento dos “Caras Pintadas”, marque a alternativa ERRADA.
A) O apoio político e popular ao governo ia encolhendo a olhos vistos em 1992, até que então, o presidente resolve reagir e conclamar a população a sair às ruas e manifestar seu apoio ao governo e, em última instância, ao país, fazendo isso de modo extensivo, utilizando uma "camiseta ou qualquer peça de roupa nas cores do nosso país", como diria o presidente em infame discurso.
B) Em meio a todos os clamores a essa participação popular, procurando que de alguma forma recuperar o tempo perdido em meio ao marasmo dos anos de repressão, a mídia e a opinião pública reviviam intensamente os momentos em que de alguma forma a população se revoltou ante às arbitrariedades do regime de exceção, e entre os grandes momentos de luta pela democracia no país estavam os protestos estudantis de final dos anos 60, onde jovens universitários de pouco mais de 18 anos de idade saíam às ruas para protestar abertamente contra o governo, demonstrando ter alta organização, intelecto e politização, expressando ideias geralmente de esquerda, sendo que muitos perderam a vida, ou foram presos, ou relegados à clandestinidade, ou ainda perderam os direitos políticos e sociais.
C) A imprensa iria cunhar o termo caras-pintadas a tais jovens, tornando-os ícones do contentamento popular contra o poder constituído, mas, que diferentemente do movimento politizado e militante do passado, os protestos de 20 anos depois assumia um tom de humor, ironia, anarquia e um posicionamento político não tão marcado. 
D) O movimento dos "caras-pintadas" consistiu em multidões de jovens, adolescentes em sua maioria, que saíram às ruas de todo o país com os rostos pintados em protesto devido aos acontecimentos dramáticos que vinham abalando o governo do então presidente Fernando Collor de Mello. 

Questão 06 - UNIFAL - A segunda metade do século XX foi marcada por atuações políticas características da juventude tanto no que se refere às mudanças culturais (linguagem, comportamento, música, cinema) quanto à organização estudantil (movimentos secundaristas e universitários). Com relação a esse contexto, marque a alternativa INCORRETA.
A) O movimento estudantil brasileiro foi extremamente atuante no cenário político brasileiro durante a ditadura militar. Uma parcela dos universitários vinculados aos movimentos populares ou religiosos (Juventude Universitária Católica - JUC) esteve engajada na educação popular, visando, para além da alfabetização de jovens e adultos, a conscientização dos mesmos e, ainda, a luta por transformações sociais.
B) Lemas como “é proibido proibir”, popularizados no Brasil por meio de canções e manifestações culturais, fazem referência a reivindicações e protestos difundidos por estudantes parisienses, configurando parte dos movimentos de contracultura da década de 1960, conhecidos como “maio de 68”.
C) Nos Estados Unidos, várias manifestações pela paz foram feitas durante grandes eventos musicais, envolvendo o trio: sexo, drogas e rock and roll. Mesmo assim, parte dessa geração, que ficou conhecida como hippie, foi considerada, por muitos militantes políticos de esquerda, como alienada, pois se recusava a participar de movimentos sociais organizados.
D) O momento de maior intervenção consciente da juventude universitária na cena política brasileira, ocorrido na década de 1990, foi o movimento dos “caras pintadas” que, durante todo o mandato do presidente Fernando Collor de Melo, apoiou denúncias, articulou-se com sindicatos e, mesmo sem o apoio da mídia, levou esse presidente à renúncia do mandato.

Na história política brasileira, o movimento dos estudantes "caras pintadas", clamando por ética e moralidade na vida pública, está relacionado com
A) o apoio popular à emenda constitucional que estabelecia as eleições diretas para presidente.
B) os sucessivos choques econômicos – Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Verão – promovidos pelo governo Sarney.
C) a CPI da Câmara, que investigou as denúncias referentes à Comissão de orçamento e favorecimento a grandes construtoras.
D) a privatização das companhias estatais Vale do Rio Doce, Usiminas e Petrobrás.
E) denúncias de que o presidente da República estava envolvido com correntistas fantasmas, maquiagens contábeis e notas frias.

Questão 08 - UFU 2011/2 - Caras pintadas foi o nome dado aos jovens e estudantes que, em agosto e setembro de 1992, pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Sobre os fatos e o contexto histórico relacionados ao movimento dos caras pintadas, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os estudantes, menores de idade, estavam excluídos do cenário político eleitoral naquele momento, o que estimulou a reivindicação pela ampliação do direito de voto levada a cabo pela liderança da UNE e pelo Partido dos Trabalhadores.
B) Os meios de comunicação de massa tiveram papel relevante no processo de denúncia e investigação contra o esquema de corrupção do governo Collor, bem como na divulgação das manifestações populares pelo impeachment.
C) O movimento nas ruas das cidades surgiu como resposta ao apelo de Fernando Collor à população brasileira para que esta vestisse verde e amarelo em sinal de apoio ao presidente; a população saiu às ruas vestida de preto.
D) Collor construiu uma imagem de homem empreendedor e moderno explorando a visibilidade na mídia, pretendeu imprimir uma imagem de probidade administrativa e sofreu o impeachment por crime de responsabilidade.

Questão 09 - CEDERJ 2022/2 - Em maio de 1992, o irmão do Presidente Fernando Collor de Mello, de nome Pedro Mello, denunciou que havia um esquema de corrupção, tráfico de influências, contas fantasmas, que envolviam o presidente e seus aliados políticos. A situação desembocou na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), promovida pelo Congresso Nacional. No embate político da época, Collor convocou a população a vestir as cores da bandeira nacional e seus opositores estimularam a população a vestir-se de preto e ir às ruas.
O movimento de milhares de jovens que foram às ruas no ano de 1992 pelo impeachment do Presidente Collor de Mello, ficou conhecido por: 
A) Vem pra Rua. 
B) Tenentismo. 
C) Caras Pintadas. 
D) Passe Livre. 
E) Diretas Já.

Questão 10 - UVA 2020/1 - Apesar de muitas expectativas em tomo do primeiro governo eleito democraticamente depois de 21 anos de ditadura, os anos de 1990 levaram às ruas do Brasil jovens que pediam o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo. O movimento ficou conhecido como: 
a) Diretas. 
b) Passe Livre. 
c) Caras Pintadas. 
d) Black Bloc.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - B
04 - D
05 - C
06 - D
07 - E
08 - A
09 - C
10 - C

Nenhum comentário: