PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a Revolução Verde - com gabarito

Questão 01 - UDESC 2017/1 - O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Esta Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como: 
A) Revolução Transgênica 
B) Revolução Verde 
C) Agricultura Biodinâmica 
D) Permacultura 
E) Agroecologia

Questão 02 - UFPR 2018Sobre a “revolução verde”, assinale a alternativa correta.
a) Foi um movimento impulsionado pelos partidos verdes da Europa na segunda metade do século XX. Apontava ao aprimoramento, via mecanização, da produção agrícola e ao uso generalizado de sementes geneticamente modificadas. Ambas as medidas buscavam acabar com a fome no mundo.
b) Foi um movimento impulsionado em meados dos anos 80 do século XX por alguns países agrícolas, como a Índia, o Brasil e a Rússia, entre os mais importantes. Apontava ao redirecionamento da produção interna de alimentos para os países industrializados, para, assim, melhorar a balança comercial e aumentar o produto interno bruto.
c) Foi uma iniciativa, impulsionada na década de 1960, por alguns países do sul global, entre eles México, Índia e Filipinas. Visava transformar o cultivo do arroz e do trigo, na base de sementes geneticamente modificadas, que tornavam as safras mais resistentes a catástrofes naturais e pragas.
d) Foi organizada pelos partidos verdes europeus e sua organização global, o Greenpeace. Iniciada no último terço do século XX, visava a transformação dos modos de produção agrícola em cultivos orgânicos que respeitassem o meio ambiente.
e) O maior impacto da revolução verde foi obtido na África, na década de 1960, onde, por haver uma população eminentemente agrária, combinaram-se técnicas industriais e tradições de cultivo, melhorando e diversificando a produção de maneira que os excedentes fossem exportados para o resto do mundo.

Questão 03 - UFT 2017.1 No século passado, a agricultura passou por profundas transformações. Uma das mais importantes diz respeito às inovações tecnológicas para a obtenção de maior produtividade, através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo.
É CORRETO afirmar que esse contexto foi denominado de
A) Revolução Verde.
B) Reforma Econômica.
C) Transição Demográfica.
D) Aparelhamento de Estado.
E) Empreendedorismo Urbano.

Questão 04 - IFS 2014.1 - A terra é um bem fundamental, que nos nutre e nos mantém vivos. A evolução do conhecimento possibilitou-nos dominar a agricultura e extrair os alimentos de que tanto necessitamos. Com relação a Revolução Verde, assinale o item correto.
a) Desenvolveram-se fertilizantes químicos, herbicidas, fungicidas e sementes selecionadas;
b) Desenvolvimento de animais e plantas resistentes a doenças;
c) A alteração do material genético pela inserção de genes provenientes de outras espécies;
d) Produção destinada ao abastecimento do mercado local;
e) Mesmo com o avanço tecnológico não houve aumento de produtividade

Questão 05 - FUVEST 2018 - As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos. Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.

As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:
A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.
B) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
C) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.
D) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.
E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.

Questão 06 - IFS 2018.1 - Subsequente - A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica. Trata-se de uma das formas principais de transformação do espaço geográfico. Considerando-se o atual estágio da agricultura mundial, é CORRETO afirmar que:
a) Os fertilizantes e agrotóxicos utilizados na agricultura são levados pela chuva para os córregos e rios, promovendo um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre. Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais saudáveis e ajudam a proteger o meio ambiente.
b) A chamada Revolução Verde promoveu grande aumento da produtividade em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou consequências ecológicas e sociais.
c) A pecuária em que o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem uma seleção do gado para o corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares, é denominada pecuária extensiva nômade.
d) Na agricultura intensiva, o aumento da produtividade é alcançado com a incorporação de novas terras ao processo produtivo e a utilização de muita mão de obra, pois não é utilizada nenhum tipo de tecnologia.

Questão 07 -  UFF 2001 - A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 60 e 70, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, o que contribuiu, decisivamente, para a geração de novos problemas e aprofundou velhas desigualdades. Assinale a opção que faz referência a efeitos da “Revolução Verde”.
A) coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores
B) distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis
C) expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos
D) reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos
E) estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno

Questão 08 - ENEM 2014 - O mundo rural, com a Revolução Verde e suas sementes híbridas, e seu mais recente desdobramento com a biotecnologia dos transgênicos e do plantio direto, está sofrendo mudanças ecológicas, sociais, culturais e, sobretudo, políticas. À medida que o componente técnico-científico passa a se tornar mais importante no processo produtivo, maior é o poder das indústrias de alta tecnologia, que passam a comandar os processos de normatização (candidamente chamados normas de qualidade).
PORTO-GONÇALVES, C. W. A Globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 

Com o argumento de aumentar a produção agrícola pela implementação de tecnologias avançadas e manipulação genética, a Revolução Verde implicou a
A) construção de monopólios técnico-produtivos associados aos protocolos de patentes.
B) proposta de transformação social combinada com mudanças no estatuto científico da produção agrícola.
C) estratégia de oferecer conhecimentos técnicos aos pequenos agricultores, pensando na segurança alimentar.
D) intervenção ambiental, com o objetivo de atenuar os grandes impactos ambientais oriundos da monocultura.
E) ação educacional, com intento de capacitar os trabalhadores rurais para atuarem com tecnologias de ponta.

Questão 09 - URI 2019 - A segunda metade do século XX foi marcada pela implantação de uma série de medidas que tinham por intuito aumentar a produtividade agrícola, sobretudo nos países subdesenvolvidos. No entanto, essas medidas conhecidas como Revolução Verde não foram tão positivas quanto se pensava inicialmente, por que:
A) O aumento da produtividade foi acompanhado do aumento da dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos.
B) A introdução de espécies vegetais transgênicos nas áreas agricultáveis aliada ao uso de adubação orgânica não possibilitou o aumento da produtividade.
C) Com a queda no preço dos insumos agrícolas e aumento dos subsídios estatais aos gêneros agrícolas, os governos deixaram de investir na agricultura familiar resultando no aumento das migrações campo-cidade.
D) O uso de sementes convencionais ainda se sobrepõe ao uso de sementes transgênicas estagnando a produção agrícola em países subdesenvolvidos e impedindo-os de concorrerem com a produção agrícola dos países desenvolvidos no comércio internacional.

Questão 10 - UECE 2007/1 - A chamada “revolução verde” na agricultura mundial implicou uma profunda modificação nas relações sociais e de produção nos cinco continentes, traduzindo-se num vasto movimento de ampliação de alguns elementos da segunda revolução agrícola, tais como a aplicação de sistemas de produção mais especializados e a implementação de métodos padronizados de cultura. Sobre as características da produção agrícola moderna, marque a opção verdadeira. 
A) Quanto mais desenvolvida a atividade agrícola na qual vêm sendo implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas. B) Novas técnicas de aperfeiçoamento na agricultura, a exemplo da seleção de sementes, da fertilização mineral e do controle estrito do uso dos recursos hídricos, são encontrados principalmente em regiões como o Meio-Oeste dos Estados Unidos, o norte do Canadá e o Sahel, na África. 
C) No Brasil, o melhor exemplo de sucesso comercial resultante da aplicação de novas técnicas na produção agrícola é a dinâmica da lavoura da soja. 
D) Com a “revolução verde”, países europeus como a Inglaterra, a França e a Alemanha sentiram rapidamente a abertura de novas fronteiras agrícolas, sobretudo com o desenvolvimento das lavouras de fruticultura, soja e café.

Questão 11 - MPE-GO 2022 - A partir do século XX, uma verdadeira explosão demográfica aumentou de forma expressiva o número de habitantes do planeta. O aumento populacional pressionou a produção de alimentos, que deveria dar conta dessa demanda crescente. Países da Europa e os Estados Unidos passaram, a partir da década de 1950, a investir na invenção de sementes adaptadas e na disseminação de novas práticas agrícolas para aumentar a produtividade da agropecuária. Esse conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas chama-se: 
a) Agricultura Familiar. 
b) Revolução Verde. 
c) Revolução Agrícola. 
d) Engenharia Genética.

GABARITO
01 - B
02 - C
03 - A
04 - A
05 - E
06 - B
07 - D
08 - A
09 - A
10 - C
11 - B