PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questão de História - USF 2018/2 - O período histórico que se estendeu desde a ascensão de Getúlio Vargas, em 1930

USF 2018/2 - O período histórico que se estendeu desde a ascensão de Getúlio Vargas, em 1930, que perpassou o governo de Eurico Gaspar Dutra e terminou com o suicídio de Vargas em 1954, vivenciou radicalizações ideológicas diversas. A conjuntura internacional, conjugada à política interna, motivou transformações que tiveram consequências adversas na política brasileira daquele período. 
Essa radicalização política 
a) ocorreu durante o Governo Constitucional de Vargas, período no qual rivalizavam duas agremiações: uma de caráter comunista e outra de caráter fascista. 
b) permaneceu ao longo do Estado Novo, confrontado queremistas e getulistas, de modo que os primeiros criticavam a permanência de Vargas no poder. 
c) conduziu, durante o Governo Provisório, a um conflito entre tenentes e setores religiosos, que debatiam sobre a manutenção ou a permanência do federalismo. 
d) favoreceu, no governo Dutra, a manutenção da ideologia comunista, e detrimento da capitalista. 
e) proporcionou, no segundo mandato de Vargas, atritos constantes entre as Ligas Camponesas, que forma favorecidas após a extinção do Partido Trabalhista Brasileiro

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: