PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Leia o texto. A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo

FUVEST 2021 - Leia o texto. “A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado [...] É o que aconteceu em Esparta [...]. Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? [...] As mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível”. (Aristóteles, A política. p. 79-80.) 

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga: 
a) obtiveram direitos à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-estado de Atenas durante o período Clássico. 
b) Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos. 
c) Adquiriram poderes políticos como cidadãs, apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno. 
d) Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da Democracia. 
e) Tornaram-se legisladoras e integrantes do Conselho dos mais velhos na cidade-estado de Tebas.

RESPOSTA:
Letra B.

O caráter militarista das instituições espartanas fazia com que os espartíatas (estamento aristocrático predominante), dos vinte aos sessenta anos, estivessem praticamente imersos nas atividades militares e eventualmente políticas. Tal peculiaridade fez com que as mulheres dessa camada social assumissem funções que, em outras formações sociais, seriam exercidas pelos homens.  

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...