PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Assim se realizam, no correr do século IV, a transformação do cristianismo de religião perseguida em religião do estado

FUVEST 2021 - “Assim se realizam, no correr do século IV, a transformação do cristianismo de religião perseguida em religião do estado e a transformação de um deus rejeitado em um Deus oficial. Os homens e as mulheres que vivem na Europa ocidental passam, em poucos decênios, do culto de uma multiplicidade de deuses a um Deus único”. 
LE GOFF, J. O Deus da Idade Média. Conversas com Jean-Luc Pouthier. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 19-20. 
a) Indique uma motivação que levou o Império Romano a adotar o cristianismo como religião oficial em seus domínios. 
b) Aponte dois exemplos da incorporação de elementos do paganismo às práticas devocionais cristãs na passagem da Antiguidade para a Idade Média. 
c) Indique duas características do cesaropapismo que se desenvolveu na cristandade oriental.


RESPOSTA:
a) Diante da crise do Império Romano, que se manifestava desde o século III d. C., diversos imperadores, a partir de Constantino, buscaram no cristianismo – em franca expansão, apesar das perseguições – um ponto de apoio que contribuísse para estabilizar o Estado Romano. Todavia, a crise do Império era estrutural, o que levaria à sua queda no século V. 
b) Identificação de comemorações pagãs com eventos significativos do cristianismo, como a escolha de 25 de dezembro (festa pagã de culto ao Sol) com o Natal; e valorização dos espaços dedicados ao culto, comum entre os romanos e pouco frequente nos primórdios do cristianismo. 
c) Subordinação da Igreja (representada pelo patriarca de Constantinopla) ao Estado (representado pelo imperador); e rejeição da autoridade do papa (bispo de Roma) como suprema autoridade da Igreja Cristã.  

Nenhum comentário: