PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI

FUVEST 2021 - A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque: 
a) incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa. 
b) contribui para o declínio do império asteca além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades até então despovoadas. 
c) acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global substituindo pelo capital industrial e financeiro. 
d) conectou o continente americano com as partes dos extremo oriente onde a prata também era explorada além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao caribe. 
e) aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.

RESPOSTA:
Letra A.

A enorme quantidade de metais preciosos – ouro e prata – que a exploração colonialista canalizou para a Europa, no séculos XVI e início do XVII, aumentou de tal forma a acumulação e circulação monetária no Velho Mundo que produziu a “Revolução dos Preços” (elevação de 400 por cento nos preços no período de cem anos) e serviu de base para as práticas metalistas do mercantilismo. Paralelamente, a extração de metais na América fortaleceu a exploração do trabalho compulsório indígena, sob a forma de escravização e, depois, pela instituição da mita. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...