PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Em 1945, 1954 e 1964, datas de movimentos vitoriosos contra o presidente do país

FUVEST 2021 - “Em 1945, 1954 e 1964, datas de movimentos vitoriosos contra o presidente do país, a pressão civil no sentido de intervenção militar no processo político cresceu e foi comunicada aos militares através de contatos pessoais, manifestos públicos e editoriais da imprensa. [...] Normal - mente, os pedidos de intervenção afirmavam que o presidente estava agindo de maneira ilegal e que, em face destas condições, a cláusula de ‘obediência dentro dos limites da lei’ os dispensava do dever de obedecer ao chefe do executivo”. 
Stepan, A. Os militares na política. Rio de Janeiro: 1975, p. 73. 
a) Identifique um partido político que atuou na oposição aos presidentes nos três momentos citados no texto. 
b) Indique duas diferenças entre as crises políticas enfrentadas pelo presidente Vargas em 1945 e 1954. 
c) Caracterize uma medida econômico-social que teria contribuído para as crises de 1954 e 1964.

RESPOSTA:
a) UDN - União Democrática Nacional. 

b) Em 1945 Crise: desgaste da ditadura do Estado Novo, de orientação fascista, em face da participação do Exército brasileiro junto aos Aliados na vitória contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial. Desfecho: a intervenção do Alto Comando das Forças Armadas na deposição do presidente Vargas. Em 1954 Crise: o presidente eleito democraticamente sofre forte oposição de diversos setores (UDN, transnacionais e segmentos das Forças Armadas) tendo como pano de fundo a Guerra Fria, em razão da orientação nacional-desenvolvimentista de Vargas (criação da Petrobrás, BNDE e o projeto da Lei de Remessa de Lucros Extraordinários). Desfecho: isolamento político do presidente, resultando em seu suicídio. 

c) Crise de 1954: política de reajustes no salário mínimo para atenuar os efeitos da inflação; Crise de 1964: proposta das Reformas de Base, com destaque para a reforma agrária e desapropriação de refinarias particulares. 

Nenhum comentário: