PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares

FUVEST 2020 - A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no século XX: a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia sob domínio soviético, em 26 de abril de 1986. Em razão de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lançou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da então União Soviética e regiões da Europa Ocidental.

Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na névoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas gerações cresciam com seus próprios traumas. Para os ucranianos, é conflito sempre presente com a Rússia. 
Disponível em https://exame.abril.com.br/mundo/. 
a) Aponte a causa dos impactos na saúde humana sugerida no cartaz. 
b) Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear. 
c) Qual a relação entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?

RESPOSTA:
a) O cartaz destacado na questão apresenta uma pessoa com trajes que a protegem da cabeça aos pés e usando um aparelho que supostamente é utilizado no processo de limpeza de determinado local. Associado com a palavra “Chernobyl”, pode-se relacionar essa preocupação com o vazamento de material radioativo, ocorrido a partir do acidente nuclear nessa localidade em meados da década de 1980. A exposição a altos índices de radioatividade causa impactos na saúde humana como o desenvolvimento de vários tipos de câncer (especialmente o de tireoide), leucemia, problemas de circulação e catarata. 

b) Um dos aspectos positivos do uso da energia nuclear é que as usinas que a geram não produzem gases do efeito estufa. Assim, não contribuem no processo de aquecimento global causado, sobretudo, pela queima de combustíveis fósseis e emissão de gases como o dióxido de carbono. Além disso, a geração de energia nuclear exige uma pequena área para a construção da usina. Outro fator positivo é a grande disponibilidade de matéria-prima em escala planetária e a não dependência de fatores naturais favoráveis (ventos e chuvas, por exemplo) para gerar energia. 

c) Durante a Guerra Fria (1945-1989) as disputas entre as superpotências, Estados Unidos e União Soviética, desembocaram numa corrida armamentista fundamentada na produção de artefatos bélicos nucleares. Esse processo beligerante favoreceu o desenvolvimento da tecnologia nuclear em vários segmentos, como o da energia elétrica e o de equipamentos medicinais, por exemplo.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...