PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2020 - Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa. EUA DERRUBAM DRONE IRANIANO NO ESTREITO DE ORMUZ

MACKENZIE 2020 - Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa. 
EUA DERRUBAM DRONE IRANIANO NO ESTREITO DE ORMUZ

Os Estados Unidos derrubaram [...] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.
[...] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.
[...] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica. As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.
Isto é. 18 jul. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/euaderrubam-drone-iranianono-estreito-de-ormuz/ Acesso em 19 ago. 2019.
A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições: 
I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo. 
II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.
III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos. 

É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.

RESPOSTA
Letra C.

O item III está incorreto porque o Irã e os Emirados Árabes Unidos não são parceiros na disputa pelo Estreito de Ormuz. Muito pelo contrário, são adversários no controle da região. Além disso, houve ataque a petroleiros na região e o preço do petróleo oscilou significativamente nos últimos 5 anos devido a instabilidade geopolítica na região.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...