PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - A ascensão dos regimes totalitários na Europa das primeiras décadas do século XX

FUVEST 2021 - A ascensão dos regimes totalitários na Europa das primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de ordem social heterogênea. Dentre esses grupos, destacam-se 
a) a tropa de proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo. 
b) os camisas negras, que organizavam ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores de Mussolini. 
c) a seção de assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados. 
d) as falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica. 
e) as milícias salazaristas que atuavam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.

RESPOSTA:
Letra B.

O fascismo italiano, criado por Mussolini, no pósPrimeira Guerra Mundial, foi o primeiro movimento de extrema direita do período, o qual serviu de modelo ideológico e organizacional para outros grupos que surgiram subsequentemente. Uma das características do fascismo foi a criação de milícias uniformizadas destinadas a atacar partidários de outras correntes políticas, principalmente de esquerda. O uso de uniformes (no caso camisas negras) entre os milicianos fascistas tornou-se prática recorrente na extrema direita do período, alcançando até o Brasil, com os “camisas verdes” integralistas.

Nenhum comentário: