PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2018 - Integrante da poderosa família dos Habsburgos, José II foi coroado imperador da Áustria em 1765

FUVEST 2018 -  



Integrante da poderosa família dos Habsburgos, José II foi coroado imperador da Áustria em 1765, um dos mais vigorosos centros da cultura europeia no século XVIII. 
a) A partir de elementos representados na pintura, aponte e explique duas características das sociedades europeias no período. 
b) Explique por que José II é considerado um déspota esclarecido.

RESPOSTA:
a) Na Europa Moderna (o que inclui o século XVIII, focalizado na ilustração), predominou a estrutura política, econômica e social conhecida como “Antigo Regime”, caracterizada, entre outros aspectos, pelo absolutismo monárquico; este é evidenciado na pintura pelo destaque dado à figura do imperador. Ainda a partir de elementos fornecidos pelo trabalho de van Meytens, é possível ressaltar a importância da nobreza e do clero – únicos estamentos presentes na cena – como grupos privilegiados e participantes do controle do Estado. Complementarmente, a ausência de representantes da burguesia e das classes populares no evento pode ser considerada indicativa da posição secundária desses grupos na hierarquia social da época.

b) Porque, embora mantivesse a estrutura política absolutista, empreendeu reformas progressistas sob influência da ideologia iluminista. Apesar da resistência encontrada, realizou mudanças expressivas nos territórios dominados pelos Habsburgos. As mais importantes foram a abolição da servidão, a obrigatoriedade do ensino fundamental, o acesso dos não católicos a atividades que até então lhes eram vedadas e a interferência na organização eclesiástica, suprimindo determinadas ordens monásticas e alterando o currículo dos seminários. Por essas e outras realizações, José II é considerado o mais esclarecido dos governantes do período.  

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...