PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2020 - Observe a imagem e leia o texto.

FUVEST 2020 - Observe a imagem e leia o texto.
Felipe Guamán Poma de Ayala, o autor da imagem, foi um cronista ameríndio de ascendência incaica que viveu no Peru entre 1534 e 1615. A imagem faz parte de sua Nueva Corónica y Buen Gobierno, finalizada no começo do século XVII e endereçada ao rei Felipe III, sendo acompanhada da seguinte legenda, traduzida do espanhol: “Pobre dos índios, de seis animais que comem e a que temem os pobres dos índios deste reino: serpente, corregedor; tigre, espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina; gato, escrivão; rato, cacique principal. Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino, e não há remédio, pobre Jesus Cristo”. 
a) Identifique a situação do Peru quando da elaboração da obra. 
b) Descreva as estruturas de poder político e econômico que são comentadas na imagem e no texto que a acompanha. 
c) Analise as tensões no mundo indígena sugeridas por texto e imagem.

RESPOSTA:
a) Colônia espanhola de exploração, submetida à espoliação mercantilista prevista pelas regras do Pacto Colonial.

b) As estruturas solicitadas estão compreendidas nas seguintes denominações: corregedor (encarregado da aplicação das normas judiciárias), comerciantes (controladores das atividades econômicas coloniais), encomenderos (proprietários rurais de origem espanhola), padres (responsáveis pela conversão e aculturação da população indígena), escrivães (burocratas coloniais) e caciques (líderes de comunidades nativas cooptados pelos espanhóis). 

c) O texto e a imagem sugerem que os ameríndios estavam sujeitos à opressão, aculturação e exploração praticadas pelos colonizadores espanhóis e seus cooptados, por meio de mecanismos administrativos, econômicos e culturais. 

Nenhum comentário: