FUVEST 2020 - A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990.
a) Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que
podem ser encontrados na região.
b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos
sociais passíveis de ocorrência na região.
c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais
decorrentes da exploração minerária.
RESPOSTA:
a) A região denominada RENCA possui diversos recursos minerais, como cobre, ouro, titânio, tântalo e o tungstênio, que possuem diversas aplicações econômicas. O cobre pode ser utilizado para a produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas como o latão e o bronze. O titânio se destaca pela utilização em setores como a indústria aeronáutica e aeroespacial, além de usado em mísseis e naves espaciais. O tântalo é muito utilizado na fabricação de instrumentos cirúrgicos, implantes e componentes eletrônicos. O tungstênio é utilizado em diversas aplicações eletroeletrônicas, como filamentos de lâmpadas e em aparelhos de raio-X. Já o ouro, além da aplicação em indústria eletrônica, também possui elevado valor de mercado.
b) Segundo a legenda do mapa, é possível a ocorrência de conflitos na região envolvendo os interesses de garimpeiros, mineradoras e comunidades que habitam a região, como os indígenas e povos tradicionais que vivem da exploração sustentável de produtos, como o açaí e a castanha-do-brasil. Outro possível conflito envolve questões ambientais, pois a região da RENCA possui diversas unidades de conservação, como estação ecológica, parque nacional e reserva biológica.
c) A atividade mineradora resulta em diversos impactos ambientais, tais como o desmatamento e a redução da biodiversidade, o aumento da erosão do solo e consequente assoreamento dos rios, a contaminação do solo e cursos d’água com elementos químicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário