PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em 1984

FUVEST 2020 - A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990.
a) Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que podem ser encontrados na região. 
b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passíveis de ocorrência na região. 
c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da exploração minerária.

RESPOSTA:
a) A região denominada RENCA possui diversos recursos minerais, como cobre, ouro, titânio, tântalo e o tungstênio, que possuem diversas aplicações econômicas. O cobre pode ser utilizado para a produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas como o latão e o bronze. O titânio se destaca pela utilização em setores como a indústria aeronáutica e aeroespacial, além de usado em mísseis e naves espaciais. O tântalo é muito utilizado na fabricação de instrumentos cirúrgicos, implantes e componentes eletrônicos. O tungstênio é utilizado em diversas aplicações eletroeletrônicas, como filamentos de lâmpadas e em aparelhos de raio-X. Já o ouro, além da aplicação em indústria eletrônica, também possui elevado valor de mercado. 

b) Segundo a legenda do mapa, é possível a ocorrência de conflitos na região envolvendo os interesses de garimpeiros, mineradoras e comunidades que habitam a região, como os indígenas e povos tradicionais que vivem da exploração sustentável de produtos, como o açaí e a castanha-do-brasil. Outro possível conflito envolve questões ambientais, pois a região da RENCA possui diversas unidades de conservação, como estação ecológica, parque nacional e reserva biológica. 

c) A atividade mineradora resulta em diversos impactos ambientais, tais como o desmatamento e a redução da biodiversidade, o aumento da erosão do solo e consequente assoreamento dos rios, a contaminação do solo e cursos d’água com elementos químicos.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...