PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta-feira (21/03/2019)

FUVEST 2020 - O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta-feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações. Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado. 

Essa notícia refere-se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função 
a) da grande presença de populações não nativas, que não têm tradição em lidar com eventos dessa natureza. 
b) do relevo de planalto que caracteriza Moçambique, Zimbábue e Malaui, em especial na zona costeira. c) da presença de rede hidrográfica e florestas que contribuem para a formação de ciclones dessa natureza e magnitude. 
d) da presença de águas superficiais do oceano Índico, com temperaturas mais reduzidas que o habitual, em especial no Canal de Moçambique. 
e) das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.

RESPOSTA:
Letra E.

O número de vítimas de um fenômeno natural impactante como um ciclone (tufão ou furacão, a denominação depende de sua área de ocorrência) está diretamente relacionado à sua intensidade, mas não somente a isso. São importantes também outros fatores, entre eles a densidade demográfica da região atingida, o nível de desenvolvimento da infraestru - tura, e a capacidade do poder público de organizar o espaço a fim de mitigar ou minorar o impacto dessas manifestações da natureza.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...