PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2020 - As rochas são os materiais fundamentais na formação da litosfera.

MACKENZIE 2020 - As rochas são os materiais fundamentais na formação da litosfera. Elas são levantadas, comprimidas e deformadas por grandes forças tectônicas originárias do manto inferior e da astenosfera. Na superfície, as rochas são desgastadas por intemperismo e erodidas para ser depositadas como sedimento em outros lugares. [...] Geólogos distinguem três categorias principais de rochas com base no modo de formação: ígneas, sedimentares e metamórficas. 
PETERSEN, SACK e GABLER. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p.243-249. 

Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos sobre as rochas, analise as afirmações a seguir. 
I. Quando o material rochoso fundido se resfria e se solidifica, torna-se uma rocha ígnea. A rocha derretida que está abaixo da superfície da Terra é chamada magma, e o material de rocha derretida na superfície é conhecido especificamente como lava. 
II. As rochas sedimentares são derivadas de sedimentos acumulados, ou seja, materiais minerais não consolidados que foram erodidos, transportados e depositados. Existem três categorias principais de rochas sedimentares: clásticas, orgânicas e químicas. 
III. O enorme calor e a pressão nas profundezas da crosta da Terra podem transformar (metamorfosear) uma rocha existente em um novo tipo de rocha completamente diferente do original, recristalizando os minerais, sem que haja o uso de mais matéria rochosa derretida. 
É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) III, apenas.

RESPOSTA
Letra E.

As rochas podem ser classificadas em três tipos: as rochas magmáticas que resultam da solidificação do magma, podendo ser plutônica (intrusiva) ou vulcânica (extrusiva); as rochas sedimentares que resultam de depósitos de fragmentos e as rochas metamórficas que resultam de processos de transformação. Os três tipos estão respectivamente e corretamente definidas em I, II e III.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...