PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016

FUVEST 2020 - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5°C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.
Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações: 
I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações. 
II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal. 
III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical. É correto apenas o que se afirma em 
a) I. b) II. 
c) I e II. 
d) I e III. 
e) II e III.

RESPOSTA:
Letra C.

Os elevados totais de precipitação e a queda térmica referidos no texto estão associados ao avanço de um forte sistema frontal caracterizado pelo avanço da massa polar fria sobre o ar quente da zona tropical. Com o avanço do sistema, o ar quente é deslocado para níveis mais altos da atmosfera em razão da maior densidade do ar frio. A rápida ascensão do ar quente proporciona as condições necessárias para a forte condensação da umidade e a ocorrência de tempestades, eventos não comuns à estação do inverno térmico, mas que no mês de junho de 2016 atingiram o total de 200 mm de precipitação.

Nenhum comentário: