PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de História - FUVEST 2021 - Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático

FUVEST 2021 - “Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o ‘Corta Jaca’ é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.” (Rui Barbosa, Senado, 8/11/1914.) 
A partir do texto, identifique a alternativa correta. 

a) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia. 
b) o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares. 
c) a eclosão da 1.ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente. 
d) o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares. 
e) a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.

RESPOSTA:
Letra A.

Corta-Jaca era o título de um maxixe (ritmo popular da época) composto pela musicista Chiquinha Gonzaga e, no caso em referência, foi executado por Nair de Teffé, esposa do presidente da República, marechal Hermes da Fonseca. Embora a crítica de Rui Barbosa não cite nomes, seria possível considerá-la um ataque à postura feminista daquelas duas mulheres. A formulação da alternativa A restringe a fala de Rui à valorização da cultura elitista de origem europeia, desprezando as manifestações culturais de cunho popular.

Nenhum comentário: