PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - MACKENZIE 2019/2 - Leia o trecho de reportagem e observe o mapa. Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão

MACKENZIE 2019/2 - Leia o trecho de reportagem e observe o mapa. 
Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão disputam região que vive nova escalada de tensão


O Paquistão anunciou [...] que derrubou dois caças e capturou um piloto da Força Aérea indiana em meio à escalada da tensão [...] na região da Caxemira. 
O ataque aconteceu um dia depois de a Índia ter lançado um bombardeio aéreo contra um campo de treinamento de militantes paquistaneses - uma retaliação ao atentado que matou mais de 40 soldados indianos há menos de duas semanas.

A respeito do conflito na região da Caxemira, analise as afirmativas a seguir. 
I. Esse conflito preocupa a comunidade internacional, pois Índia e Paquistão são possuidores de tecnologia nuclear para fins bélicos. 
II. Um dos fatores que contribuem para esse conflito é a questão hídrica. A Caxemira concentra nascentes de grande importância para os países mencionados na reportagem. 
III. A boa convivência entre os hindus da “Caxemira Indiana” e os muçulmanos da “Caxemira Paquistanesa” demonstra que esse conflito tem caráter puramente econômico.
IV. O governo indiano cedeu o território de Aksai Chin à China em 1962, em retribuição ao apoio militar na guerra contra o Paquistão, ocorrida um ano antes. 
É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e IV, apenas 
e) I, III e IV, apenas.

RESPOSTA
Letra B.

A alternativa III é falsa porque a Caxemira Indiana tem predomínio de muçulmanos, sendo uma região separatista apoiada pelos muçulmanos do Paquistão.

Nenhum comentário: