PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Questão de Geografia - FUVEST 2020 - Introduzido nos anos 1990, o fator previdenciário vinculou o acesso à aposentadoria ao envelhecimento da população

Introduzido nos anos 1990, o fator previdenciário vinculou o acesso à aposentadoria ao envelhecimento da população, visando à sustentabilidade financeira da previdência. Assim, cada aumento da expectativa de vida implica em aumento do tempo necessário de contribuição para manutenção do mesmo valor do benefício. (...) Ao desconsiderar as diferenças raciais em relação à expectativa de vida, o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil. Tal evidência não pode ser ignorada pelas políticas públicas, sob o risco de ficar cada vez mais distante a meta de alcançar um país mais justo. 
Disponível em: http://dssbr.org/site/2012/01/fator-previdenciario-fator-de-discrimin acao-racial/.

a) Numa pirâmide etária, que aspecto visual (em relação à sua forma) permite estimar a proporção da população idosa em relação ao total da população? 
b) Cite e explique dois fatores de natureza socioeconômica que contribuem para a diferenciação entre as pirâmides etárias. 
c) Usando dados da comparação entre as pirâmides etárias, explique por que o texto afirma que “o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil”.

RESPOSTA:
a) A pirâmide etária é um gráfico que demonstra a proporção da população de um país segundo o gênero e as diferentes faixas etárias. Em geral, é possível determinar a proporção de jovens, adultos e idosos de um país a partir da observação da forma de uma pirâmide etária, em que a base da pirâmide representa a população jovem, a faixa intermediária representa os adultos, e o topo representa os idosos. Portanto, para estimar a proporção da população idosa de um país, é necessário observar a largura do topo da pirâmide em relação à sua base e à sua faixa intermediária. 

b) Dentre os fatores socioeconômicos que contribuem para a diferenciação entre as pirâmides etárias, pode-se citar o acesso à educação e aos serviços básicos de saúde. Em geral, países que oferecem bons serviços e infraestruturas relacionadas à educação e à saúde tendem a alterar suas taxas de crescimento vegetativo, pois a natalidade tende a diminuir, enquanto a expectativa de vida tende a aumentar, o que resulta no envelhecimento da população. 

c) O fator previdenciário, ao alterar o tempo de contribuição de acordo com o aumento da expectativa de vida, é um fator de discriminação racial no Brasil, pois a expectativa de vida da população preta ou parda é menor do que a expectativa de vida da população branca. Com isso, apesar do tempo de contribuição ser o mesmo para todos, o tempo em que cada grupo poderá gozar de sua aposentadoria é diferente.

Nenhum comentário: